Hoje é o Blog Action Day!

O Blog Action Day é um movimento onde bloggers do mundo inteiro irão se unir em prol de um bem maior: a preservação do meio ambiente. A idéia é promover a conscientização popular sobre este tema tão importante. Para tal, foi feito um convite solicitando que todos criem um post falando sobre qualquer assunto dentro dessa temática.

Muito se fala sobre preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, etc. O problema é que as soluções que são divulgadas em maior escala, não atingem todos os pontos de preservação.

Na questão da água, quem mais desperdiça somos nós mesmos. Temos que usar a nossa água de maneira consciente. Não vou devagar sobre este tema pois o Bruno Alves fez um post bem legal no Diversos.org falando sobre isso.

A dica que eu gostaria de deixar aqui é outra.

Existem várias formas de se ajudar a natureza. Economia de água é uma coisa extremamente importante que merece muito da nossa atenção, mas não é a única. Veja algumas dicas:

Produtos não emissores de CFC

Os principais emissores desse gás são os aerosóis, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado. No caso dos aerosóis, podemos facilmente trocar o nosso produto poluente por outro não poluente. Só depende de nós.

No caso das geladeiras e condicionadores de ar, podemos (com um pouco de esforço) trocar os nossos velhos equipamentos, por outros mais novos e modernos. Normalmente, os novos aparelhos não só não emitem CFC como diminuem a quantidade de energia que se gasta. Matamos dois problemas de uma vez.

Empresas preocupadas com o meio-ambiente

Como essa conscientização vêm atingindo cada vez mais pessoas, também as empresas vêm aderindo à essa bandeira. Existem hoje inúmeras empresas que se preocupam com o meio-ambiente e tomam providências internas que ajudam a melhorar a nossa situação.

Quando uma empresa faz a opção por preservar o nosso planeta, ela deixa isso bem visível para o seu cliente. Isso porque nós estamos cada vez mais interessados em reverter a situação de poluição que vivemos.

Faça como muitas pessoas já estão fazendo: escolha empresas que defendam essa idéia.

Eu, por exemplo, utilizo a DreamHost para hospedar este blog. A DreamHost é uma empresa preocupada basicamente com a economia de papel e luz. Eles possuem até um certificado “Certificate of Carbon Neutralization”. Woot!

Todos nós (empresas e população) temos um potencial poluente absurdamente grande. Fazer a opção certa com certeza fará a diferença para que nós tenhamos um mundo mais verde! Faça a sua parte!

7 Responses

  1. Daniel Docki

    To começando a trabalhar nessa área, to encatinhando…

    …hoje o maior poluidor do planeta somos nós propios, a coisa é nojenta mas pensa comigo…imagina o seu vaso sanitario, imagina quanta coisa entra nele, você já se perguntou para aonde vai isso? ou como isso é tratado?

    Tá você vai me disser que não tem nada com isso, é problema da prefeitura, se a prefeitura age assim, que deveria ser o nosso espelho, as coisas no Brasil funcionam sempre o contrário de quem tem que partir o exemplo não parte…

    O assunto é bem serio e delicado….

  2. Matheus Veríssimo

    É interessante esse ponto de produtos não poluentes, em destaque para o CFC. Porque realmente os produtos modernos não utilizam-se do tal gás, porém o que é moderno é direcionado para um público mais abastado. E quem tem mais grana geralmente polui mais.

    Por isso, nesse segmento, a conscientização é a maior arma contra a degradação ambiental.

    Grande abraço.

  3. Tales

    Uma das coisas mais importantes, talvez a mais importante logo após FAZER alguma coisa, é ESPALHAR essa alguma coisa. Se você faz algo que ajude a ressucitar o nosso ambiente, multiplique, fale para outras pessoas, convença nem que seja uma só, e mais, tente fazê-la passar adiante também. Já se quebrou a barreira da ignorância, agora boa parte das pessoas sabe e fala sobre o problema, o próximo passo é reverter a situação. Uma conduta um pouco mais administrada, como esta citada no post, consumo de produtos verdes e etecetera ajuda. Gratificações pela mensagem.

  4. Bernardo Pina

    Daniel, essa conscientização está se fazendo cada vez mais necessária. Façamos a nossa parte! =)

    Matheus e Tales, a conscientização é a chave para o sucesso. Se cada um fizer a sua parte, nosso planeta se salvará desse destino cruel que estamos traçando para ele.

  5. mary

    ahh…eu axo a coscientização um fator importantíssimo…no entanto a preocupação com o meio ambiente é, infelizmente, preoçupação da “nova geração”, pois sentimos na pele o que é ser herdeiro desse futuro pouco promissor…note que há um grande número de pessoas idosas que julgam desnecessário reciclar, por axemplo…já vi váááárias pessoas idosas jogarem lixo em vias públicas…o que fazer??xingar??axo que não..mas aceitar tbm não dá…é inaceitável…o pior é que não podemos culpa-los..pois vieram de uma época em que a noção de progresso é totalmente diferente da nossa que sentimos a consequencia dos atos de nossos antepassados…tudo é relativo, certo?