Não tem jeito. Quando entramos no mercado de trabalho, queremos mudar o mundo! A nossa inexperiência nos guia por caminhos tortuosos cheios de pedras onde muitas vezes pisamos em falso e caímos. Cada pedra deixa um calo, calo esse que irá nos ensinar aos poucos onde devemos pisar e qual a melhor forma de pisar.

Logo abaixo, estou citando erros muito comuns cometidos por novatos em diversas áreas. Se você está ingressando no mercado de trabalho agora, leia atentamente e absorva a experiência dos outros.

  1. Vender para as pessoas erradas
    É óbvio que vender é muito importante, mas será que é importante vender qualquer coisa para qualquer pessoa?
    Usamos muito o jargão “Vender geladeira (ou picolé) para esquimó”. Por que o usamos? Porque o cara lá no pólo norte NÃO PRECISA disso. Mesmo que alguém consiga vender, o que ele irá fazer com uma geladeira? Basta deixar qualquer coisa que ele deseje gelar do lado de fora da sua casa por 10 minutos e pronto, problema resolvido.
    Você tem que saber para quem vende. Procure saber qual é o nicho do seu produto, qual tipo de cliente ele irá atender melhor e se foque neles.
  2. Gastar muito dinheiro
    Muita gente pensa que quanto mais investimento fizermos, maior e mais rápido vai crescer o nosso negócio. Certo e errado. Muito dinheiro na mão de uma pessoa inexperiente só vai gerar dívidas enquanto muito dinheiro na mão de uma pessoa experiente gera um negócio tão grande quanto foi o seu investimento (ou, dependendo do nível de experiência, até maior).
  3. Gastar pouco dinheiro
    Também é um erro ser pão-duro com o seu dinheiro. Muitas oportunidades podem ser perdidas porque alguém não quis gastar seu precioso dinheiro. Quando houver dúvida sobre a eficiência do gasto, converse com pessoas mais experientes. Elas são as suas melhores fontes de informação.
  4. Mascarar-se
    Muitas empresas com somente um funcionário referem-se a si mesmas como “nós”. Isso é algo que muitos novos empreendedores fazem, mas que é completamente desnecessário.
    Tenha orgulho de oferecer produtos e serviços de qualidade tendo uma empresa com somente um funcionário.
  5. Assumir que um contrato assinado será honrado
    Nem todo mundo é honesto. Um contrato assinado não quer dizer nada quando você tem bons advogados. Ainda mais se o seu contrato não for bem feito, evitando brechas e falhas.
    Cuidado…
  6. Ser muito profissional
    Ser profissional é uma coisa boa, o problema é o exagero. Às vezes quando você exagera na dose, pode transmitir um ar impessoal demais. Há vezes que o cliente quer sugestões, quer opiniões, quer que o vendedor seja gente e não um robô.

Bom, esses são apenas alguns exemplos de erros que os novatos cometem. Entrar no mercado de trabalho com uma atenção maior à esses problemas pode ser a diferença entre você e o colega da baia do lado. Fique atento!

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

9 Responses

  1. Walmar Andrade

    Eu acrescentaria “Achar que já sabe de tudo”. É impressionante como profissionais novos, talvez como tentativa de afirmação, tentam passar a idéia de que já sabem de tudo, mesmo estando apenas no início da carreira…

    • Bernardo Pina

      Ótima observação. Esse é um outro erro bem comum e realmente ficou faltando no artigo. Valeu a dica! ;)

  2. Rodrigo Sax

    Esse post se refere mais a jovens que abrem o seu próprio negócio. Curioso, estou pensando seriamente nisso agora que o final do curso se aproxima, mas resolvi pegar experiência trabalhando um pouco mais como contratado.

    Principalmente por causa daquele item 2 ali…

    • Bernardo Pina

      Acho que o fato de você ter tomado essa decisão mostra maturidade no seu lado profissional. O Brasil é um dos países que tem mais empreendedores no mundo, mas também um dos que tem mais empresas falindo. Porque? Um grande motivo é a falta de experiência, creio.

  3. Leandro

    Muito legal esse post!
    Sou principiante no mundo dos negócios, e com certeza, cometi e cometo alguns erros citados acima, um deles é o item número 2, pra mim, tenho que sempre ter o melhor, tudo do mais caro, que é melhor, e acabo com preço final alto ou então, lucro muito baixo e as vezes pagando pra trabalhar. Hoje, aprendi que definir prioridades em investimentos, é importantíssimo, saber QUANDO e QUANTO gastar.

    • Bernardo Pina

      O erro 2 é o mais comum. O 3 acaba se tornando comum quando o erro 2 é identificado. O ideal mesmo é ponderar ambos e achar um meio termo. =)

  4. Willyan

    Gostaria de adicionar dois itens muito importantes
    1 – A empresa não é sua casa – Muitos jovens confudem esses dois ambientes ate mesmo eu ja fiz isso o problema desse comportamento é q ele traz uma impressao muito negativa do “novato” entao pense duas vezes antes de usar a empressora a laser para seus trabalhos da faculdade ou escola sempre tem alguem de olho em vc.
    2-A empresa ñ faz parte da sua familia muitos recem contratados esperam o melhor da empresa entedem elogios como forma de seguranca enquanto na verdade fazem parte apenas de uma atitude motivacional ainda mais quando estamos falando de grandes empresas entao nao acredite que a compania e boazinha como sua mae o mercado de trabalho pode ser cruel e decepcoes sao sempre arrasadoras tanto para o motivacional quanto para o pessoal.
    Me desculpem a falta de pontuacao e acentuacao estou no meio de uma viagem brigando com meu palm :-)

  5. Wellington Felix

    Gostaria de elogiar o artigo e dizer que é de grande avalia a experiência do grupo, estou montando uma esquece de vendas no estado de ES e procurando textos de motivação que foque bem o produto que será vendido.
    Um ótimo investimento para o comprador e percebi no item 1ª do artigo que uma pratica antiga faz com que muitos profissionais se queime no mercado de trabalho não focando o público alvo e acertando qual quer um por insistência ou até mesmo por falta de conhecimento.

    Todos os campos do artigo foram bem citado valeu e continue passando conhecimentos.