por Felipe Piazentin

O ambiente de trabalho é sempre uma incógnita, pois cada local têm suas “normas” de comportamento e diferentes estilos de pessoas, o que pode nos confundir um pouco na maneira como nos devemos nos comportar no nosso emprego.

Há empresas cujas regras são mais rígidas, enquanto outras o ambiente é mais descontraído. É importante você detectar em qual ambiente você está inserido. E essa é a nossa primeira dica.

Leitura do ambiente

Essa dica é válida não somente para o trabalho, mas para qualquer situação da vida.

Antes de você chegar dando opiniões e tentando se enturmar com os companheiros, é importante você fazer a leitura do local. Se a galera for bastante aberta e o ambiente for bastante descontraído, não perca a oportunidade participar das conversas. Porém, se você notar que o ambiente é mais fechado, não tente bancar o popular logo de cara, deixe isso para os horários mais tranquilos, como os de almoço.

A primeira impressão não é a que fica!

Quem nunca ouviu alguém dizer que “a primeira impressão é a que fica”? Bem, isso não é muito verdade. Vai dizer que você nunca passou por uma situação na qual não foi com a cara de uma pessoa quando a viu pela primeira vez e depois percebeu que ela era super bacana?

Vá trabalhando o seu relacionamento e mostrando suas habilidades no dia a dia. Não precisa mostrar tudo logo de cara. Vá com calma e, se o trabalho estiver sendo bem realizado, o reconhecimento vai chegar.

Esteja sempre disposto a aprender

Essa pode parecer uma dica meio manjada, mas nunca pare de aprender e de evoluir como pessoa e como profissional.

Se suas habilidades forem evoluindo com o tempo, você vai ser visto como um profissional versátil, que está sempre disposto a melhorar em prol da empresa.

Se você é um cara que não sabe mexer em Excel, por exemplo, aprenda. Se um dia você precisar trabalhar com a planilha de fluxo de caixa da sua empresa, isso vai ser necessário.

Entregue tudo no prazo

Não importa se o número de trabalho que foi passado para você supera o que você está acostumado a fazer e, por esse motivo, tenha que fazer um pouco de hora extra para conseguir entregar todas as tarefas em dia. O importante é nunca atrasar uma entrega por um motivo bobo, como não entregar pelo fato do seu horário já ter batido e você não ter terminado. Fique e termine!

Foco total no novo trabalho

Por mais que você já tenha tido empregos melhores do que o atual, é importante focar no que você está no momento. Não que você deva abandonar uma área que hoje em dia você não esteja atuando, mas você precisa ter a noção que no presente sua atividade é outra e, que por isso, você tem que focar nela.

Falar de experiências anteriores com tom de saudosismo pode não pegar muito bem no novo emprego.

Siga os conselhos

Outra boa dica é seguir os conselhos que foram citados acima. Assim, sua chance de conseguir sucesso no novo trabalho se potencializam.

About The Author

Este texto foi escrito por um autor convidado. Você pode encontrar mais detalhes sobre ele (ou ela) ao final de cada texto. Se você também quer ter seus textos publicados por aqui, acesse a página "Escreva para o Produzindo.net" e saiba como você pode compartilhar suas idéias com nossa comunidade!

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*