* por Pilar Diniz

O cupom de desconto parece ter roubado a cena das compras online de vez, desbancando as chamadas compras coletivas. O motivo é simples: este novo nicho de negócio é mais vantajoso e honesto para os consumidores. Como eles não precisam pagar nada de forma antecipada, não há o risco de ser enganado e ter que acionar o Procon para reclamar pelos direitos do consumidor.

cuponsEnquanto nas compras coletivas, o internauta precisa utilizar o seu cartão de crédito ou emitir boleto bancário para pagar por um determinado produto ou serviço com desconto, nem sempre relevante de fato, tendo que efetuar uma reserva com horário pré-estabelecido para o consumo, no cupom de desconto este mesmo internauta imprime os cupons com ofertas para produtos e serviços diretamente da sua casa sem ter que pagar antecipadamente por isso, dirigindo-se ao local, no horário que quiser, para o consumo. E os descontos podem passar de 70%.

No entanto, o cupom de desconto possui as suas próprias regras: existe uma exigência para que os internautas efetuem um número mínimo de lances para que uma determinada empresa possa emitir esses cupons gratuitos. Funciona assim: você, interessado em uma oferta gratuita, se cadastra e emite um único lance para o produto ou serviço que desejar. Supondo que seja um Cupom de Desconto Walmart, outras pessoas também precisam se cadastrar e emitir os seus lances para esta oferta. Caso a Walmart atinja a meta, todos poderão usufruir do cupom gratuito oferecido pela empresa.

No Brasil, os consumidores possuem grande receio em serem enganados ou de pagarem por algo de má qualidade ou para estar em locais em que não serão bem tratados. Já nos Estados Unidos, a sensação de novidade não existe, pois a cultura de cupons de desconto já faz parte da rotina dos norte-americanos e não estão presentes apenas na Internet. Ao adquirir pizza por delivery, por exemplo, eles ganham desconto na próxima entrega se guardarem as caixas do alimento.

Para quem tem dúvidas sobre quais produtos ou serviços são anunciados em cupons de descontos brasileiros, basta ter como base o comportamento dos antigos sites de compra coletiva. Você pode pagar muito pouco por tratamentos estéticos, idas ao salão de beleza, gastronomia, pacotes turísticos, aparelhos eletrônicos, objetos utilitários, filmes, livros, discos e muito mais.

O avanço da tecnologia nos últimos tempos tem melhorado ainda mais a experiência de compras pela Internet. Hoje é possível emitir os cupons até mesmo por meio de aplicativos nos aparelhos celulares smartphones. Existem aplicativos que informam através de GPS quais lugares próximos a você aceitam cupons de desconto e em qual plataforma é possível realizar a impressão. Outras pessoas procuram até mesmo saber de gente conhecida ou desconhecida que está nestes lugares através do mesmo cupom de desconto.

sucessoO primeiro cupom de desconto foi inventado no ano de 1888 pela empresa Coca-Cola. A intenção da gigante fabricante de refrigerantes era popularizar a bebida através de cupons de desconto gratuitos com os quais era possível tomar Coca-Cola de graça. Se deu certo nesta época, porque não agora em 2013? Hoje a Coca-Cola está nos copos da maior parte da população mundial e se tornou imbatível. Logo, os cupons são uma ótima opção de negócio para as empresas que ainda estão em dúvida se entram nessa ou não. Elas não precisam utilizar este tipo de recurso apenas para a promoção de vendas. Uma estratégia bem delineada pode fazer com que o seu negócio se consolide no mercado, se expanda, obtenha uma identidade de marca ou posicionamento no segmento da empresa.

Para o seu negócio entrar na onda dos cupons de oferta é importante pesquisar e estar atento a tudo o que as plataformas do segmento de cupom de desconto possuem a oferecer em troca e quais são as exigências para a sua empresa ser divulgada por elas. Aquela história de alta visibilidade é muito importante, mas não deve ser o diferencial oferecido pela plataforma em questão.

  • thales

    No site que você anunciou não tem nda a um preço com desconto. Desconto de 10% em qualquer lugar dá. Bobo é quem acredita em desconto de 10%.