A Bolsa de Valores de Políticos (www.bovap.com.br) já contabiliza 5.000 investidores cadastrados, movimentando um montante de 170 milhões de UVPs (Unidades de Valor Político), moeda fictícia utilizada nas transações. A BOVAP é uma iniciativa da corretora de valores Souza Barros para promover e incentivar a prática de análise e questionamento político e experimentação do sistema de corretagem via Home Broker, em plataforma similar aos modelos oferecidos para negociações de cotas de ações de empresas via internet. A alta e baixa das ações relacionadas aos políticos oscilam de acordo com a lei da oferta e procura somada às atitudes e informações sobre cada um, conforme a opinião dos traders. As transações indicam quanto cada político vale na opinião das pessoas.

“O objetivo do projeto é fomentar a educação financeira, oferecer novas maneiras de discutir questões políticas e mostrar opiniões em forma de ordens de compra ou venda via Home Broker”, diz Lucas Mello, CEO da LiveAd. “As pessoas querem ser ouvidas todo o tempo e não apenas durante as eleições, é isso que a Bolsa de Valores Políticos proporciona”, afirma Mauro Silva, Diretor de Criação da agência. A LiveAd recebeu o Leão de Prata em PR no festival internacional de propaganda, o Cannes Lions, com este case.

“Acreditamos no crescimento do Brasil e sabemos que a iniciativa privada tem que atuar intensamente para essa visão se transformar em realidade. Precisamos ajudar as pessoas a estenderem seus conhecimentos nas áreas financeira e política. Tentamos fazer a nossa parte nesse movimento oferecendo ao público a BOVAP”, explica Carlos Souza Barros, presidente da corretora.

A BOVAP já disponibiliza para negociação os papéis dos pré-candidatos mais citados em pesquisas de intenção de voto à presidência da república e aos governos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco. Os valores iniciais dos pré-candidatos foram definidos após entrevista realizada nas ruas, que levava em conta três critérios: ÉTICA, HISTÓRICO POLÍTICO E REALIZAÇÕES.

Para conhecer, tornar-se um investidor e acompanhar o sobe e desce deste mercado, basta acessar www.bovap.com.br. Além da movimentação de UVPs, o ambiente da BOVAP oferece um blog com análises técnicas e fundamentalistas, além do prospecto dos políticos, documento com histórico e engajamento de cada pré candidato, interessante para analisar os riscos e benefícios no investimento das UVPs.

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

One Response