Se você acompanha pouco que seja as notícias que correm na internet, já deve ter no mínimo ouvido falar da Campus Party. Muita gente que não tem tanto contato com esse mundo veio me perguntar o que era e qual era o objetivo do evento. Bom, você pode encontrar várias informações no próprio site do evento, mas venho hoje aqui compartilhar com vocês a experiência de um marinheiro de primeira viagem nesse mega evento.

O que é?

Bom, já que você já está aqui lendo esse texto, não custa nada explicar não é mesmo? A Campus Party é o maior evento sobre inovações tecnológicas, internet e entretenimento eletrônico no mundo. Desde 1997, todo ano acontecem encontros que reúnem, durante 7 dias, milhares de pessoas com seus computadores com o objetivo de trocar conhecimentos, experiências e realizar todo e qualquer tipo de atividades relacionadas a computadores.

Muitos juntam uma trouxa de roupa e mudam-se com seus computadores para barracas no evento durante os 7 dias. Veja abaixo como foi na edição de 2010, que aconteceu de 25 a 31 de janeiro de 2010.

E então, como foi o evento?

Descrever o que é participar desse evento é, no mínimo, bem difícil. Eu participei como blogueiro/imprensa para participar nas atividades com temas relevantes e compartilhar com vocês aqui no blog. Para quem veio com esse objetivo, aconteceram dezenas de palestras, oficinas e debates com temas que variam desde desenvolvimento de software até direito na internet. Tem de tudo!

Tem também muita gente que veio apenas para utilizar a internet mais rápida que eu tive contato até hoje: 10gbps (sim, gigabits por segundo). Uns lotam os seus hds de séries, filmes e músicas, outros aproveitam para jogar seus games preferidos.

A outra grande parte veio para fazer contatos (o famoso networking) e promover seus sites, blogs e portais. Nada mais justo! Afinal, quando se tem um site, parcerias são de extrema importância para empurrar o crescimento do mesmo.

Interação

Essa, na minha opinião, é a melhor parte do evento. Tudo que eu pudesse imaginar antes no que diz respeito à interação entre as pessoas que estão no evento era apenas uma pequena prévia do que de fato viria a ser. Você pode estar sentado de um lado do gigante centro de exposições que você está sabendo e acompanhando o que está acontecendo do outro lado. Muitas coisas são transmitidas, gravadas e postadas na internet, e a visualização do que acontece na tag específica do evento no Twitter (#cpartybr) te dá várias informações em tempo real, desde o sanduíche horrível de uma lanchonete até a chegada de uma grande celebridade.

Acompanhar a tag #cpartybr e usá-la nos seus posts também faz conhecermos várias pessoas bem legais! Eu vi a tag sendo usada até mesmo para achar pertences perdidos na feira (que foram encontrados pelos seus donos). Enfim, o pessoal que participa geralmente tem um alto astral contagiante, algo que só participando mesmo para sentir na pele.

Empresas, produtos, serviços e brindes!

Outra coisa bem legal no evento é a quantidade de empresas presentes esperando divulgar suas marcas, serviços e produtos. O meio que geralmente usam? Promoções e distribuição de brindes! Teve gente que saiu da feira em 2010 com passagens aéreas, computadores e pacotes de serviços, tudo apenas pelo preço que foi pago para entrar no evento.

Se você gostou do que você leu e ficou curioso, comece a contar os dias para a Campus Party 2011. Eu já estou contando!

5 Responses

  1. Bernardo Pina

    Algumas pessoas podem reclamar que escrevi algumas coisa no passado, como se a feira não estivesse acontecendo durante essa publicação. Estou ciente disso, escrevi no passado de caso pensado, pois daqui a pouco mais de três dias o evento acaba e o tempo verbal do passado estará sendo usado corretamente. ;)

  2. Vitor Gonçalves - Eletrontech

    Acho quando me perguntarem vou indicar o seu post. Realmente é isso que você disse.
    Acho que o grande negócio de eventos, sejam eles de tecnologia, culinária, ou qualquer outro assunto, é conseguir reunir pessoas que tem um interesse em comum, a interação é realmente a grande jogada, e no caso do cparty a quantidade de pessoas e o tempo disponível ajuda muito nessa possibilidade de interação.
    Eventos de 1 dia são ótimos, mas sempre fica assunto para o próximo evento.

    • Bernardo Pina

      Olá, Vitor. Fico feliz de ter gostado do post e mais feliz ainda de ver que você vai recomendá-lo!

      Adorei ter participado do evento e com certeza estarei nas próximas edições. Eu fui apenas em três dias e gostaria MUITO de ter podido ficar toda a semana. Fica pro ano que vem! ;)

      Grande abraço!