Tratar com pessoas é um saco. Você nunca sabe ao certo qual vai ser a reação delas. Mas em qualquer ambiente, a gente depende de manter um bom relacionamento, a fim de manter sempre uma boa convivência. E no mercado não é diferente.

Para quem ainda vive na idade da pedra e acha que currículo é tudo, aí vai um importante dado tirado de recentes pesquisas americanas: atualmente, cerca de 70% das vagas de emprego são preenchidas por indicação interna. No segundo lugar, vêm as indicações externas. Em último caso, abertura para currículos.

Porém, a grande pergunta é a seguinte: como manter uma network? As coisas são mais simples do que você imagina.

networking-03

Para começar, é importante você partir de um aspecto principal: qualquer pessoa de uma empresa pode-lhe ser útil, e não somente o diretor. Afinal, ela provavelmente também tenha sua rede de contatos – que podem vir a ajudá-lo. Ao mesmo tempo, você deve ser seletivo. Não adianta nada você ser um marceneiro e ter uma agenda lotada de contatos de padarias.

Sabendo disso, a network tem de começar com um foco. Afinal, você procura um emprego ou abrir um negócio? Cada pessoa lhe ajuda de uma maneira diferente. Para isso, é uma boa dica participar de eventos onde convivam pessoas com interesses em comum. Palestras, cursos e coquetéis são excelentes oportunidades, desde que você não se intimide em conversar com pessoas que ainda não conhece. Mas lembre-se: trocar cartão somente no final da conversa. É um saco quando alguém nem lhe cumprimenta e já entrega um cartãozinho de algo que você nem sabe o que é.

Depois que você tiver o cartãozinho de várias pessoas, é muito importante você cadastrá-los no computador. Isto agiliza o contato com elas e para quando precisar fazer uma pesquisa.

Porém, todas as etapas descritas acima não adiantam em nada, se você não souber administrar os seus contatos. E isso é bem diferente de qualquer organização que você pode vir a coordenar.

É necessário “manter contatos com os contatos”. Afinal, é MUITO chato quando alguém lhe liga somente para pedir algo – sendo que vocês não se falam há anos. Não quer dizer que você precisa organizar churrascos e festas com seus contatos, mas é de extrema importância mandar um “oi” pelo MSN ou um recado no Orkut. Para isso, use e abuse da internet. Você verá que conseguirá o que quer com muito mais facilidade.

A network não adianta. Hoje em dia você deve ter uma netlove (dica de Pablo Fabian).

About The Author

Graduando em Relações Públicas pela UFRGS, trabalhou por dois anos na assessoria de comunicação da CAIXARS, com foco em relacionamento com a imprensa e comunicação interna. Hoje atua como produtor de conteúdo da EZUK Mkt Internet (Porto Alegre) e desenvolve trabalhos externos na área de desenvolvimento de conteúdo, estratégias de marketing digital e planejamento de comunicação. Além disso, é editor do blog Tiro-Livre.

Related Posts