Com a correria dos dias de hoje, estamos cada vez mais sem tempo para realizar tarefas simples do dia-a-dia com certa eficiência. Estamos sempre correndo, viajando, estudando e realizando tantas tarefas quanto nosso dia comporta (ou não). E em um determinado momento de nossas vidas, muitas vezes, se faz necessário que nos mudemos para outra cidade ou mesmo estado, em busca de uma melhor colocação profissional, por exemplo.

E aí fica a pergunta: você sabe como realizar uma mudança residencial de forma eficaz? Muitas pessoas tem verdadeiro pavor deste momento, que muitas vezes se torna inevitável em nossas vidas. Mas fique calmo, hoje vou dar algumas dicas importantes para que você passe por este período sem traumas.

Dicas para contratar uma empresa de mudanças

O momento da escolha da empresa de mudanças é muito importante para que toda a mudança saia conforme o esperado. Por isso, é importante que você exija uma vistoria no local de sua mudança para que a empresa envie material, pessoal e veículo adequados para executar os serviços sem improvisos ou cobrança de taxas adicionais. Exija também que a empresa envie as embalagens da mudança com antecedência, evitando assim correria e incidentes na hora de empacotar seus pertences.

Consulte o Procon de sua cidade para avaliar a idoneidade da empresa que está sendo contratada. Uma boa busca na internet também pode revelar antecedentes bons e ruins da empresa. Fique de olho para não ter problemas futuros com empresas mal intencionadas.

Para evitar confusões de última hora, certifique-se que forneceu ao representante da empresa de transportes os endereços corretos de origem e destino e os seus números de telefone, inclusive celular particular.

Antes da mudança

Você precisa tomar alguns cuidados antes mesmo de iniciar a sua mudança. Por isso, listamos abaixo algumas providências básicas que você precisa tomar antes de iniciar sua mudança, confira:

  • Não se esqueça de trocar o endereço de entrega das correspondências, jornais e revistas por assinatura. Lembre-se, também, de tirar suas contas de água, luz e telefone do débito automático. Quando tiver o novo endereço cadastrado, volte à sua antiga forma de pagamento.
  • Caso você esteja se mudando para um condomínio, é importante conhecer os horários estabelecidos para a realização da mudança e se há alguma entrada específica para serviços desta natureza.
  • Separe o material que irá utilizar na mudança, como caixas de papelão, etiquetas, fita adesiva e canetinhas, para identificar todo o conteúdo das caixas. Sinalize sempre que o conteúdo for frágil.
  • Para evitar transtornos, leve para a nova casa tudo que for frágil em seu carro particular. Assim, você adianta a mudança, diminui a quantidade de material a ser transportado e ainda protege os objetos mais delicados.
  • Elimine tudo que você não for levar para a nova casa. Faça doações e jogue fora o que não puder mais ser utilizado. Libere espaço para o que é realmente útil.
  • Separar objetos de uso pessoal, medicamentos, documentos, jóias e chaves é imprescindível para a organização da sua mudança.

Depois da mudança

Após realizar a mudança, não se esqueça de avisar sobre a troca de endereço para Bancos, empresas de Cartões de créditos, TV a cabo, Seguro de automóvel, Seguro de saúde, Previdência Social, Detran etc. Comunique, também, à administração dos condomínios onde você mora e o de onde irá residir sobre as datas e horários de sua mudança.

About The Author

Administrador formado pela UFF, é um apaixonado por Administração e por tudo o que compõe o mundo corporativo. Busca disseminar todo conhecimento sobre estes temas através da internet. É editor do blog Sobre Administração desde 2006.

One Response