O mercado acionário tem atraído muitos investidores iniciantes, pessoas que arriscam milhares de reais e algumas vezes não tem idéia do terreno onde estão pisando. Não é fácil fazer dinheiro, ainda mais com ações. É necessário muito estudo, muita análise e um mínimo de conhecimento sobre especulação.

“Mas afinal, o que é isso?”

A meu ver, a especulação é um dos pilares de influências sobre os valores das ações. É nada mais, nada menos, que a previsão que os investidores fazem sobre uma determinada ação.

Quando uma pessoa bem preparada se interessa em comprar uma ação, se interessa por algum motivo. O primeiro passo depois do interesse é pesquisar se esse motivo procede procurando informações gerais sobre a empresa a fim de formar uma opinião sobre ela ter ou não um futuro promissor.

“E como a opinião das pessoas influencia no preço das ações?”

Lei da oferta e da procura. Conhece?

No caso das ofertas públicas de ações, a quantidade de ações a serem liberadas é fixa. O que varia é a quantidade de pessoas interessadas. Essas pessoas se baseiam nas suas especulações sobre o futuro da ação e quanto mais pessoas preverem um futuro promissor, mais irão querer comprar. O que acontece? O preço sobe.

É por isso que geralmente, IPO’s (Initial Public Offer ou Oferta Pública Inicial) são bons negócios. Muitos investidores esperam para ver como o mercado vai reagir a essas novas ações e só depois compram (ou não) as ações. E o preço sobe novamente…

Resumindo: especulação sobre o mercado acionário e financeiro está diretamente ligada à previsões sobre instituições, sobre possíveis acontecimentos, sobre pessoas envolvidas, etc. Tudo o que diz respeito ao que você quer saber.

Difícil? É. Mas eu nunca disse que era fácil.

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

10 Responses

  1. João Vítor Lima

    muito bom o comentpario.

  2. Raoni

    Bom dia,
    trabalho na mesa de operações da Eum corretora de valores e me interessei bastante pela sua página. Estruturo operações para clientes PF, já que esse é o foco do nosso negócio, e estou procurando parceiros na internet que possam me indicar novos clientes. Gostaria de propor uma parceria que se baseia no incentivo financeiro por cadastro que o senhor pudesse me enviar e fosse efetivado com sucesso na corretora. Peço, por favor, entre em contato comigo para podermos negociar de forma mais formal.
    Tel: 3525 3510
    Cel: 7464 0464
    E-mail: raoni@eum.com.br
    Obrigado pela atenção.
    Raoni Going.

  3. Raphaella Teixeira

    Discordo totalmente com seu ponto de vista sobre o mercado de ações. Tenho 17 anos, meu namorado tem 19 e nós investimos no mercado de ações pelo home broker.
    Tiramos nossas conclusões a partir de análises gráficas que são EXTREMAMENTE simples, além das facilidades oferecidas pela corretora, como a opinião de analistas especializados no assunto, que nos ajudam a tomar as decisões certas.
    Basta um mínino conhecimento de como funciona o mercado e a escolha de uma boa corretora para começar a investir.
    Sem contar que o mercado é muito mais proveitoso para quem pretende usufruir de seus lucros a longo prazo, o que praticamente não exige preocupações com as altas e baixas de preços.

    • Bernardo Pina

      Eu também discordo do seu ponto de vista. Mesmo com as facilidades que as corretoras oferecem, você nunca vai conseguir fazer um patrimonio muito grande sem conhecimentos sólidos nas mais diversas áreas que você deseja aplicar. Se você quer ganhar pouca coisa, você consegue. Se você quer enriquecer, você precisa estudar MUITO sobre MUITA coisa. =)

    • Luiz

      E eu discordo da sua.
      Análises gráficas são apenas análises que mostram o preço (se a análise for do preço) de determinada ação. Apenas isso.

      Quanto mais pessoas quiserem comprar determinada ação, mais o preço vai subir.
      Quanto mais pessoas querem vender determinada ação, sem pessoas para comprar, o preço da ação vai cair.

      Comprar "por que acha que vai subir" ou vender "por que acha que vai cair" é especular.

      "Basta um mínino conhecimento de como funciona o mercado e a escolha de uma boa corretora para começar a investir."
      Para isso é preciso análise e estudo, do mercado e da corretora.

      "Sem contar que o mercado é muito mais proveitoso para quem pretende usufruir de seus lucros a longo prazo, o que praticamente não exige preocupações com as altas e baixas de preços."
      Proveitoso para quem estudou as companhias e seus balanços e está full time comprando e vendendo em grandes quantidades. E, com certeza, exige preocupação investir a longo prazo. Como não estarei preocupado se a ação estiver se desvalorizando?

  4. Raphaella Teixeira

    Mas é um tanto quanto óbvio que para ganhar muito dinheiro é necessário investir muito dinheiro, e conhecimento sempre ajuda. Contudo, vou lhe dar um exemplo de pessoas que em 2003 investiram R$ 10.000 na Usiminas e em janeiro desse ano tiveram uma valorização de quase 9.000%!
    É óbvio também que não se pode esperar que na crise em que atravessamos os lucros sejam exorbitantes.
    Mas investindo em empresas sólidas e distribuindo as ações em vários setores, as chances de um prejuízo são pequenas, no caso de um investimento a longo prazo. E começar a investir agora é uma boa, pois as ações estão baratas com tendência a crescer futuramente.
    E é de fato assim que o mercado funciona com muitas oscilações.

    Atenciosamente, Raphaella.

    =)

    • Tiago Alves

      E essas pessoas investiram na Usiminas porque? Por conta de muito estudo e análises dessa empresa.

    • zeca do milhão

      ações baratas?? n existe ações baratas…elas valem oq o mercado ta pagando…ação barata é aquela q custa 0,01 cents…

    • Luiz

      Elas tiveram valorização por que os resultados da Usiminas foram positivos.
      Mas, o que faz a ação subir é a quantidade de pessoas querendo comprar a ação de determinada companhia.
      Com certeza se a Usiminas apresentasse bons resultados, e ninguém tivesse interesse por suas ações, elas se desvalorizariam.

      "E é de fato assim que o mercado funciona com muitas oscilações"
      Especulações geram oscilações.

  5. Jax

    Gostei muito pessoal.. sempre é bom um pouco mais de conhecimento!!