Estou escrevendo esse texto para você para compartilhar a solução para os problemas com perda de foco nas minhas atividades dos últimos tempos. Eu começo a escrever um texto para cá, por exemplo, e qualquer coisa à minha volta parece ter uma atração sobrenatural sobre a minha atenção. Conseguir retomar as idéias do ponto em que parei, dependendo da situação, pode ser uma coisa difícil a se fazer.

Bom, como você pode ver, aqui estou e os meus textos continuam saindo. O que eu faço para conseguir resolver a situação e manter meu foco?

Identifique o que desvia sua atenção

Parece muito óbvio, mas esse é o primeiro e mais importante passo para conseguir se concentrar sem desviar a atenção. Para evitar alguma coisa, precisamos primeiro saber o que precisamos evitar. Veja alguns exemplos de clássicos matadores de produtividade:

  • E-mail
  • Telefone (celular e fixo)
  • Chats (MSN, GTalk, AIM, etc.)
  • Internet
  • Televisão
  • Pessoas
  • Animais de estimação

No meu caso, são duas coisas basicamente que sempre conseguem desviar meu foco. A primeira é os chats, ficar com o msn e GTalk abertos enquanto estou produzindo é pedir para ser interrompido. A segunda são as pessoas à minha volta que parecem que advinham a hora que estou escrevendo para falar comigo.

Problemas identificados, como solucionar?

Cada caso é um caso, mas quando falamos de aumento de produtividade, geralmente há solução. O meu problema com os chats é muito simples de ser resolvido, basta fechar os programas e reabri-los depois de terminada a atividade. Mas e como fugir das pessoas quando estivermos trabalhando? Há várias soluções possíveis. A que utilizei no meu caso quando estou em casa é me isolar em um canto com silêncio. Quando estou na empresa, coloco um fone de ouvido bem grande para que todos saibam que eu estou concentrado e não quero ser incomodado. Geralmente funciona.

O seu problema é com e-mail? Feche o programa de e-mail. Telefone? Desligue o telefone. Internet? Desligue o modem. Televisão? Desligue a televisão. Pessoas? Se isole ou mostre para elas que você não quer ser incomodado. Animais de estimação? Prenda eles em algum cômodo da casa.

Como eu disse, geralmente há soluções muito práticas para problemas de produtividade. Basta termos a boa-vontade de solucioná-los. Mesmo que o seu problema não seja algum dos listados aqui, o importante é analisar e achar uma forma de fugir da situação em que a sua atenção será desviada. Temos que nos prevenir antes da situação acontecer para que não caiamos na tentação de ceder.

Enfrenta problemas semelhantes? Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe conosco pelo que você está passando. Se você já tiver conseguido o problema, o que você fez para solucioná-lo?

(créditos da foto pata flickr:stephan mantler)

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

10 Responses

  1. Ted Manassés

    Bastante pertinente o assunto abordado.
    Realmente em um universo que trata do aprimoramento do produzir com efetividade, esse assunto não poderia deixar de aparecer. Muitas são as tentações para que deixemos de fazer algo realmente importante e façamos algo mais supérfluo, e quase sempre acontece de cedermos. temos sim que buscar identificar tais fragilidades e assumir as mesmas como fragilidades, para podemos aplicar o remédio certo e curar o problema.

    O Blog de vocês é maravilhoso, junto com o efetividade.net são os que mais frequento atualmente. parabéns pessoal.

    • Bernardo Pina

      Olá. Ted. Realmente faltava algum texto que abordasse esse assunto e acho que consegui passar a mensagem que eu realmente queria passar: identificar os problemas e previni-los.

      Muito obrigado pelo elogio, é isso que nos move a melhorar cada vez mais. =)

      Abaço!

  2. Michele lopes

    Adoro seus textos Bernardo, vc escreve muito bem!
    Sua facilidade de comunicação (de se fazer entender),faz com que seus artigos sejam prazerosos de ler.

    Abraços,
    Michele.

    • Bernardo Pina

      Muitíssimo obrigado, Michele. Elogios como o seu é o que me motiva a continuar escrevendo e a melhorar cada dia mais. =)

      Grande abraço!

  3. Adriana

    Muito interessante seu texto pois ouco muitas pessoas se queixando desta situacao. Mas dai vem a situacao…elas sao permissivas no momento em que nao tomam atitudes pra mudar a situacao. Meu caos é o msn…dai é so sair.
    Adoro seus textos, sao deliciosos…
    Sucesso
    Abracos
    Adriana

    • Bernardo Pina

      Muito obrigado pelo elogio, Adriana. É esse tipo de coisa que me motiva a sempre melhorar. =)

      Grande abraço!

  4. Junior Silva

    Muito bom esses texto seus, aproveitando a oportunidade queria saber de outra coisa, no meu caso eu estou sem atenção no transito, na hora que estou dirigindo sempre olho para os lados de forma que não estou conseguindo ficar 100% concentrado naquilo que estou fazendo, alguém pode me dar alguma sugestão do que fazer?
    obrigado

    • Bernardo Pina

      Junior, a solução é se policiar a prestar a atenção ao trânsito. Uma boa dica seria fazer exercícios periodicamente. Explico:

      Tire de 30 minutos a 1 hora para passear de carro por um local que você saiba que a sua atenção será posta a prova e treine-se para manter a atenção no trânsito.

  5. Junior Silva

    Bernardo, eu achei muito interessante essa dica que você me deu, queria agradecer e aproveitar para tirar outra dúvida,
    eu estou com um problema estou esquecendo muito as coisas q eu faço, no serviço deixo as coisas para depois e acabo esquecendo que dica você da para que eu pare de esquecer?
    obrigado

    • Bernardo Pina

      Uma boa dica seria colocar Post-It’s com as suas atividades pendentes pregados na sua mesa ou ao lado do monitor.

      Mas o ideal é começar a não deixar para depois as coisas que você precisa fazer.