Gostaria de avisar para nossos leitores que estou abrindo um período de experiência desabilitado o parâmetro nofollow dos comentários.

Temos muitos leitores regulares que tem blogs e que estão sempre contribuindo para o crescimento do Produzindo.net. Nada melhor do que retribuir esse carinho com os links nos comentários.

Para realizar esta alteração, achei um plugin chamado Dofollow, criado por Denis de Bernardy.

Mas como nem tudo são flores, sempre haverá os engraçadinhos que irão fazer spam ou irão fazer comentários sem pé nem cabeça apenas para ganhar links (também considerado por mim como spam). Esses comentários serão sumáriamente apagados sem nenhum aviso prévio.

Se isso começar a me dar muita dor de cabeça, vou voltar com o nofollow. Portanto, use esse benefício com responsabilidade. =)

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

Related Posts

9 Responses

  1. Pedro Villalobos

    Eu uso o plugin LinkLove pra isso. Você configura um númeor minimo de comentários pra remover o nofollow, ai evita os engraçadinhos :)

  2. j. noronha

    Não conhecia o Link Love, é interessante a idéia de liberar o link para os primeiros a comentar, por exemplo.

  3. Bernardo Pina

    A idéia é boa… Mas por quê segurar os links apenas para os primeiros comentários? Não é justo penalizar alguém que quer comentar em um artigo antigo. Ainda mais em um blog de conteúdo qualificado onde todo o conteúdo do site é útil para todos indiferente da época da visita. =)

  4. Daniel Docki

    Gostei da ideia Bernardo
    Eu que estou com o primeiro blog, to com uma dificuldade de parar para escrever, e tbm to começando a entender esses plugins do wordpress, muita informação…isso ta me deixando doidinho….

  5. Bernardo Pina

    Rs… Só não fiquei doido com todas essas possibilidades porque antes de lançar o Produzindo.net, estudei muito sobre wordpress e suas características (incluindo os plugins).

    Não se preocupe em fazer tudo de uma vez… Conforme você vai escrevendo e vivenciando a blogosfera, você vai conhecendo novas formas de melhorar o seu blog. Isso é o curso natural das coisas… =)

  6. Espíritos Livres

    A ideia é boa, mas existe também um movimento contra o no follow nos comentários, porque causa spam e tudo mais, tem lado bom e ruim, abraço!

  7. Rafael

    Parabéns pelo post Bernardo. Queria tirar uma duvida antes de instalar o dofollow no meu wordpress. Ele só vai funcionar a partir do terceiro comentario que a pessoa deixar, está correto? Tem como reprogramar isso no código? Abraços e sucesso ao seu blog.