Confesso que até ontem, eu tinha um conceito errado de leitura dinâmica. Relendo um trecho do livro “Você está louco?” do Ricardo Semler, achei os seguintes parágrafos:

“Como eu tinha essa sede insaciável por leitura, fiz um curso aos 17 anos que me marcou bastante. Tinha tudo para ser um pega-trouxa: ‘leia 100 páginas por hora em apenas 90 dias’. Inscrevi-me, volúvel que era. O curso se baseava num conceito apenas: o de que a nossa velocidade de leitura está adstrita à nossa capacidade de falar cada palavra.

Ou seja, mesmo lendo de forma silenciosa, em nosso cérebro vocalizamos cada palavra. Assim, a velocidade máxima de leitura fica na faixa das 30 páginas por hora. Se por outro lado, aprendêssemos a olhar cada palavra como se fosse uma imagem, esse constrangimento de velocidade desapareceria. A palavra ‘cavalo’ traria à mente o bicho em si e não seria necessário verbalizar as três sílabas. Palavras de conexão e adjetivos seguiriam o raciocínio de que a simples visão daquela palavra remeteria a seu sentido. Isso se somava ao uso do dedo para forçar uma velocidade de leitura, algo similar a um metrônomo, usando o pé para imprimir o tempo.

Eu era jovem e facilmente impressionável – hoje dificilmente acreditaria nessa explicação – e fiz o curso inteiro. E não é que passei a ler 100 páginas por hora?”

Quer dizer então que esse é o segredo da tão falada leitura dinâmica? A técnica que eu conhecia era uma técnica de leitura seletiva, onde você passa os olhos rapidamente pelas frases não lendo todas as palavras, mas sim captando a idéia que o texto quer transmitir. Essa técnica é muito útil, mas é muito falha pois pode deixar passar importantes aspectos do texto sem que notemos.

A partir de hoje, estarei treinando a técnica de leitura mencionada no texto. Creio que seja difícil no início, mas encaro isso como uma reaprendizagem da leitura. É como se eu fosse começar do zero. Já me considero um ávido leitor (leio em torno de 60 páginas por hora), mas como meu tempo anda cada vez mais escasso, aprender a ler mais rápido é tudo o que eu preciso.

Mãos a obra!

Ricardo Semler -Você está louco?
Clique aqui para adiquirir hoje o seu exemplar
de “Você esrá louco!” de Ricardo Semler.

8 Responses

  1. Adriano

    Opa.

    Eu também me interesso em aprender algum método de leitura dinâmica. Por isso, peço que assim que concluires teu treinamento, exponha o resultado, por favor.

    Agora, quanto a ler 30 páginas por hora ou 60, isso é relativo ao tamanho da página. Ou não?

    Sds.

    Adriano.

  2. Bernardo Pina

    Sim, também pensei a mesma coisa que você quando li isso. Conversando com um colega que já fez um curso de leitura dinâmica, descobri que essa contagem é feita baseando-se no tamanho mais comum de páginas, justamente o tamanho do livro “Voce está louco!”, do Semler. =)

    Realmente, esse número é relativo. Mas o marketing é bom! ;)

  3. Felipe Hummel

    Eu acho que poderia ler mais rápido… Acho que todo mundo gostaria de poder ser mais eficiente. Mas obviamente sem deixar de entender completamente o que está lento (se for assim perde o sentido).

    O modo citado no texto é interessante. Estou lendo o “Deus, Um Delírio” do Richard Dawkins. Vou ver se aplico essa técnica. Qualquer coisa eu mando um e-mail e a conta do psicólogo para cá se eu ficar doido tentando enxergar a imagem de um cavalo ao ler “cavalo” heheueh.

    Abraço!

  4. Bernardo Pina

    rsrsrsrsrs… confesso que reaprender a ler não é um processo fácil. estou relendo o livro citado acima, tentando aplicar essa técnica… ainda sem resultados aparentes. só um pouco de dor de cabeça… rsrs

    mas se um monte de gente consegue, eu também consigo! ;)

  5. Bruno (TaRuGo`)

    60 por hora? huaehuaehuaehuae

    aaahhhh fala sério!

  6. Bruno Sanches

    Sempre achei o assunto muito interessante, mas encontrei pouco material. Acredito que o método deva funcionar, com bastante treino e prática…

  7. suelen

    Muito legal a dica!!!

    vou deixar uma da minha ultima leitura:

    o livro A Ordem é Amém….é muito bom espero que gostem!!!

    sinopse:
    Joseph Sulivam , um antigo corretor de imovéis , encontra na igreja a saída para seus problemas financeiros,e nessa nova trajetória , se torna pastor de mais uma igreja evangélica.Depara com situações que o levam a caminhos contrários da verdade , enganando os fiéis , e aumentando o seu patrimônio pessoal , mas DEUS tem planos para reverter essa situação.

    ele esta no site:

    http://www.seteseveneditora.com.br