Vocês já pararam para pensar nisso? Quantas pessoas você conhece que sabem se comunicar nessa língua? Eu não conheço nenhuma. Ainda…

No governo Lula as negociações com a China aumentaram significativamente. Investidores chineses e brasileiros estão apostando nessa parceria, o que pode ser muito vantajoso para os pequenos e médios empreendedores e para assalariados.

Ideograma Chines - KamiAlgumas pessoas que tem uma visão positiva em relação à esse investimento, estão investindo na sua carreira estudando a língua chinesa, o mandarim. A língua é difícil de aprender, pois existem muitas formas de falar uma mesma palavra e cada forma tem um significado completamente diferente.

Aqui vai a dica: pergunte aos seus colegas de trabalho, faça uma pesquisa na internet e descubra o mercado que existe para as pessoas que sabem falar mandarim. Se for o caso, invista também na sua carreira e entre para um curso.

Obs.: Se você já se encontra nesse meio, compartilhe conosco deixando um comentário falando sobre o mercado para pessoas que saibam se comunicar nessa língua. O Produzindo.net agradece!

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

14 Responses

  1. Baduel

    Hum…está e uma idéia que já havia me interessado…vamos ver o que os outros leitores tem as nós dizer.

  2. Bernardo Pina

    rsrsrs… mas por incrível que pareça, tem alguns cursos na internet. se são bons, aí ja é outra história… =D

  3. Fabiano

    Penso que o mais difícil no caso do chinês é encontrar escolas que ensinem de forma convincente a língua. Em São Paulo é mais fácil encontrar escolas e, de fato, são pouquíssimas pessoas não descendentes que dominam o idioma. “Wo iau töö tsun-wan” (Eu quero estudar chinês. =¬)

  4. Bernardo Pina

    Um amigo meu está fazendo chinês e ele (por mais nerd que ele seja) está tendo muita dificuldade para aprender a língua. Mas creio que isso lhe dará um bom futuro profissional… =)

    • paulo

      estou procurando alguem que possa dar aulas de chines para 2 pessoas por favor entre m contato…sou de maringa 9131.0084

  5. Guilherme Miksza

    uhmm, interesse é o que não falta hehehehe
    Preciso de alguém em Cascavel – PR
    há não ser que você ensine on-line….
    abraços

  6. Lo Lai

    Olá Bernardo!

    Estudei no Brasil desde pequena e agora estou de volta à China.
    A sua constatação é de fato verdadeira. É só observar a quantidade de brasileiros que vem à Shanghai a cada semestre estudar e praticar oq ue já foi estudado de chinês. Garanto que é um gráfico ascendete.

    Sobre cursos on line, temos cursos muito bons para começar ou complementar o estudo de chinês, dentre eles, recomendo o http://www.askenny.cn
    E um site gratuito e você pode deixar dúvidas para que outros aprendizes e professores respondam.

    É isso, qualquer coisa, estou à disposição: lilian.at.shanghai@gmail.com

  7. Robson Pereira

    Eu faço aulas de Chinês com uma professora particular, e falo com toda sinceridade que é muito prazeroso aprender este idioma, parece ser difícil mas não é, e hoje como só se fala em globalização é muito importante falar outra lingua, lembrando que na China poucas pessoas falam o Inglês.

  8. Carol

    Reconheço a importância do idioma de meus pais.
    A China vem ganhando significativa relevância nesse mundo globalizado.

  9. tatiane

    Olá…
    alguém sabe como eu consigo fazer curso de mandarim perto de cascavel pr?

  10. Priscila

    Eu conheço um site onde vc pode aprender não só mandarim como muitos outros idiomas..se quizer fazer de graça tbm dá mais é mais basico..mais se pagar (q não´é caro) vc pode pegar até certificado! o nome é LIve Mocha.
    Super indico..atrave´z dele faço inglês, francês e mandarim.