por Matheus Amaral (portal Novo Negócio)

Todo negócio de sucesso nasce a partir de uma boa ideia, mas, afinal, você sabe realmente o que é uma boa ideia de negócio? Sabe como descobrir se tem chances de ganhar dinheiro? Ou se é apenas uma “fantasia” da sua cabeça que apenas exigirá esforços e investimentos sem qualquer retorno?

Veja aqui algumas dicas para descobrir se um negócio online tem ou não chances de dar certo.

Afaste o Mito de Ideias sem Planejamento

As melhores ideias do mercado não foram planejadas, e quem as teve ficou milionário! É legal pensar neste conto de fadas, mas infelizmente, o índice de negócios que se iniciam por impulsos ou baseados em idéias já existentes no mercado, e acabam falindo, ainda é alto. Por isso, é preferível apostar quando as estatísticas estão ao seu lado, então, dedique-se a encontrar uma boa ideia ao invés de esperar que surja por um “passe de mágica”.

Pense no Futuro do Mercado

Um bom empreendimento não é só aquele que está fazendo sucesso no momento e que terá concorrência forte de empresas conceituadas, mas sim aquele que contempla as maiores chances de um “futuro brilhante e promissor”. Pense em seu negócio 2 anos à frente. Você precisa obter bons rendimentos agora, construir uma clientela e introduzir seu produto ao mercado, mas o sucesso e as altas somas iniciarão, em média, apenas depois de 1 ano a 2 anos de presença no mercado.

Reserve um Tempo para Pensar nas Ideias

Em um ambiente tranquilo, anote todas as ideias de negócio que lhe passarem em sua cabeça. Escreva também quais são as características principais, pontos de destaque, o que irá fazer de diferente para ganhar a clientela. Você pode aproveitar também outras ideias e adaptar, modificar, tornar melhor. Neste link você encontrará diversas sugestões, você também pode aproveitar o site do Sebrae que tem boas dicas.

Verifique o Mercado e a Chance de Retorno

Você tem um rascunho com 1001 ideias de negócio, talvez todas ruins, mas você precisa analisa-las, já que dentre elas pode estar a sua chance de um empreendimento de sucesso.

Através de ferramentas como o Google Adwords, Analíticas, entre outras, você consegue descobrir a média de público que pesquisa pelo seu produto, mas isto não é o mais importante, embora muitos acreditem que sim.

Verifique os seguintes pontos para analisar o mercado:

  • Comentários em sites e fóruns para analisar o interesse das pessoas em ADQUIRIR o produto e serviço, não apenas visitar as páginas;
  • Qual o investimento necessário para o negócio?
  • Qual o risco do negócio não dar certo?
  • Qual o lucro estimado?
  • Quanto tempo levará até dar retorno?
  • Está vendendo serviço ou produto? Serviço custa menos, de preferência a ele, ainda mais se precisa de recursos rapidamente e tem pouco capital de investimento.

O melhor negócio é aquele que une: baixo investimento, alta possibilidade de retorno, público alvo entre 23 e 40 anos (normalmente), consumista, serviço ou produto emergencial, demanda, oferta “preço acessível” e concorrência moderada.

Tem um empreendimento online de sucesso e tem outras dicas? Compartilhe através dos comentários.