Você já trabalhou em um projeto onde existam subprojetos utilizados e alterados por várias pessoas?

Esse é um dos principais erros de organização em um projeto. Quando existem várias pessoas dando manutenção em um código, sempre há perda de tempo para corrigir os problemas gerados. Veja alguns pontos a serem observados:

  • Trabalho extra
    Se você quer alterar um código que uma outra pessoa já terminou de codificar, é necessário que haja uma preocupação sobre o impacto que será gerado nos outros projetos dessa pessoa. Caso não haja essa preocupação, haverá trabalho extra para ela e, possívelmente, para você também quando a outra pessoa resolver “corrigir” o problema alterando o código que você mexeu.
  • Stress
    No cenário acima, é muito comum as pessoas se estressarem umas com as outras por ter que mexer novamente no que já estava pronto e funcionando.
  • Prazos
    Com o trabalho extra, os prazos são comprometidos.
  • Perda de código
    Se não forem usadas ferramentas de controle de versão e merge, é possível que trechos de códigos sejam perdidos.

Esses problemas citados acima são críticos quando se tem um prazo a cumprir. Uma solução rápida é centralizar a manutenção do subprojeto em um único profissional que será selecionado exclusivamente para atender as solicitações relacionadas, tratando-as como prioridade máxima.

Estamos passando por um problema semelhante no meu trabalho e uma boa solução encontrada por nós foi essa. Se um dia você passar por uma situação semelhante, fica aí a dica! Se você tiver outras dicas, compartilhe-as conosco!

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

4 Responses

  1. Gustavo Sales

    Na minha opinão ter um owner do código é importante somente se não for utilizada nenhuma metodologia ágil de desenvolvimento.

    O XP, por exemplo, define a propriedade coletiva para produção do código e isso é possível por também ter o desenvolvimetno orientado à testes (TDD).

  2. Bernardo Pina

    Realmente, existem metodologias que abrangem o trabalho em grupo em um mesmo projeto e corrigem as falhas geradas por isso através de métodos específicos, como é o caso do XP e TDD. Obrigado pelo complemento! =)

  3. Bernardo Pina

    Daniel, sim, existe vários métodos de controle de versão. Fora o CVS, ainda tem o SVN também. =)