Continuando com as mudanças que precisamos fazer em nossas vidas para atingirmos nossas metas de ano novo (aliás, FELIZ 2010 A TODOS!!!) vamos continuar o exemplo que demos no último post e falar hoje especificamente sobre a parte do mapa mental que propunha algumas mudanças dentro da área de qualidade de vida.

Com as metas agora definidas, é importante que você pense na otimização do seu tempo. Procure pensar na sua rotina, fazendo uma agenda como a do exemplo que você pode ver clicando aqui.

Para a primeira meta, mais tempo para os filhos, que também podem ser amigos, ou outros familiares, procure identificar em quais momentos da sua rotina eles podem ser encaixados. De acordo com a nossa rotina-exemplo, os filhos podem ser encaixados em vários pontos:

  • Café da Manhã e trânsito (para trabalho/escola) – Aproveite este momento para conversar com as crianças, saber o que elas irão fazer no dia que começa, o que elas fizeram no dia que está terminando, combinar alguma atividade de lazer para o final de semana e/ou férias, etc.
  • Horário de almoço – Aproveite mais uma vez para conversar, questionar sobre as atividades escolares, etc.
  • Passeando com o cachorro – Este é um momento interessante para apresentar algumas responsabilidades para a criança. Cuidar do bichinho ajuda a entender a responsabilidade que os pequenos precisam ter com várias outras atividades do dia-a-dia e pode ser o primeiro passo para serem pessoas responsáveis no futuro.
  • Jantar – Mais um momento para diálogo
  • Estudo e Leitura – Aproveite para fazer ou revisar as lições de casa de seus filhos e inserir o hábito da leitura desde cedo na rotina dos pequenos.
  • Dormir – neste horário é interessante contar histórias, ter conversas leves, cantar músicas. Quanto mais lúdica e tranqüila for a atividade, melhor.

Nos momentos dedicados ao lazer, também procure sempre inserir as crianças – na medida do possível, pois o casal também precisa ter tempo para si. Plantar uma árvore pode ser feito em um sábado à tarde ou domingo, combinado com o piquenique, por exemplo. O acompanhamento do desenvolvimento da árvore pode ser outra atividade a ser feita com as crianças.

Para ler mais livros ou iniciar o hábito da leitura é importante reservar um tempo exclusivo para a atividade na sua rotina. No nosso exemplo, duas horas do dia estão destinadas a isso. O envolvimento com projetos sociais também depende da organização da sua rotina e da identificação das atividades que você tem interesse.

Organizando sua rotina ficará mais fácil atingir e manter essas metas relacionadas a qualidade de vida.

About The Author

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB), atua nas áreas de gestão da qualidade e gestão da informação desde 2006. Interesse em gerência de projetos, gestão do conhecimento, sistemas de gestão da qualidade, biblioteconomia, restauração de documentos e (claro!) livros e literatura. Muito abrangente? É o poder do profissional bibliotecário, que funciona de A a Z.

One Response

  1. Tiago Cardoso

    Li e gostei, Talita! Parabéns pelo texto! Eu comecei meu ano saindo do MDS, pra ter mais tempo de fazer tudo isso aí e muito mais! :-)