Guilherme Silva: “Sonho em ser escritor e vender muitos livros. Tenho boas idéias, mas não sei por onde começar para alcançar esse sonho. Por favor, me dê instruções, me diga o que fazer para entrar em contato com uma editora e fazer ela acreditar que meu livro é de qualidade, fazer ela publicar e começar a ganhar alguma grana vendendo livros.”

Como essa não foi a única pergunta que eu já recebi sobre a publicação de livros e como esse é um assunto que me interessa (algum dia quero publicar um também), resolvi fazer uma pesquisa a respeito do assunto para compartilhar com vocês.

livros-01

Surpreendentemente achei um texto super completo escrito pelo Fabio Yabu aonde ele nos conta um pouco do que aprendeu na sua trajetória de escritor e ilustrador. Hoje o Fábio é aclamado no seu meio e acho que a leitura do seu texto vale a pena. Veja algumas das perguntas mais freqüentes que ele responde no seu texto:

  • A pergunta não é “Como publicar um livro?”, mas sim “Por que publicar um livro?”
  • Escrever livros dá dinheiro?
  • Preciso de um ilustrador? Preciso criar minha capa?
  • Há a possibilidade da editora roubar a minha idéia?
  • Demora para receber uma resposta da editora?

Portanto fica aí a dica: se você quer publicar um livro que você escreveu, leia o artigo do Fabio Yabu para entender como funciona todo o processo.

YablooG! – Como publicar seu livro? (clique aqui para acessar)

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

  • http://fazendoacontecer.net Rafael Perrone

    Gostei muito da indicação, é uma ótima leitura. Acredito que a grande maioria dos blogueiros e blogueiras tenham a pretensão de escrever e, claro, publicar um livro.

    Porém, este é um caminho um tano obscuro para a maioria de nós e Fábio Yabu o descreveu de uma forma muito simples e direta.

    Gostei muito. Resta trabalhar (e escrever) para que o livro saia e seja publicado.

    • http://www.bernardopina.net/ Bernardo Pina

      Eu também gostei muito do texto dele. Mostra a realidade de quem já vivenciou o processo de publicar um livro.

      A propósito… Parabéns! Seu blog está muito legal! =)

      • http://fazendoacontecer.net Rafael Perrone

        Obrigado! :)

  • http://fabianofranz.com Fabiano Franz

    Uma sugestão é começar com publicações online, e tentar obter um feedback das pessoas em relação a seus textos. Um ótimo site que tem justamente esse objetivo é o http://literar.org – uma comunidade de democratização da escrita, onde qualquer pessoa pode ser um autor literário.

  • Talita James

    Publicações online são a melhor “escola” de escritores que temos atualmente.

    Mas como sou chata demais, acho que além de escolher um bom tema, estruturar bem um texto e suas idéias, é essencial conhecimento do idioma.

    Textos bem escritos são entendidos mesmo quando o tema é o mais complexo.

    Alguém me ajuda com “A Reforma”???

    Hehehe!

  • http://www.klebermartins.com.br Kleber Martins

    Espero poder ajudar
    Na revista época deste mes de maio de 2009 , exatamente na página 200 ( a penultima) cita uma sacada de dois caras para atender a esse nicho que estava vazio… onde as editoras não só cobravam(e caro) pelo seu livo, como tb exigiam uma tiragem minima de 1.000

    pois bem esses caras tiveram a idéia de trazer para o brazil o que já existe nos EUA a pelo menos 2 anos
    A publicação é sobre demanda, se um unico leitor comprar uma unica impressão será impressa… tudo pode ser publicado, teses academicas, trabalhos universitários… o autor se cadastra no site, e inscreve sua obra no formato A5 em PDF.. o site ainda ajufa na padronização, onde o autor ppode até fazer sua capa..
    O autor coloca o arquivo na internet e automaticamente, o site calcula o número de páginas e o custo da impressão e distribuição

    no final o autor estipula quanto quer receber de direitos por livro vendido ( tb sem limite de valor)
    quem compra recebe o livro impresso em casa

    anote o site ai galera
    clubedeautores.com.br

    boa sorte a todos vcs

  • Fabio

    Boa mensagem…. A página http://www.iappublishing.com/livro.htm oferece algumas informações interessantes sobre como publicar (em papel) com três editoras que não cobram ou cobram pouco. Vale a pena dar uma conferida.

  • http://entendaocapital.blogspot.com O.W.

    Olá Bernardo,

    Agradeço a dica, estou a tempos pesquisando sobre o assunto para poder publicar o meu livro. Dificilmente vou conseguir com alguma editora por ser autor de primeira viagem, mas só vou me preocupar com isso quando o original estiver concluido. O importante é manter o sonho vivo!

    • http://www.bernardopina.net/ Bernardo Pina

      Concordo. Corre atrás, melhore cada vez mais os textos do seu livro que você com certeza conseguirá uma editora para publicá-lo! =)

  • http://meadd.com/ivonetesilva ivonete silva

    estou escrevendo meu livro mais ainda estou confusa como vc pode me ajudar!!!
    obrigado

  • Adenilson Melo

    Galera acessem http://clubedeautores.com.br/ e publiquem seus livros

  • http://www.guerreirosdotempo.infothe.com.br Itaci

    Publicar um livro, é algo que requer muita dedicação. Preocupações à parte devem ser levadas em consideração…hehe, algo que sempre faço quando estou escrevendo. Tenho muito o que contar em minhas histórias, ultimamente metido em três, querendo lançar daqui a 01 ano alguma delas. Já busquei de tantas dicas e editoras para fazer isso. Em minha cidade, é complicado fazer esse tipo de processo devido à baixa participação nesse percurso, pois aqui ainda valorizam a cultura antiga de admiração dos autores que aqui ainda residem (pessoas quase centenárias…e os novos autores? aqui publicam muitas coisas de crianças hehe, interessante, mas a temática poderia ser outra, não só desenvolver esse projeto, digamos, solidário, mas estar atento a outras formas de mecanização da palavra…conheço muitas pessoas com trabalhos ótimos negados por influência não existente na academia daqui :( ). Mas enfim, voltando à ótica do que foi publicado acima sobre 'publicação de livros', foi uma boa idéia mostrar às pessoas o por que de ter que decifrar o contexto e o motivo para fazer tal ato. Showww!!!! Até breve e arrebentem em suas escritas!!!!!!!!!!