Nesses últimos dias eu estive pensando bastante sobre o que falar sobre as ferramentas de produtividade que o Windows 7 oferece e eu cheguei à dois nomes: AeroShake e AeroPeek. Hoje, vamos falar um pouquinho sobre eles.

windows7-06

AeroShake e a tentativa de arrumar a bagunça de inúmeras janelas abertas

Quem, como eu, é multi-tarefa, certamente poderia gostar dessa novidade. A idéia, muito boa por sinal, é organizar as suas janelas quando você se pega em um daqueles momentos em que você tem, por exemplo, umas dez janelas abertas na sua área de trabalho. É muita coisa e a Microsoft sabe disso.

Para tentar (veja bem, tentar) resolver esse problema, foi criado o AeroShake. Agora, “basta” você sacodir/balançar uma janela para que as outras janelas sejam minimizadas e apenas a janela escolhida fique visível. A idéia é muito interessante, mas a minha experiência de uso diz que eu nunca irei usar essa funcionalidade por dois simples motivos:

  1. O movimento de “sacodir” a janela não é um movimento simples e intuitivo, você tem que ir e voltar rapidamente algumas vezes para fazê-lo funcionar…
  2. … e mesmo assim, muitas vezes não consegui fazê-lo funcionar.

Legal? Sim. Usual? Não.

AeroPeak. Agora vai!

Em contra-partida à má impressão que o AeroShake deixou comigo (e com minha esposa), com o AeroPeak a Microsoft acertou em cheio!

Esse é um recurso muito legal da barra de tarefas que faz com que quando você passe o mouse por cima do ícone de um programa aberto, seja mostrado uma imagem em miniatura da janela aberta do programa. Não satisfeito com isso, quando você passa o mouse em cima da miniatura, todas as outras janelas ficam invisíveis, deixando visível apenas a janela correspondente à miniatura! Para voltar à tela anterior, basta arrastar o mouse para outro lugar da tela.

Simples? Sim. Útil? Muito!

Quer ver como de fato são essas funcionalidades no sistema? Assista o vídeo abaixo e veja os meus testes com as funcionalidades.

Ah sim… Se você ta lendo esse texto até o final, você é um privilegiado, pois está sabendo que nos próximos posts eu vou divulgar como irei dar para os nossos leitores a última cópia do Windows 7 que eu tenho por aqui. Fique atento!

2 Responses

  1. Nelson

    Bernardo, muito boa esta tua portagem. Tem um outro recurso no win 7 q achei muito útil, mas nao sei, embora que o nome nao interessa muito, mas sim o que ele faz. É a possibilidade de utilizando a tecla windows + teclas direcionais minimizar / maximizar as janelas e, alem disso, com as teclas direcionais para a direita e esquerda coloca-las em meia tela, algo útil caso seja preciso comparar 2 documentos.

  2. Aleph Tonera

    Ótimo post, Bernardo, depois de só ver prós é bom ver opniões diferentes também!