O Christian, do blog CHR Investor, publicou um texto com dicas de livros sobre a crise financeira que estamos vivendo. Achei o texto muito interessante e com a sua devida autorização, quero compartilhar as dicas dele com vocês. Veja abaixo o seu texto.

———————————————————————————————————–

A crise financeira atual pode ser comparada à Grande Depressão dos anos 30. E assim como naquela época, hoje em dia, muitos “especialistas”, procuram identificar as causas que levaram ao caos atual e tentam traçar cenários futuros para a economia no mundo.

Sem dúvida, o momento não poderia ser mais propício para a literatura financeira. Diversas publicações começam a brotar nas livrarias, tentando suprir a demanda por informação do indivíduo comum, que foi surpreendido pela gravidade da crise e pela possibilidade de ser diretamente atingido.

Pensando nisso, resolvi garimpar alguns títulos que considero interessantes, para que o meu leitor possa se familiarizar com o que de fato ocorreu com a economia americana e perceber que estamos diante de uma nova ordem econômica mundial, talvez menos capitalista e neoliberal, mas muito mais homogênea.

livro-a-solucao-para-o-subprime-robert-schillerA Solução Para o Subprime , Robert J. Shiller
(clique aqui para comprar esse livro)

A crise do subprime é, em seu cerne, o resultado de uma bolha especulativa do mercado imobiliário que começou a explodir em 2006 nos Estados Unidos, e causou rupturas em muitos outros países na forma de fracassos financeiros e forte contenção no sistema global de crédito. Neste livro, Robert Shiller argumenta que a bolha do mercado imobiliário americano cresceu a esse ponto porque a sociedade não soube lidar com bolhas especulativas. A solução para o subprime, explica o que aconteceu e aponta que medidas devem ser tomadas para reestruturar os fundamentos institucionais da economia financeira e do mercado imobiliário americano, tanto com relação à tomada de decisões de curto prazo para aliviar a crise quanto a mudanças de longo prazo que inibam o desenvolvimento de bolhas, estabilizem o mercado imobiliário e os mercados financeiros de todo o mundo.

Principais Características:

  • O autor é o maior especialista em crises financeiras, previu essa crise e entende de psicologia de mercado
  • Livro curto e ótimo para quem deseja entender profundamente as mudanças no mundo atualmente

livro-a-crise-de-2008-e-a-economia-da-depressao-paul-krugmanA Crise de 2008 e a Economia da Depressão , Paul R. Krugman
(clique aqui para comprar esse livro)

No livro A Crise de 2008 e o Retorno da Depressão Econômica, Krugman analisa os últimos acontecimentos na economia globalizada da atualidade e revela ao leitor que diversas formas de restrição ao capital podem ser postas em prática. O autor demonstra ainda como a falta de planejamento para acompanhar o sistema financeiro cada vez mais fora de controle levou os Estados Unidos, e o mundo em geral, a enfrentar a maior crise financeira desde os anos 30. O autor aponta as medidas que devem ser tomadas para conter a crise e reverter uma economia instável numa recessão profunda. Este livro será o pilar fundamental para o debate sobre como devemos reagir à crise financeira atual.

Principais Características:

  • Paul Krugman ganhou o prêmio Nobel de Economia de 2008
  • O livro analisa a economia global no momento de crise
  • Livro foi traduzido pelo tradutor oficial do Krugman no Brasil
  • Em reconhecimento ao seu trabalho, a Associação Americana de Economia deu a Krugman, em 1991, a medalha John Bates Clark, prêmio dado a cada dois anos para o economista com menos de 40 anos que fez uma contribuição significativa para o conhecimento econômico.

livro-o-segundo-mundo-parag-khannaO Segundo Mundo , Parag Khanna
(clique aqui para comprar esse livro)

Ambiciosas tentativas de explicar as interações da geopolítica do século XXI têm ficado aquém das expectativas – até agora. O jovem acadêmico Parag Khanna, consultor de política externa da campanha de Barack Obama, eleito uma das 75 pessoas mais influentes pela revista Esquire, conduz os leitores por uma viagem vibrante. Mostra como a era de hegemonia dos Estados Unidos foi substituída por outro padrão, em que a União Européia e a China competem com os EUA na modelagem da ordem mundial, em bases inéditas.

O autor analisa as estratégias dessas três grandes potências pela conquista das nações emergentes, aquelas que servem de fiel da balança num mundo multipolar, cujas decisões podem alterar o equilíbrio global de poder. Segundo o The Washington Post, “a investigação de Khanna é notável, fundamentalmente por sua análise do Segundo Mundo: uns cem países transicionais como o Brasil, a Ucrânia e o Irã, que não se qualificam nem como ricos e avançados estados industriais, nem como nações menos desenvolvidas”.

No prefácio da obra o autor aponta as perspectivas de sua investigação: “Se as relações humanas são uma questão de ´conquistar amigos e influenciar pessoas´, a geopolítica busca conquistar parceiros e influenciar países. Alinhados ao longo dos três grandes impérios mundiais e espremidos entre eles, os Estados do Segundo Mundo são a principal arena de comparação das estratégias das superpotências para expandir a base global de seu poderio e solapar os rivais.”

livro-o-novo-modelo-dos-mercados-financeiros-george-sorosO Novo Modelo dos Mercados Financeiros, George Soros
(clique aqui para comprar esse livro)

Em meio à mais grave comoção financeira registrada em décadas, George Soros investiga as origens dessa crise e argumenta que o paradigma hoje dominante para os mercados financeiros é ao mesmo tempo falso e induz ao erro, e que a única maneira de evitar o desastre econômico é explorar uma nova estrutura de conceitos sobre o funcionamento dos mercados. Em um ensaio que combina conhecimento e densidade filosófica, ele oferece uma contribuição inestimável para o entendimento da grande crise de crédito que o mundo atravessa e suas implicações para as nações e para a economia global.

livro-mercados-em-colisao-mohamed-el-erianMercados em Colisão, Mohamed A. El-erian
(clique aqui para comprar esse livro)

Mesmo antes da eclosão da atual crise financeira, a economia mundial já estava sofrendo um processo de importantes modificações. oferecendo previsões sobre desenvolvimentos futuros, el-erian, um dos maiores especialistas em finanças da atualidade, dirige seu foco para nos ajudar a entender melhor o novo cenário econômico e financeiro e, ao mesmo tempo, limitar a exposição a novos riscos. Além de oferecer uma exaustiva análise e uma clara perspectiva dos eventos recentes, traça um mapa detalhado para encontrarmos o melhor caminho por este novo cenário econômico. Para que você nunca seja pego de surpresa, os eventos recentes são colocados no devido contexto, proporcionando as ferramentas que podem ajudar a interpretar os mercados, obter benefícios da mudança global e navegar pelos riscos.

livro-a-reconstrucao-do-sistema-financeiro-global-martin-wolfA Reconstrução do Sistema Financeiro Global, Martin Wolf
(clique aqui para comprar esse livro)

Martin Wolf apresenta um histórico do sistema financeiro mundial das últimas três décadas, mostrando as origens da atual crise econômica, comparando com outros choques anteriores e propondo alternativas de soluções onde a segurança da economia global dependeria da habilidade dos países emergentes em desenvolver sistemas financeiros fortes baseados em suas moedas domésticas. Construída em oito capítulos, a obra parte de uma comparação histórica com outros momentos econômicos mundiais do passado, discute o liberalismo e a globalização, mostra como se passa da crise para o desequilíbrio, e apresenta os caminhos para um ajuste e reforma globais na busca de um mundo mais estável.

por Christian Cayre

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

4 Responses

  1. BRUNO

    Interessante texto, com ótimas indicações de livros.
    Outros títulos, que poderão ajudar a entender melhor a crise financeira, são: “A lógica do cisne negro” de Nassim Taleb, “Mercados financeiros fora de controle”, de Benoit Mandelbrot e “Salve-se quem puder”, de Edward Chancellor.

  2. Ádila Campos

    Oiii Bernardo!!!
    seus textos são otimos,parabéns!!!
    essas indicações de livros são otimas,andei pesquisando
    sobre eles,as informações são de muito valor
    principlamente p vestibulandos como eu!!

    Obrigadoooo

    boa semana