Poucos sabem, mas a ausência de textos mais constantes no blog se deve ao fato de eu estar no processo inicial de abertura de uma empresa. Conforme eu for passando pelas etapas necessárias, vou escrevendo uma série de textos explicando o que eu aprendi e como toquei a fase do processo. Hoje eu vou falar quais foram as primeiras coisas que eu fiz depois que decidi abrir uma empresa.

Qual é o meu objetivo?

duvida-01 Você sabe o que é um negócio?
Você já parou para pensar porquê você quer entrar no mundo dos negócios? Essa são perguntas que todos devem se fazer para ver se o negócio que você vai abrir realmente vai atender às suas expectativas. Se não atender, você pode abandonar o barco no meio do caminho ou simplesmente deixá-lo afundar por falta de motivação.

No meu caso, eu quero abrir um negócio que:

  1. Seja o primeiro passo para um segundo negócio
  2. Que me faça trabalhar menos do que eu já trabalho como assalariado
  3. Que me dê mais dinheiro do que eu ganho como assalariado

Objetivos definidos: o negócio que tenho em mente não atende às minhas expectativas

Se você chegar à conclusão de que o que você tinha em mente realmente não atende, não se desespere pois no mercado existem inúmeras oportunidades para todos os gostos. Comece a pensar em alternativas imaginando possíveis produtos e/ou serviços que poderiam ser oferecidos e que, de uma forma geral, estejam dentro do que você definiu que quer para si mesmo.

“Não consigo pensar em outra coisa. O que eu faço?”

Se você não consegue ter uma idéia de um outro negócio que você gostaria de tocar, saiba que existem muitas idéias que já deram certo e que estão apenas esperando para serem usadas: as franquias.

As franquias são sistemas negociais já prontos onde você precisa “apenas” ter o capital necessário para investir na abertura de uma. As maiores vantagens, na minha opinião, são:

  • Não há necessidade de construção de um nome pois o marketing da marca já foi feito e já atingiu a população.
  • Não há necessidade de se preocupar com processos e com logística pois ao comprar a franquia você ganha acesso à documentos que falam como tudo deve ser feito.
  • Normalmente os processos das franquias indicam uma forma de administração que permita que o dono não tenha que trabalhar sempre na franquia. Ou seja, muitos os donos de franquias tem um pouco mais de tempo livre do que pessoas que montaram seu primeiro negócio do zero.

O negócio que eu tenho em mente atende às minhas expectativas. E agora?

Agora o objetivo do artigo foi atingido: você decidiu qual negócio abrir. No próximo artigo iremos falar sobre os próximos passos que você pode tomar para começar a botar em prática o plano de abrir o seu próprio negócio.

Você tem algum comentário, crítica ou sugestão? Entre no fórum e deixe-nos uma mensagem comentando sobre o artigo!

48 Responses

  1. Leandro Henrique Batista

    Prezado Bernardo,

    Tenho muito interesse em abrir meu proprio negocio. Porém não acho muito facil conciliar os objetivos 2 e 3. Na verdade, acho praticamente impossivel.

    Vou continuar acompanhando a sua solução como forma de inspiração!

    Sucesso em seu negocio!

    Leandro Batista

    • Bernardo Pina

      Não é impossível, Leandro. Existem várias formas de se conseguir isso pois já vi muita gente conseguir. O problema que nos ronda é justamente a falta de conhecimento e a forma com que enxergamos as oportunidades que nos são apresentadas.

      Tente manter a sua mente aberta e não diga que algo é impossível, pois assim você estará vetando na sua mente todas as possibilidades de tornar real o que você quer. Ao invés de dizer que algo é “praticamente impossível”, comece a se perguntar “como é possível?”. Se existem pessoas que conseguiram, existe alguma forma de se conseguir, certo? =)

  2. ana lidia

    gostaria de abrir meu proprio negocio mas nem sei por onde começar,fico analisando o mercado de trabalho pra iniciar,mas tenho medo de fazer um investimento e acabar nao sendo lucrativo,se puder me ajudar eu agradeço…desde ja obrigada pela atenção

    • Bernardo Pina

      Ana, é como eu disse no artigo: o primeiro passo é saber aonde você quer investir. Procure saber que tipo de empresa você quer criar e o que quer vender… Veja algumas perguntas que podem lhe ajudar:

      – Quer vender produtos ou serviços?
      – Quer começar uma empresa do zero ou uma franquia de uma empresa já estabelecida?
      – Quanto você tem para investir? É compatível com o tipo de empresa que você pensa em abrir?
      – Se você não tem dinheiro suficiente, você conseguiria crédito em algum local?

  3. Luiza

    Parabéns pelo post! Tenho interesse em abrir meu negócio e é legal ver as experiências/dicas de pessoas num estágio a frente.

  4. nayara

    Oi Bernardo meu nome é Nayara tenho 19 anos e quero abrir meu proprio negócio,
    já sei o que quero só não sei por onde começar,quero muito abrir uma cafeteria com livraria um lugar bem aconchegante onde as pessoas possam se deliciar lendo um bom livro.Se poder me de umas dicas de como e por onde começar.

    • Bernardo Pina

      Esse é um assunto que vou tratar em um dos próximos artigos da série, mas posso adiantar algumas dicas para você…

      1) Busque um local que tenha movimento e ao mesmo tempo seja agradável de ficar batendo papo, lendo e tomando café com os amigos.

      2) Busque empresas que vendam livros em atacado com um valor melhor. Brechós podem ser uma boa opção devido ao baixo custo.

      3) Procure um contador para saber quanto custa e o que precisa para você abrir sua empresa e ter o seu CNPJ.

      4) Frequente outras cafeterias da cidade para ver os horários mais movimentados, o que mais agrada aos clientes dos concorrentes, etc.

      Espero ter ajudado. Temos um lugar específico para que todos os nossos leitores tirem suas dúvidas. Se você tiver mais alguma dúvida, não deixe de entrar no nosso fórum e postá-la lá!

      Abraço!

  5. lais

    quero abri uma loja de bijuteria por que sei que da dinhiro

  6. erica

    oi bernado,quero abrir meu proprio negocio mais nem sei por onde comessa, talvez na aria de commida

  7. mauricio

    ola queria abri um negocio em santa rosa ou em tres de maio ( rio grande do sul) queria uma ideia do que abrir, queria abri algo novo aqui na regiao, algo que nao tivesse, e que eu fosse o unico acredito que vc e de sao paulo derepente algo que vcs tem ai de novidade que eu pudesse abrir aqui na minha regiao aguado um retorno e se quizer addc o meu email no seu msn pode ficar avontade queria que esse investimnto fosse de uns 50 mil

    agradeço pela atençao

  8. lucilene

    gostaria de abrir meu proprio negocio mas estou com duvidas porque o local disponível que tenho e em bairro nobre sem muito movimento,tenho medo de não dar certo, pois quero abrir uma sorveteria . ou uma lojinha de confecções.

    • Bernardo Pina

      É muito importante escolher bem o local aonde você irá abrir o seu negócio. Normalmente é um dos fatores decisivos para o sucesso ou fracasso do seu empreendimento. Se o local que você está pensando em abrir a sorveteria não tem movimento, então é importante que você escolha outro local.

  9. giselia

    gostaria de abrir uma loja do boticario em minha cidade,mas a franquia e um valor muito alto,vc acha que o retorno e rapido?por tratar de uma cidade do interior,mas ou menos 13.000 hab?

    • Bernardo Pina

      O retorno depende muito da localização e da propensão das pessoas da cidade a comprar os produtos dessa franquia. Em cidades grandes, o retorno é certo, desde que a loja esteja bem localizada.

  10. Roberto Borges

    Sempre tive em mente abrir um comercio que atenda todas faixas etarias, então vou começar do “zero”, pois o que quero abrir ja existe e concidero muito agradavel de ter, é uma loja que vende doces caseiros, vinhos, cachaça, e artigos artesanais; pois sei que nesse negocio posso abrangir minha criatividade com os clientes. mas a pergunta é bem simples. o melhor é instalar uma loja no centro de um bairro ou proximo ao centro porem onde há maior ciculaçào de pessoas? grato !!

    • Bernardo Pina

      O importante é escolher o local que haja maior circulação do público-alvo da sua loja. Por exemplo, se você quer abrir uma loja de artigos hospitalares, não adianta colocar essa loja no centro da cidade, em um dos locais mais movimentados, se o seus clientes se concentram em sua maior parte, por exemplo, em um setor hospitalar da sua cidade.

  11. gabrielle

    eu ja tenho o lugar e tudo mas nao sei oq vender a mais do que ja vendo presizo de novidades

    • bruno staackcs

      ola grabrielle então como se da para perceber vc já deu um grande passo, mas vc quer inovar serto se vc quer algo que nuca teve faça algo que nunca fez ai vc me pergunta como asim?
      r:procure algo diferente de tudo, algo que pessoas ao seu redor jamais fizeram, as vezes vc já sabe oq é mais ta com medo de não dar certo vai imfrente quém tem medo de arrar jamis ira acertar tabom.

  12. Priscila

    Quero abrir uma loja de roupas, fazer minha marca, só tem um mero detalhe e principal, falta de capital, como posso conseguir isso??? Empréstimo é uma solução???

    • Bernardo Pina

      É possível sim fazer financiamentos para se abrir o próprio negócio, porém é muito importante ter um plano de negócios antes de contrair a dívida.

      Com o plano de negócios você define o que e como será o seu negócio, de forma a encontrar os produtos ideais, bem como a localização ideal para se abrir a loja.

  13. Priscila

    Bernardo obrigada pela resposta, me dá mais certeza de que é isso que quero, mas só mais uma pergunta.
    Como posso conseguir esse financiamento, pois estou desempregada.

    • Bernardo Pina

      É possível conseguir financiamentos em bancos e financeiras dando bens pessoais como garantia de pagamento, geralmente bens imóveis.

  14. Jessica Fernanda

    Olá Bernardo!

    Tenho 19 anos e gostaria de abrir um negócio..O problemas está no que abrir ?! =(
    Não tenho tanto cash para investir em franquias ..por isso penso em um negocio proprio mesmo..Mas o que desanima é a falta de idéias …no meu caso teria que que vender produtos pois não tenho habilidades para trabalhar com serviços especializados …será que vc tem alguma dica ?

    Muitissimo Obrigada!

    • Bernardo Pina

      A dica que eu lhe dou é para observar lojas/produtos que tenham uma boa saída, mas que o mercado local ainda não esteja saturado.

      Por exemplo, aqui em Brasília pizzarias dão muito dinheiro, mas para qualquer lugar que você vá, já existe uma pizzaria. A concorrência é MUITO grande. Em compensação, não existem muitas restaurantes especializadas em sanduíches e os que existem estão sempre cheios. Vê a oportunidade?

      • Jéssica Fernanda

        Bernardo , Obrigado pela Dica!

        Quando meus negócios sairem do papel e derem certo(conserteza vai dar)!!! eu deixo meu comentário aqui!

        valeu!!!

        OBS : (vc é muito fofo) =) uiuiihhii…rs

  15. Paula

    Olá Bernardo!Bem,sou gerente de vendas de uma loja de veiculos na minha cidade e como todo trabalhador o meu sonho é abrir o meu proprio negocio, tenho muita facilidade em lidar com pessoas e apesar de trabalhar com vendas penso em trabalhar com algo diferente:” a venda da aparencia”.Penso em fazer alguns cursos e abrir um salao de beleza, mas o problema é que na minha cidade tem um em cada esquina. Voce acha que seria uma boa opcao caso eu tivesse um bom capital para investir?

    • Bernardo Pina

      Nada é impossível, mas se você tem uma grande concorrência, você terá que queimar neurônios para oferecer aos seus clientes produtos e serviços que sejam totalmente diferenciados se comparados aos que os concorrentes vendem. Além dos produtos/serviços diferenciados, o preço precisa ser também levado em conta. Não adianta ter algo inovador na sua loja se os preços estão muito mais caros do que a concorrência.

  16. Vinicios

    Eu tambem gostaria de saber oque seria bom para começar meu primeiro negocio, como começar e outras dicas mais…

  17. Mara Santos

    Olá Bernardo, sou de Varginha /Mg e tenho vontade de abrir meu próprio negócio.
    Já observei o comércio daqui e vejo que ainda faltam prestadores de serviço em algumas áreas e gostaria de aproveitar isso, mas infelizmente não tenho capital NENHUM para iniciar um negocio. Gostaria de saber se é possível obter financiamento em casos como o meu que tem a necessidade de uma ajuda financeira para começar e se for possível como funciona??

    Muito Obrigada!

    • Bernardo Pina

      Mara, como eu disse pra Priscila alguns comentários atrás, é possível conseguir financiamentos em bancos e financeiras dando bens pessoais como garantia de pagamento, geralmente bens imóveis.

  18. ELISETE

    BERNARDO,SEMPRE QUIS ABRIR UMA LOJA DE ROUPAS NO MEU BAIRRO,CONSEGUI UM LUGAR COM UM ALUGUEL RAZOAVELMENTE BAIXO E É UMA DAS RUAS MAIS MOVIMENTADAS DO MEU BAIRRO.COMO O ESPAÇO É GRANDE EU MONTEI UMA PARTE DE PAPELARIA,ALGUMAS COISAS DE UTILIDADES DOMÉSTICAS E DO OUTRO LADO AS ROUPAS.TENHO CONSEGUIDO AO POUCOS PREENCHER OS ESPAÇOS VAZIOS E PENSO QUE COMO EU COMECEI DO ZERO EU VOU DEMORAR A TER LUCRO.A CADA MÊS EU TENHO VENDIDO 16% A MAIS QUE NO MÊS ANTERIOR.PENSO QUE AFINAL DE CONTAS NEM TODOS DO BAIRRO CONHECEM A MINHA LOJA ELA TEM APENAS 4 MESES.QUERIA SABER SE ESSE PENSAMENTO ESTÁ CORRETO OU É UMA FURADA?

    • Bernardo Pina

      Tudo depende de como andam as finanças da sua empresa. Você pode ainda não estar tendo lucro, mas você tem dinheiro suficiente para se manter e manter a sua empresa até ela começar a dar dinheiro, presumindo que ela continue a crescer os 16% ao mês?

      Fora isso, você tem dinheiro para investir na melhora da sua empresa ao longo do tempo? Para manter os clientes você precisa sempre melhorar e investir!

      Fica a dica!

      Abraço!

  19. Giselle

    oLÁ BERNADO, MEU NOME É GISELLE, SABE EU E MEU NOIVO QUEREMOS MUITO TER O NOSSO PROPRIO NEGOCIO, JA TIVEMOS VARIAS IDEIAS MAS FICAMOS UM POUCO COM PE ATRAS, JA TIVEMOS IDEIAS DE COMPRAR CHURRASQUEIRAS E VENDER A KILO, JA PENSAMOS EM PASTEARIA, E AGORA POR ULTIMO ATE UM COLEGA DELE FALOU ASSIM, PQ Q VC NÃO COMPRA UMA CAMERA FILMADORA PROFISSIONAL,E VAI ATE O LUGAR ONDE EU TRABALHO( ELE É FOTOGRAFO) E FAZ TREINAMENTOS COM ELA TAL…. AI GOSTARIA DE SABER SE É UMA BOA IDEIA?? POR FAVOR NOS AJUDE…. NO QUE INVESTIR?? NÃO TEMOS MUITO CAPITAL, MAS COMO VC DISSE QUE PODE PEGAR EMPRESTIMOS E TALL. OBRIGADA DESDE JÁ

    • Bernardo Pina

      Acredito que a idéia da filmadora possa não ser uma boa idéia. Tanto para filmagem quanto para fotografias, é necessário ter todo um conhecimento técnico a respeito de lentes e equipamento, coisa que vocês teriam que investir tempo e dinheiro.

      O certo mesmo é arranjar algum negócio em que vocês já possuam o conhecimento necessário e que gostem do que estão fazendo, pois só assim o negócio vai dar certo a longo prazo.

  20. FERNANDA

    oi Bernardo
    Gostei das dicas acima,eu to querendo agora de cmeco revender roupás e com o dinheiro juntado depois abrir uma loja..
    vc acha que da certo??

  21. FERNANDA

    ah!eu de novo eh so lembrando que na minha cidade e pequena e o comercio daqui e meio de lua..
    mesmo assim vc aha que vai dar certo
    desde ja agradeco..

    • Bernardo Pina

      Fernanda, infelizmente ainda não há uma fórmula para se determinar o sucesso de uma empresa. Não tem como eu lhe ajudar nessa.

  22. Renata

    Olá Bernardo! Como todos que já te escreveram, também sonho em ter a minha própria empresa. Moro no Norte de MG, é uma cidade relativamente grande e tem de tudo um pouco, mais nada que uma pequena diferença não me faça uma grande empreendedora… se possível gostaria de uma dica de comércio que posso ter retorno do meu investimento? Já tive algumas ideias! Você acha que um armarinho em shopping seria uma boa? Se for franquia só mesmo estudando algumas lojas, mais seria possível.

    desde já muito obrigada! abraços!

    • Bernardo Pina

      Sobre o Armarinho dar certo ou não, depende do público que frequenta o shopping desejado, bem como o objetivo que leva essas pessoas ao shopping.

      Aqui em Brasília, existe um shopping que possui um armarinho, mas acredito que o lucro não chega nem perto do lucro de algumas outras lojas e franquias. Tudo varia das suas possibilidades.

      Uma área que geralmente dá um retorno rápido é a alimentação.

  23. Joice

    Olá Bernardo,
    estou pensando em abrir uma lojinha de roupas infantis em araruama – RJ.
    Já percebi que lá há poucas lojas desse tipo.
    qual a sua recomendaçao??
    como devo achar meus fabricantes??
    será que devo perguntar sobre a fonte dessas roupas em outros lojas, longe dali??

    • Bernardo Pina

      Procure fábricas na internet e nas listas telefonicas. Mas acredito que tentar ir nas lojas para perguntar o fornecedor deles é uma viagem perdida.

  24. izabel

    oi,
    pois é , hoje acordei inspirada a abrir meu proprio negócio, pois ficar dependendo so do marido nao da ne, eu ja tiro fotos ha um bom tempo, faço eventos como casamento,aniversarios, festas em gerais, e com um bom preço, ate mandei fazer cartões de visitas e saí distribuindo planfletos, mas pra mim, é pouco, moro num bairro onde nao tem este tipo de negocios, longe do centro de porto alegre, so minha grande duvida é, se eu fosse de porta em porta, com minha maquina, oferendo meu serviço, como saberei que nao levarei calote? que tipo de papel terei que ter em mãos pra ser uma coisa certa que o cliente ira me pagar no prazo da entrega?
    terei que registrar firma?
    obrigado desde agora.
    abraços♥♥♥

    • Gildo

      bom dia!! Izabel, sua idéia seria fazer fotos, principalmente de crianças?, depois vc poderia mostrar aos pais como ficou em uma midia regravavel ou notebook (casa nao queiram vc nao perde midia), dai em caso positivo faça uma nota promissoria, pois a mesma vc pode protestar em caso de não pagamento. Eu tenho um album de fotos feitos desda forma, meio q sem querer.. qd meus pais viram o album estava lindo, mas isto tem 30 anos atrás a tecnologia era outra, mas a ideia é a mesma, outra dica, uma vez vira uma fotografo em uma feira/eventos onde o mesmo tirava fotos das pessoas e imprimia na hora em uma impressora especial para este fim.. em R$ 10,00 a foto.. e tinha uma fila…..rsss
      abraços e boa sorte!!

    • Bernardo Pina

      Outras situações que eu já vi muitas vezes é o pagamento integral ou parcial antecipado, no ato da contratação. Se você conseguir no mínimo uma entrada para cobrir seus custos e não ficar no prejuízo, você já estará se resguardando bem.

  25. Ana

    Olá Bernardo
    Sempre desejei ter meu próprio negócio. Agora mais de que nunca porque minhas despesas aumentaram e com o sálario que ganho geralmente estou ficando no vermelho.
    Pretendo abrir uma casa especializada em lanches, especialmente sanduiches. Por onde devo começar? Não tenho capital para investir nem o local. O que devo fazer? Obrigada!

    • Bernardo Pina

      Procure equipamentos para alugar ao invés de comprar, tal como chapa, fogão, etc. Ache um local com movimento e veja o valor do aluguel.

      Depois corra atrás de capital, se necessário venda até alguns bens. Tenho uma amiga que vendeu um carro para abrir um Café e se deu muito bem.