Somos visitados diariamente por centenas de pessoas que vêm em busca de informações sobre como fazer um bom currículo, para assim aumentarem as suas chances de conseguir o tão sonhado primeiro emprego. São inúmeros questionamentos sobre o que colocar, como colocar, o que não colocar, etc., mas hoje vou me ater apenas a algumas dicas de preenchimento.

Antes de mais nada: Currículo bom não garante emprego

Essa informação pode ser nova para algumas pessoas, mas é a realidade. Ter um currículo ótimo ajuda, mas não garante o seu tão sonhado primeiro emprego.

Isso acontece porque muitas vezes um dos fatores determinantes para se contratar uma pessoa é conversa olho-a-olho, a famosa entrevista. Se você tiver um bom currículo, mas se mostrar, por exemplo, uma pessoa arrogante na entrevista, há uma grande chance de você não ser contratado (a não ser que o perfil da vaga exija uma pessoa um pouco mais arrogante, algo que eu sinceramente acho que é difícil – não impossível – acontecer). Ou ainda se você chegar na entrevista e se mostrar uma pessoa insegura, que é mais passiva do que pró-ativa, também há uma boa chance de perder a vaga se houver um concorrente que se mostre mais seguro do que irá fazer, mais pró-ativo.

Bom, vamos então às principais dicas!

Valorize a sua formação

Geralmente o que é mais valorizado nos currículos é a experiência profissional. Por isso que é altamente desejável colocar informações sobre as atividades que eram desenvolvidas em cada função. Mas como fazer isso se você nunca trabalhou?

Enalteça as duas coisas que mais são observadas em currículos de pessoas que não tem experiência profissional anterior. A primeira delas é a formação.

Você está no segundo grau? Está na faculdade? Fez algum curso? Desenvolve alguma atividade extra-curricular no seu curso/faculdade? Alguma atividade voluntária? Coloque não só a sua formação, mas alguns trabalhos interessantes que tenha realizado no decorrer de cada curso. Um belo exemplo disso é um amigo meu que foi o coordenador de um grande evento de design aqui em Brasília – o qual participaram mais de 3.000 pessoas – e o fez enquanto cursava o penúltimo semestre da faculdade de Design Gráfico, sem nunca ter trabalhado antes na área ou ter coordenado algum evento. Isso foi um dos fatores determinantes para ele conseguir o seu primeiro emprego na área de design, segundo ele mesmo diz.

Esse tipo de experiência mostra o quão dinâmica é a pessoa, se ela é interessada, se estuda os assuntos pertinentes à atividade que está sendo realizada e se também investe no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. Acredite, essas são coisas bem valorizadas pelos selecionadores, tanto para novatos quanto para profissionais experientes.

Liste as suas qualificações

O outro ponto do currículo que os selecionadores mais observam em candidatos que ainda não têm experiência profissional anterior, é a parte das qualificações. É aqui que você irá informar tudo o que você sabe fazer que poderá te ajudar a conseguir a vaga desejada.

Por exemplo, pense que você está se candidatando à uma vaga de atendente de telemarketing em uma grande empresa. Um dos fatores primordiais para essa vaga é ter conhecimento de computadores e de algum dos pacotes Office mais comuns do mercado. Você tem facilidade para mexer com computadores e sabe trabalhar no Office? Coloque como uma das suas qualificações.

“Mas o exemplo acima foi apenas uma qualificação técnica. E se eu tenho outras habilidades que possam me ajudar se eu conseguir o emprego?”

Com certeza deve colocá-las. Você é comunicativo(a)? Coloque na parte de qualificações pessoais. Você descobriu que tem vocação para liderar equipes? Coloque também na área de qualificações pessoais.

“Não estou cursando nenhuma graduação!”

É bem comum acharmos pessoas que não têm condições de bancar uma graduação em instituições particulares, e como a concorrência por uma vaga nas universidades públicas é muito grande, sabemos que ingressar em uma pode demorar algum tempo. Mesmo para essas pessoas, buscar o primeiro emprego não é impossível.

Se você se encaixa nessa situação acima, a minha recomendação é que você se torne uma pessoa auto-didata. Existem milhares de livros que podem te ajudar na profissão que deseja atuar, existem milhares de sites e blogs por aí com informações extremamente úteis e por último, mas não menos importante, existem alguns sites e empresas que disponibilizam cursos de graça para que você possa começar a investir (sem pagar nada) no seu futuro profissional. É trabalhoso? É, mas não podemos esperar que um emprego caia de presente no nosso colo.

Vejam alguns exemplos de sites e empresas que fornecem cursos de graça:

  • FGV – Fundação Getúlio Vargas
    Talvez a melhor instituição privada de ensino do país. Oferece vários cursos on-line e presenciais de graça, bem como vários cursos pagos também. FGV é sinal de excelência em ensino.
  • SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
    É uma instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade. Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminando conhecimentos em Comércio de Bens e Serviços.
  • Banco Real – Sustentabilidade
    O Banco Real tem investido bastante no tema “sustentabilidade” e fornece alguns cursos e palestra para interessados no tema. Como as empresas estão buscando ser sempre mais sustentáveis, vale a pena conferir.

Tem alguma dúvida? Tem alguma idéia de preenchimento que não está aqui? Conhece algum outro site com cursos grátis? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

Quer aprender mais sobre currículos?

Se você quer obter mais informações sobre currículos para aumentar consideravelmente as suas chances de ser chamado para uma entrevista e conseguir o seu primeiro emprego, assine agora mesmo o nosso newsletter e receba no conforto do seu email as útlimas publicações do blog sobre esse e outros assuntos pertinentes. Basta preencher seu nome, email e clicar no botão “Assinar” logo abaixo.

Modelo de currículo para pessoas ainda sem experiência

Por último, quero compartilhar um outro texto que publicamos aqui no blog com mais dicas sobre currículos e com um modelo que preparamos para que você, profissional com pouca ou nenhuma experiência, consiga ter um norte na hora de criar o seu currículo. Clique aqui para ler o texto “Modelo de currículo para o seu primeiro emprego“.

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

40 Responses

  1. luciana de almeida

    Parabéns!
    vcs me ajudaram muito .

  2. simone

    oie eu estou querendo trabalhar mas so que eu nao tenho nehum curso terminei o ensino medio e agora quero trabalhar como posso fazer meu curiculo???bj

  3. Leandro Cardoso

    olá, tenho 20 anos, moro no RJ, terminei meu curso profissionalizante de informática em novembro de 2009 e atualmente estou cursando o primeiro ano do ensino médio, que tipo de vagas estão disponíveis para quem nunca trabalhou e terminou o curso profissionalizante? Obrigado.

  4. Lorrane Oliveira

    Olá, em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo artigo, realmente me ajudou muito.
    mas tenho algumas dúvidas: eu tenho certo conhecimento em informática e possuo um ingles básico, mas nunca fiz curso nessas áreas, fui meio autodidata nesse sentido, sendo assim, como expor minhas habilidades no curriculum se eu não tenho como prová-las?
    Obrigada

    • Bernardo Pina

      Você pode colocar os conhecimentos na parte de qualificações mesmo sem ter nenhum curso para provar. O que pode acontecer muitas vezes é, durante a entrevista, o selecionador pedir para você mostrar seus conhecimentos e provar ao vivo que você os tem. Aconteceu muito comigo.

  5. Ninel

    Olá, parabéns site!!!
    muit obrigada pelas dicas ótimas e muito utéis!!!
    nunca trabalhei, mas já assisti muitas palestras no orkut sobre vendas e atendimento em consultório no youtube com Mário Persona.
    gostaria de saber se posso colocar no currículo?
    e onde eu coloco e como?

    • Bernardo Pina

      Ninel, cursos e palestras normalmente são inseridos no currículo caso você tenha um diploma ou documento que comprove a sua participação. Isso porque as empresas pedem sim esses comprovantes.

      Mas acredito que você possa colocar na parte de qualificações, que você tem conhecimentos na área de vendas (sem citar nenhuma palestra ou curso em específico). Em uma entrevista, se o assunto vier a tona, você poderá falar ao entrevistador.

      Abraço!

  6. Ninel

    Obrigada!! :))
    ah que pena que não vou poder inserir as palestras
    então, sobre experiência com vendas eu tenho com minha mãe tb que é vendedora autônoma, e eu saio com ela tb.
    tudo de bom pra vc!!
    abraço.

  7. Ninel

    Olá, tudo bom?
    eu de novo… rs*
    Olha só, como eu coloco que sei informática (excel,Power Point).
    o que sei aprendi no youtube tb.
    e eu baixei o currículo aqui, mas não tem qualificações
    não :(
    um ótimo inicio de semana!!
    abraços.

  8. Karola

    EMPREGO PARA PESSOAS SEM EXPERIÊNCIA= MISSÃO IMPOSSÍVEL

  9. Ana Caroline

    Você poderia postar algumas informações para elaboração de curriculo para primeiro emprego, para aquele que ainda estão com cerca de 16 anos, e proucuram emprego em qualquer área? Obrigada

  10. Maria Eduarda

    olá!
    Gostaria que me enviasse um modelo de currículo atraente para estágio de técnico em logística,pois não sei como fazer já que nunca trabalhei, ou seja, não tenho esperiência profissional.

    • Bernardo Pina

      Maria, infelizmente não prestamos o serviço de criação de currículos para nossos assinantes. O que nós fazemos é criar textos como esse, que dão dicas diversas e úteis para que nossos próprios leitores consigam preencher seus currículos, ok!?

      Abraço!

  11. Natalia

    Gostaria de saber uma coisa,eu ja tenho um modelo de curriculo,é sobre minha formação em enfermagem,só que eu não conclui o curso e agora estou tentando montar outro curriculo para me candidatar a uma vaga de emprego em outra area(comercio,atendente em clinicas,…) e não sei como montar o modelo,poderia me ajudar?eu baixei varios modelos diferentes,mas todos me parecem confusos.

    • Bernardo Pina

      Natalia, é difícil conseguir modelos prontos para as mais diversas atividades profissionais que existem. O que você pode fazer é adaptar o currículo que você já tem removendo as atividades não relevantes à nova profissão que você quer, adicionando o que for relevante.

      Abraço!

  12. Andre Castro

    Boa noite e que ainda nao tive experiencia de emprego e quero arranja 1°emprego sinto que ta um pouco dificil porque tenho 20 anos e somente curso de computação basica queria saber quais os cursos que podeirão me ajudar a arranja esse tão 1° emprego

    Obrigado

    • Bernardo Pina

      André, acho que quem vai poder te ajudar melhor com essa pergunta é algum profissional que atue na área que você quer atuar. Ele poderá lhe direcionar aos cursos que aumentarão as suas chances de contratação.

      Abraço!

  13. antony

    bom como eu quero trabalha como atendente no bobs mais nunca trabalhei antes oque coloco em experiencia profissional??

  14. Rafael T.

    Bernardo, obrigado pelas dicas, estou há horas pesquisando no Google e os melhores textos que li foram os seus.
    Estou dando uma olhada nos sites que você passou.
    Mais uma vez, obrigado

    • Bernardo Pina

      Que bom que você gostou, Rafael. Fico muito feliz que nossos textos sobre currículos estão ajudando a você e a tanta gente por aí, principalmente quando você fala que os melhores que encontrou foram aqui no Produzindo.net, pois esse é realmente o nosso objetivo. =)

      Fique sempre atento às novidades do blog assinando o nosso feed ou newsletter (links no início da barra lateral), pois sempre estamos compartilhando dicas sobre currículos, entrevistas e outros assuntos relacionados a crescimento profissional e mercado de trabalho em geral.

      Grande abraço!

  15. Romildo

    Cara, suas dicas são muito boas! Mas eu tenho algumas questões… Um amigo meu perguntou se eu quero fazer um estagio de administração e eu falei claro, mas tenho que fazer um curriculo, tenho 16 anos e estou cursando o 2º ano do ensino médio… fiz curso Office, e Analista de Suporte Tecnico( Montagem e manutenção, manutenção de computadores e redes), mas estou com duvida em o que escrever em OBJETIVO , e INFORMAÇÕES ADCIONAIS. Tem como vc me dar uma força? flw

    • Bernardo Pina

      Essas duas seções (objetivo e informações adicionais) são opcionais. Ainda assim, se você quiser preenchê-las, na parte de OBJETIVO, você pode escrever qual é o seu objetivo profissional, o que você quer em um emprego novo. Na parte de informações adicionais, você deve colocar alguma informação sobre você que não se enquadra nas outras seções, mas que você acha que vale a pena se informar para a empresa.

      Abraço!

  16. Leon

    Olá Bernardo
    Eu tenho 17 anos e acabei de concluir o ensino médio, eu lí todas as indicações do site e elas realmente me ajudaram a fazer um curriculum bom. Ainda assim me sinto inseguro quanto a algumas informações, pois não sei se elas cabem. Por exemplo, ano passado eu fiz um teste vocacional muito completo com a minha psicologa, e, por não ser um teste vocacional comum muitas informações adcionais vieram, tais como:
    Grafico de potencial intelectual e aptidões;
    Perfil de personalidade;
    e um texto que mostra minhas principais caracteristicas e comportamentos num ambiente de trabalho. Assim como dicas para melhorar (afinal, ninguem é perfeito rs)
    Minha dúvida é: posso coloar minhas aptidões no curriculum? Assim como algumas informações muito interessantes como grau de sociabilidade, criatividade e auto-crítica? Se sim, eu coloco essas informações nas qualificações pessoais, certo?

    Se não for abusar muito de sua boa vontade, poderia responder a essas perguntas no meu E-mail? eu ficarei sem computador por alguns dias, ainda assim conseguirei acessá-lo, e preciso muito dessas informações

    obrigado pela atenção, o site é muito útil e me ajudou muito.

    • Bernardo Pina

      Leon, as qualificações pessoais são itens que você já tem, não algo que você tem aptidão para ter. Entende a diferença?

      Sendo assim, não recomendo que você coloque essas informações no seu currículo, ok?

      Abraço!

  17. Priscila Isabele

    oi…
    muito obrigada pelas dicas que vc dá, mas eu tenho uma duvida, eu estou a procura do meu primeiro emprego, o que eu posso colacar como objetivo. algo que fique atraente. mas que ñ de a impressão que eu estou desesperada por um emprego

    • Bernardo Pina

      Priscilla, no início de março nós deveremos lançar uma série de textos falando sobre currículos. Assine o Produzindo através do feed, twitter ou newsletter e aguarde novidades.

      Abraço!

  18. Wesley

    Olá,

    Tenho 21 anos e não faço faculdade. Nunca trabalhei (por comodidade mesmo) e não sei como proceder pra fazer um currículo para o 1º emprego. Tenho apenas dois cursos (muito distintos, por sinal): curso de inglês completo e estou terminando um curso de música no conservatório. Tenho também noções básicas de informática, mas nunca fiz curso. Eu gostaria de trabalhar em alguma escola de inglês, até por causa da minha facilidade com o idioma (fluente), mas:

    1- Será que só isso seria suficiente?

    2- Seria relevante mencionar sobre esse curso de música?

    3- Não tem problema se o currículo parecer meio “vazio”?

    4- Devemos sempre nos referir a nós mesmos na 3ª pessoa?

    5- Devo mencionar que não sou muito extrovertido?

    Aguardo a resposta.

    Obrigado.

  19. Beatriz

    Oi
    Adorei as dicas. Já fiz meu currículo e não coloquei objetivos você disse é opcional. Assinei o feed e aguardo novidades.

    Obrigada
    Abraço

  20. Luana

    Olá, faço faculdade na área da licenciatura, estou no segundo período, e nunca tive um emprego; Quero conseguir um emprego numa escola para me aperfeiçoar na profissão. Sempre trabalhei ajudando a minha mãe (ela é costureira), e participo também da coordenação de um clube de desbravadores que lida com adolescentes.
    Como posso colocar essas informações no curriculo? Informações como: liderança, trabalho em grupo, organização, deve ser colocado ou isso é demais. Não quero um curriculo maquiado.

    Grata

    • Bernardo Pina

      Luana, esse é um assunto meio extenso para falar em um comentário. De ante-mão, digo que estamos preparando um material que irá te ajudar muito ao preencher um currículo. Fique atenta ao blog, pois você verá novidades sobre esse assunto muito em breve.

      Abraço!

  21. Ludmila

    Olá! Li o texto e me ajudou muito, porém, não consegui identificar o que exatamente colocar na parte de experiência profissional, já que não é legal deixar em branco e nunca trabalhei antes… Bom, eu terminei a faculdade de Turismo no fim do ano passado, estou em busca do meu primeiro emprego, se puder sanar esse duvida, desde já agradeço! Abraços.

  22. Daiana

    Faço curso tecnico em administração, mas nunca trabalhei. Estou ajudando uma colega da minha sala a fazer um blog da minha turma.
    É recomendável eu colocar isso no meu currículo? E como posso estar colocando nele?
    Ah e é recomendável colocar nas minhas qualidades o item ‘ânsia em aprender’ ou algo do gênero?

    • Bernardo Pina

      Se você for publicar seus textos nesse blog, vale a pena colocá-lo no seu currículo. No meu currículo, criei uma seção chamada “Projetos Pessoais” aonde coloco informações sobre o Produzindo.net e outros blogs/projetos que participo.

      Na parte de qualidades, não recomendo que coloque nada do tipo. Pode ser considerado por alguns como um “auto-elogio”, e se esse for o caso, não será bem visto.

      Abraço!