Os pontos chave para se conseguir um emprego são (nessa ordem):

  1. Ter uma boa qualificação/experiência
  2. Ter um bom currículo (link para a parte 1 da série de artigos sobre currículos)
  3. Saber ser entrevistado

Muitas pessoas ficam nervosas ao serem entrevistadas para uma vaga, muitas vezes por causa de despreparo para essa entrevista. Hoje eu quero compartilhar com vocês algumas das perguntas mais famosas que os selecionadores utilizam. Dessa forma, você pode se preparar melhor para as entrevistas e ficar mais confiante, o que pode fazer muita diferença.

entrevista-de-emprego-01

Leia com atenção e prepare-se para ouvir algumas delas (se é que já não ouviu).

Sobre você

  1. Fale sobre si
    A maioria das entrevistas começam com esse questionamento. Isso oferece ao selecionador um primeiro contato o qual vai servir para que se possa começar a criar um perfil psicológico inicial do candidato.
    1. Armadilha(s): Muitos candidatos, por não saber o que falar, falam sobre a sua vida profissional, desde seus primórdios. O selecionador não quer ouvir sua história, quer saber sobre você.
    1. Resposta(s): Seja mais objetivo na sua resposta. Não enrole muito e fale diretamente sobre as suas qualidades profissionais e psicológicas, mostre-se confiante sobre isso e você já irá causar uma boa primeira impressão.
  2. Quais são suas maiores qualidades?
    Essa pergunta não tem segredo. A minha principal dica aqui é: não minta. Pior do que uma má impressão numa entrevista é causar uma má impressão em um trabalho que você conseguiu falando que tinha qualidades que você não tem.
    1. Armadilha(s): Cuidado para não exagerar. Se você exaltar por demais as suas qualidades, você poderá parecer arrogante e causar uma má impressão no selecionador. Cuidado!
    1. Resposta(s): Já tenha em mente as qualidades que mais chamam a atenção em você. Alguns bons exemplos são: Inteligente, honesto(a), facilidade de adaptação, senso de humor, facilidade de comunicação, dedicado(a), racional, pró-ativo, líder, persistente, etc.
  3. Quais são seus maiores defeitos?
    Tenha muito (SUBLINHADO)cuidado(/SUBLINHADO) com essa pergunta. Essa é uma das perguntas mais clássicas e que, para pessoas bem treinadas, fala muito sobre você. Veja como.
    • Armadilha(s): Você admitir suas fraquezas, poderá proporcionar uma impressão de honestidade, mas uma má impressão como profissional. Da mesma forma, fazer passar uma qualidade por ponto negativo pode passar uma idéia de fuga ou artificialidade.
    • Resposta(s): Diga que você não consegue lembrar de nenhuma característica profissional que possa comprometer o seu desempenho no cargo que você está concorrendo. Também tente acrescentar um ponto negativo real juntamente com a forma que você trabalha com esse ponto negativo de forma a não deixar esse problema influenciar negativamente no seu dia-a-dia.
  4. Quais são os seus interesses pessoais?
    • Armadilha(s): Essa pergunta visa basicamente saber quais atividades você tem fora do trabalho e a que ponto você está envolvido com elas. Se esse ponto ameaçar em alguma coisa o seu trabalho (muitos entrevistadores pensam em disponibilidade para horas extras, outros apenas se você cumprirá o que lhe é pedido), você pode ser automaticamente descartado.
    • Resposta(s): Você pode usar essa pergunta a seu favor destacando atividades físicas e intelectuais que você exerça. Se você gosta de ler, mostre que você gosta disso, que você se mantém sempre atualizado.
  5. Você tem disponibilidade para viajar e/ou mudar de cidade?
    Essa pergunta não é nenhuma pegadinha. Normalmente quando o entrevistador faz essa pergunta, é porque a vaga que você está concorrendo será ocupada por uma pessoa que viaje ou que tenha possibilidade de mudar de cidade. O meu conselho para essa pergunta é: não feche as portas imediatamente. Diga que você poderá estudar propostas a esse respeito mas que não vê nenhum problema se a mudança for para o bem de ambos, empresa e funcionário.
  6. Quais são seus objetivos a longo prazo?
    Aqui os selecionadores querem saber qual é a sua ambição em relação à empresa. Eles querem saber se você quer ganhar a vaga apenas como um emprego temporário antes de conseguir outro melhor ou se você está entrando para seguir carreira.
    • Armadilha(s): O problema aqui é que se você já falar nome de cargos altos que deseja ocupar, você pode parecer ambicioso demais (e isso pode incomodar alguns chefes ao mesmo tempo que agradar outros). Da mesma forma, se você for muito vago nessa pergunta, você pode parecer que não se preocupa muito com o seu futuro.
    • Resposta(s): De forma geral, é melhor parecer um pouco mais ambicioso do que parecer vago. Uma pessoa com um pouco de ambição faz bem para a empresa porque essa normalmente é a que mais se dedica ao trabalho porque quer crescer. Portanto, tente conhecer um pouco da realidade negocial da empresa, mostrar que você já conhece um pouco sobre o que você quer ser.

Sobre sua carreira

  1. Quais foram suas realizações no emprego anterior?
    Quais projetos concluiu com êxito? Manteve sempre o prazo? Aumentou o faturamento da empresa? Aumentou o lucro da empresa? Reduziu custos? Motivou sua equipe? Tenha sempre respostas para essas perguntas e para outras que possam surgir sobre suas realizações. Tente relembrá-las bem como lembrar como você as realizou. Isso pode ser bem útil.
  2. Qual foi a decisão mais difícil que você teve que tomar até hoje?
    O objetivo dessa pergunta é te pegar desprevinido e fazer você falar a verdade, sem nenhuma resposta preparada. Se prepare antes para um possível questionamento sobre isso e explique por que a decisão foi difícil, qual foi a decisão e porque você tomou tal decisão. Falar os benefícios que você obteve também pode ajudar.
  3. Você consegue lidar com pressão e prazos curtos?
    Uma pergunta fácil, mas você tem que parecer convicto. Responda “Absolutamente” e dê exemplos de projetos que você trabalhou sob pressão e como você conseguiu lidar com isso.
  4. Porquê está saindo do emprego atual?
    • Armadilha(s): Nunca fale mal dos seus antigos empregos nem dos seus antigos chefes. Alguém que fala mal de uma empresa em que trabalhou pode muito bem falar mal da empresa que trabalha (no caso a empresa que está entrevistando).
    • Resposta(s): Você pode dizer que está buscando novos horizontes e desafios, que quer trabalhar com novas pessoas, em uma empresa com uma diferente visão e política. Pode ainda dizer que está buscando alguma característica específica da empresa entrevistadora.
  5. Como você se sente precisando trabalhar a noite e/ou em finais de semana?
    Poucos gostam de trabalhar a noite e nos finais de semana, mas sempre evite posições negativas.
    • Armadilha(s): Essa pergunta pode te eliminar se você responder negativamente. Se o entrevistador lhe perguntar isso é porque a vaga possivelmente irá necessitar de você nesse tipo de período.
    • Resposta(s): Você pode falar que não se importa em trabalhar fora do horário comercial porque você gosta do que faz. Se for verdade, pode falar também que a sua família concorda com o seu trabalho fora de horário convencional porque eles sabem que o trabalho é importante para você.
  6. Porquê ficou tanto tempo sem trabalhar?
    Essa é uma pergunta difícil se você já está a um bom tempo fora do mercado de trabalho. Cuidado…
    • Armadilha(s): Pessoas desempregadas já a algum tempo podem significar que não são bons profissionais. Os entrevistadores estão sempre de olho nisso.
    • Resposta(s): Tente enfatizar que você esteve fora por vontade própria, porque você procurava um emprego que atendesse às suas expectativas, tal como a vaga que você está tentando preencher.
  7. Porquê você teve tantos empregos?
    • Normalmente o entrevistador não busca uma pessoa que irá sair logo da empresa. Dessa forma, se você tiver um currículo com diversas passagens por diversas empresas em um curto período de tempo, pode ser um ponto negativo.
    • Resposta(s): Antes de mais nada, se você teve muitos empregos em menos de um ano, considere em remover os menos importantes do seu currículo. É melhor ver uma pessoa que passou um tempinho desempregada do que uma pessoa que fica pulando de emprego em emprego. Você pode responder essa pergunta falando que você esteve em vários empregos como uma forma de crescimento profissional, que você estava em busca de conhecimentos necessários para entrar numa vaga que precisasse de tais conhecimentos.

Essa foi a primeira parte do artigo, espero que vocês gostem. Em breve a segunda parte!

12 Responses

  1. Gustavo Periard

    Excelente material Bernardo.
    Demorou, mas saiu!!hehe
    Parabéns.

    Um abração pra vc e ótimo 2009.
    Gustavo Periard

  2. Gabriel Kaoru

    Muito bom seu Blog, principalmente para pessoas q buscam um primeiro emprgo. Parabens

  3. eline de souza

    bom adorei pois estava insegura.pois tive q fazer uma entrevista e vcs me ajudaram bastante.pois é a minha primeira entrevista…obrigado!

  4. Vilmar Júnior

    Parabéns pelas informações cedidas nesse artigo.

  5. gabriela

    Vou fazer 16 anos, e estou tentando fazer um currículo para mim; mas tenho apenas curso de inglês básico e estou cursando o intermediário. Como eu posso por essas informações no curriculum?

    Eu sei usar o computador, mas não tenho nenhum curso nessa área devo colocar essa informação no currículo?

    • Bernardo Pina

      Sim, Gabriela, coloque o curso de ingles. Aqui mesmo tem um texto que publiquei com um modelo de currículo para o primeiro emprego. Se for de interesse, clique aqui.

      Se você sabe mexer com Word, Exel, Powerpoint, é bom colocar pois tem muitas empresas que o usam. Se você mexe com algum programa de editar imagens também…

  6. leticia silva

    olha adorei o seu blog.tirei varias dúvidas bq eu tinha vc me ajudou bastante,obrigada e parabéns.

  7. Andressa

    oi..nossa suas dicas são muito legais,eu estou terminando o ensino medio no curso normal,mas não estou querendo seguir essa carreira e, sim atuar em outros ramos,e como não tenho nenhuma experiência profissional,estava procurando umas dicas…e aki aprendi e ja obtive uma ideia de como sera ano q vem..rsrs muito obrigada! bjus e parabéns!!!

  8. Caroline L.

    oi vc esta de parabens pela seu blog ! consegui tirar muitas duvidas que eu tinha estou estudando suas resposta para eu ter uma boa entrevista !
    obrigada ….

  9. Ana Paula

    Olá Bernardo, sou a Ana Paula do Grupo NATAL, rsrs! Estou a vasculhar a net a procura de perguntas/respostas para entrevistas de emprego, percebi que tudo é muito parecido, minha maior dúvida é em relação a "quais são seus pontos negativos/defeitos?" Uma pergunta de resposta um tanto ampla né? Do ponto de vista de que "eu visto pelo outro nem sempre sou o mesmo" ( Pe Fábio de Melo) o que para alguns pode ser um defeito, para outros pode ser uma qualidade. Não posso me definir como pessoa, pois estou em crescimento em construção… É não é fácil. Vou continuar minha procura, add a meus favoritos seu blog! A paz!