Você acorda todos os dias às 6h30min, toma um banho correndo e vai pro trabalho. Deixa para tomar café da manhã lá mesmo ou nem toma, para não perder tempo. Depois de 4 horas na frente de um computador, você resolve almoçar um cachorro quente porque é mais prático e barato. Para controlar o sono, toma um café por 15min e já volta pro PC. E assim você vai nessa correria até o fim do expediente, dia após dia. Isso sem falar nos finais de semana. Você se identificou com esta história?

Você não é o único. Zilhões de pessoas acabam priorizando o trabalho em detrimento de outras coisas. Talvez seu tempo seja exíguo mesmo, mas há coisas que são essenciais até para você continuar trabalhando.

Estou lendo o livro “O Sucesso é mais simples do que você pensa”, de Ernie J. Zelinski, e aprendi a ver o trabalho sobre outra perspectiva. Por isso, desenvolvi esse texto com 5 dicas para você trabalhar bem e ainda assim viver de uma forma mais saudável para o corpo e para a mente.

1. Será que você não tem tempo mesmo?

Se houvesse um prêmio de “expressão mais usada no milênio”, seria esta: “não tenho tempo”. Na verdade, essa expressão foi totalmente banalizada, de forma que se tornou desculpa para as pessoas não fazerem alguma coisa. Geralmente você tem tempo sim, mas está sendo mal aproveitado. E as pessoas só notam isso quando encontram alguém que possui a rotina mais apertada do que a delas.

Dica: procure se organizar melhor. Veja no que você perde tempo em excesso no seu dia e tem pouco retorno. Procrastinar não é um crime – desde que você se organize e cumpra suas atividades nos prazos estabelecidos. Lembre-se: você trabalha para poder viver bem.

2. Sua saúde não volta atrás.

Pode ser a falta de tempo, falta de dinheiro e até falta de paciência em sair do trabalho, mas todo mundo acaba comendo algumas porcarias no almoço quando trabalha fora. Além disso, é bom saber que o computador não é a peça mais ergonômica do mundo. Sem saúde, ninguém trabalha, ninguém vive, ninguém faz nada. A saúde vem SEMPRE em primeiro lugar. De que adianta enriquecer até os 35 anos se você não puder correr, se divertir ou fazer nada?

Dica: se não quer gastar com alimentação, leve comida de casa, que além de barata também é bem mais gostosa. Quando estiver na frente do computador por mais de uma hora, levante, alongue os braços, tome um café. São 15 minutos que você vai perder em tempo e ganhar em produtividade. Durante a semana, tire uns 20 minutos a cada três dias para das uma caminhada ou fazer algum outro exercício aeróbico. Sua vida agradece muito.

3. Tempo de trabalho e sucesso são coisas diferentes.

Não é trabalhando mais que você vai subir na vida e enriquecer. Basta você trabalhar sempre com efetividade. No momento em que você trabalha mais do que o seu próprio corpo pode agüentar, você pode comprometer a qualidade das suas atividades. Tentar levar o mundo nas costas não vai lhe ajudar a crescer. A melhor forma de crescer na vida é ter êxito em todas as tarefas que você faz.

Dica: estabeleça prazos. Tendo um cronograma organizado, você consegue ver quanto tempo você tem para pensar estrategicamente e desenvolver cada tarefa que lhe é encaminhada.

4. Corpo em casa, cabeça no trabalho.

Não adianta você passar o fim de semana em casa vendo TV se você fica pensando que tem que fazer isso ou aquilo. Ou pior: chegar à noite e abrir os e-mails do trabalho para ver se tem algo novo. E não vou nem falar dos que trabalham no domingão em casa. Se você sair do trabalho e fica com a cabeça lá, fica cansando mentalmente ao saber que tem várias coisas para fazer.

Dica: desligue-se do trabalho. Se for algo urgente que não possa esperar, com certeza vão lhe ligar no celular ao invés de só mandar um e-mail. O relax nos revigora e tranqüiliza. Aproveite os momentos livres para ter lazer e ficar com quem você gosta. Você vai ver que a segunda-feira vai parecer bem menos pesada.

5. Seu trabalho é um peso?

Se alguém fala de trabalho e você já faz cara feia, algo está errado. Uma coisa é a sua rotina ser corrida, puxada e até estressante. Outra coisa é você não gostar do seu trabalho. Não adianta você desempenhar uma atividade todos os dias e declarar guerra a ela.

Dica: faça o que você gosta. Nunca é tarde para tentar recomeçar e fazer algo que lhe dá mais prazer. Se seu trabalho “perdeu o encanto”, tente ver a razão disso. Roberto Marinho tinha 61 anos quando fundou a Rede Globo e ninguém disse que era tarde de mais para ele arriscar em fazer algo diferente.

Cuide mais de você. Trabalho é bom a partir o momento em que ele te deixa viver.

3 Responses