Sem nenhuma dúvida, um dos principais empecilhos que podemos encontrar no trabalho é ter um relacionamento “mais ou menos” com o seu chefe. Quando isso acontece com a gente, é muito fácil começar a perder o sono e acordar cansado, desanimado, já tentando descobrir qual será a briga do dia.

Isso é um grande problema, com uma origem as vezes até bem simples. Pense bem: quando não temos um bom relacionamento com algumas pessoas, temos preguiça de lidar com elas e acabamos as evitando. O problema é que não é possível fazer isso com o seu próprio chefe. Assim, é necessário tentar sempre manter o melhor relacionamento possível – com a sua equipe, e principalmente com seu gerente – para que o seu trabalho consiga fluir.

Para isso, criamos esse post. Vamos abordar algumas maneiras de fazer com que seu chefe não tenha o que falar de você (a não ser elogios, claro). Leia com atenção e tente seguir nossos conselhos, pois garantirão que você se sinta melhor no seu próprio ambiente de trabalho ao não dar motivos para que seu chefe reclame de qualquer coisa.

1. Finalize seu trabalho

Por mais óbvio que pareça, a maior causa de reclamações dos chefes é trabalho não feito ou incompleto, e com razão, né? Afinal, se você é contratado(a) para fazer uma atividade X e não a faz, é normal ouvir reclamações ou até mesmo ser desligado da empresa após algumas reclamações. Você não quer isso, não é mesmo?

Portanto, vamos começar do básico: faça seu trabalho de ponta a ponta, sem deixar nada para depois. Faça-o bem feito e você não dará motivos para ninguém falar que você não faz o que é pago para fazer.

2. Responda sempre

Quando você deixa um recado para alguém, pedindo para que a pessoa retorne para você e não o faz, como você se sente? Bem, feliz não fica, e é assim mesmo que o seu chefe vai se sentir se ele mandar um comunicado ou solicitação, e não obtiver nenhum retorno da sua parte.

Recebeu um recado? Responda no mínimo informando que recebeu o recado e está ciente do que foi dito.

Recebeu uma solicitação? Responda informando que você estará dando procedência à execução da solicitação o mais rápido possível.

Recebeu um comunicado? Por mais impessoal e/ou genérico que seja o recado, respondê-lo demonstra interesse, demonstra que você está realmente ciente do que está acontecendo e que se preocupa com o que foi informado.

Não dê mole, responda sempre.

3. Faça perguntas para evitar entendimentos errôneos

As vezes, perguntar algo para seu superior pode parecer desnecessário ou até mesmo perturbador. Entretanto, para evitar erros, perguntar é sempre a melhor opção. Se você tem alguma dúvida que pode comprometer o seu trabalho ou, pior, fazer com que parte dele seja prejudicado ou descartado, a melhor maneira de evitar problemas é conversar com seu chefe e  fazer todas as perguntas que forem necessárias, até que você entenda perfeitamente aquilo foi solicitado.

4. Passe sempre informações sobre seu trabalho

Durante toda a minha carreira, já tive todo o tipo de chefe. Desde aquele parceiro, que luta pela equipe, até aquele que parece um trator e sai passando por cima de tudo e de todos. Para os casos mais complexos, descobri uma estratégia que sempre funcionou muito bem: fazer com que meus superiores sempre saibam o que eu estou fazendo no momento, atualizando-os constantemente conforme a evolução das minhas atividades.

Veja bem, o trabalho de um gerente é, pasme, gerenciar. Para que ele possa fazer isso, ele precisa saber o que cada funcionário dele está fazendo, de forma a conseguir distribuir as atividades eficientemente para a sua equipe. Se você criar o hábito de sempre informá-lo sobre o seu trabalho, você vai deixar ele em paz quanto ao que você está fazendo e vai facilitar o trabalho dele. Ou seja, fazendo isso, ele sempre saberá o que você está fazendo e não precisará ficar no seu pescoço dia e noite te fazendo mil cobranças.

5. Respeite prazos

Não tem nada mais chato do que precisar que alguém faça uma coisa, você delegar, dar um prazo e a pessoa não te entregar. Ainda mais se o seu trabalho depende do trabalho dessas pessoas, como no caso de um chefe, cujo parte do trabalho é entregar para seu superior (e/ou demandante) o resultado das atividades realizadas pela sua equipe.

Assim, respeitar os prazos que são estabelecidos para as atividades passadas à você é primordial, e vai evitar muitas dores de cabeça com seus superiores.

ATENÇÃO: Caso o prazo estabelecido não seja factível, informe ao solicitante na hora que lhe é demandado. Caso contrário, ficará parecendo que o prazo estipulado é realizável e quando você não entregar a tempo, a culpa irá recair toda sobre você.

6. Assuma os erros

“Errar é humano”, diz o ditado. De fato é, mas é extremamente importante saber assumir a culpa por um erro que você cometeu. Infelizmente a maioria das pessoas não assume os erros que cometeram, e isso com certeza faz com que a desconfiança do seu chefe aumente – e a perseguição, ainda mais.

Assim, assuma sempre os erros que você cometeu, conte ao seu chefe o que aconteceu, o que isso pode ocasionar de ruim e de preferência já apresente para ele a solução para o problema. Muitas vezes, o medo de contar um erro é grande pelo medo de ser mandado embora, mas escondê-lo pode trazer consequências bem piores.

7. Cuidado com as fofocas

Fofocas acontecem no ambiente de trabalho, e infelizmente isso é inevitável. Sempre tem alguma coisa acontecendo que acaba contagiando as conversas pelos corredores, e quando menos se espera, a notícia já está correndo por toda a empresa. Para não dar motivos para o seu chefe reclamar de qualquer coisa com você, evite ao máximo fazer isso no trabalho, principalmente quando as intrigas envolverem nomes de pessoas que trabalham ou trabalharam com vocês.

8. Evite pausas desnecessárias

É claro que ninguém aguenta passar oito horas trabalhando direto sem ir ao banheiro algumas vezes ao dia, sem tomar um pouco de água, aquele cafezinho ou fazer uma breve pausa para descansar a cabeça. Contudo, fazer isso descontroladamente deixará o seu chefe irritado, principalmente se você estiver atrasado com as suas tarefas. Tome cuidado com o tempo desperdiçado, pois tenha certeza que o seu chefe irá cobrar você disso quando que você menos esperar.

9. Evite comparações

Comparações são na maioria das vezes desnecessárias e irritantes. Isso com certeza é uma atitude que dá motivo ao seu chefe para reclamar com você e com o seu trabalho. Afinal, se você tem tempo de ficar comparando seu trabalho com o de outra pessoa, ou choramingando porque seu salário é menor do que o do seu colega, você também abre margem para que o seu chefe te compare com outras pessoas, o que não é nada legal.

Assim, procure sempre conversar com as pessoas de forma tranquila, sem comparações.

10. Seja sincero

E, por fim, mas não menos importante: seja sempre sincero com o seu gerente. Se algo não está indo como o planejado, explique para ele o que tem de errado e, com certeza, juntos, vocês chegarão de forma mais fácil a alguma conclusão.

2 Responses

  1. Gabriel

    Evite usar a Internet como forma de entretenimento. Horário de trabalho é para trabalhar, em casa você olha seu Face e lê as notícias do dia.


    Co-fundador do elaele
    http://www.elaele.com.br

  2. jadilson

    Ótimo, estava precisando de uns toques relacionados ao trabalho. Fico grato e parabéns pelas dicas.