Já estamos chegando no final de janeiro. Essa é a época em que muitas instituições de ensino voltam às aulas, e juntamente com elas, centenas de milhares de alunos começam a se organizar para o início do ano letivo. Quero hoje compartilhar com vocês algumas dicas rápidas para tornar a sua volta às aulas um processo mais fácil e tranquilo.

volta-as-aulas

 

Comece o quanto antes

Hoje já é dia 22 de janeiro, quarta-feira. Na segunda-feira da semana que vem (e na segunda-feira da semana seguinte), a maioria das instituições de ensino do país irão iniciar as aulas de 2014, e quanto antes você começar a se organizar, melhor. Isso vale também para os seus filhos, se você os tiver. Planeje com antecedência tudo o que será necessário nas aulas (material escolar, livros, etc.), separe o que você ainda tem do último ano letivo que pode ser reaproveitado e parta para as compras do que está faltando o quanto antes.

Deixe as férias para trás

Nesta época, muita gente está retornando das suas férias. É um clima bem descontraído, de relaxamento e satisfação, coisas que aconteciam muitas vezes nos horários de estudo e das aulas. Assim, quando começar as aulas, retorne o quanto antes à sua rotina e deixe aquele clima de férias para as próximas férias. Afinal, você não quer se pegar dormindo no meio daquela aula importante e começar o ano com o pé esquerdo, não é mesmo?

Organize o seu local de estudo

Todos nós temos o nosso cantinho de estudo. Pode ser uma escrivaninha com livros, lápis, canetas, papéis de rascunho e todo e qualquer tipo de material de escritório que possa ser usado, ou pode ser simplesmente um almofadão aonde você senta com um livro e começa a ler tudo o que precisa.

O ponto é que um local de estudo deve ser sempre arrumado e organizado. Quanto mais bagunçado for o lugar, maior a chance de você não conseguir se dedicar aos estudos.

Defina uma rotina

Lembro do meu pai comentando da rotina de estudo que meus avós impunham a ele e aos meus tios. Quando eu ouvia meu pai comentando como funcionavam as coisas à sua época, para mim parecia mais uma ditadura do que um sistema de educação. Muitas coisas eu ainda não concordo, mas várias tem o seu valor, e uma delas é a rotina de estudo.

Quando cria uma rotina de estudo bem definida, você programa toda a sua vida para não afetar o seu horário e formato de estudo. Defina, por exemplo, que você vai estudar duas horas por dia. Defina, por exemplo, que vai estudar na biblioteca da sua faculdade se você não conseguir ter paz em casa para estudar. Defina, por exemplo, que você precisa ter papel e caneta à sua volta para anotar os pontos mais importantes do que você for lendo. Enfim, existem várias formas de se estudar, mas é importante definir como realizar isso tudo com o mínimo de interrupções e com o máximo de aproveitamento.

Checklist

Vamos ver se você cuidou de tudo para voltar às aulas? Veja item por item abaixo e anote o que ainda falta ser feito.

  • Comprar material escolar/de escritório necessário/faltante
    • Mochila/pastas
    • Cadernos e/ou fichários
    • Livros
    • Caneta, lapis, borracha, corretivo
    • Agenda
    • Papéis de rascunho
  • Comprar roupas (caso necessário) e/ou uniformes
  • Organizar o local de estudo
  • Organizar armário, guardando provas e trabalhos do ano anterior em uma caixa ou pasta específicos
  • Organizar o calendário com as aulas e horários de cada aula
  • Separar dinheiro para os lanches e refeições

Bom, essas são as nossas dicas. Se você tem alguma dica a complementar, ou sabe algum item que ficou faltando no nosso checklist, deixe um comentário logo abaixo e compartilhe consoco. Boas aulas!

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*