Volta e meia recebo emails de pessoas perguntando se nós veiculamos textos de pessoas que não façam parte da nossa equipe, prática comumente chamada de “guest post” ou posts de autores convidados. Para responder a todos, a resposta é SIM, nós veiculamos textos de terceiros.

Contudo, para manter o padrão de qualidade que sempre adotamos aqui no blog, foi necessário produzir algumas determinações que servirão de guia para qualquer um dos nossos leitores que quiser publicar textos no Produzindo.net. Se você aceitar e seguir as regras abaixo, aumentará consideravelmente a chance do seu texto ser publicado.

GUIA PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

  • O texto deverá estar dentro da temática do blog e deverá se encaixar em uma das categorias disponíveis. Elas estão disponíveis na barra lateral, na aba “Categorias”.
  • O texto deverá ser produzido por você e não veiculado em nenhum outro veículo de informações (seja impresso ou digital). Ou seja, o post deverá ser publicado exclusivamente no Produzindo.net, mas poderá ser referenciado ou linkado em outros textos (de sua autoria ou não).
  • Você pode inserir, uma mini-biografia ou um mini-currículo, de no máximo 40 palavras, com um link para seu blog/site, se assim o desejar.
  • Inclua sempre todas as informações solicitadas no formulário de envio, com exceção do link de referência que só é necessário no caso de fazer referências à outros textos e do mini-currículo, se desejar.
  • Escreva sempre com português correto, acentuação, pontuação e sem abreviações desnecessárias. Se houver necessidade, utilize o auxílio de um corretor ortográfico de alguma ferramenta de edição de texto, tal como o contido no Microsoft Word (Microsoft Office).
  • A opinião do autor é mais valorizada do que uma simples notícia.
  • Seu texto poderá ser editado, reformulando frases de forma a melhorar o entendimento da idéia, mas nunca alterando a idéia que o autor quis passar. Se o texto for alterado, será enviado para aprovação do autor antes da sua publicação.
  • Os textos não devem conter tags SEO, links de afiliados e qualquer tipo de tag de monetização.
  • Os textos deverão conter de 750 a 1500 palavras.

COMO ENVIAR

Você poderá enviar seu texto através do formulário abaixo ou enviando um email diretamente para contato@produzindo.net. Nesse último caso, não se esqueça de colocar o assunto como “[TEXTO] – <título do seu texto> – “.

Seu nome
(Campo obrigatório.)

Seu e-mail
(Campo obrigatório. Seu e-mail será omitido na publicação do texto para prevenir qualquer tipo de SPAM)

Seu mini-currículo
(Informe um mini-currículo com no máximo 50 palavras para exibir junto com seu texto)

Seu site
(Informe o site pessoal ou blog. Se não possuir um, basta deixar esse campo em branco.)

Título do texto

Corpo do texto
(Seu texto e sua formatação poderão ser editados. Se o seu texto ou notícia vier de alguma fonte específica, citar a fonte entre parênteses.)

Link de referência
(Caso o seu texto tenha como base uma fonte de informações, coloque nesse campo o link para essa fonte mesmo que já tenha sido citado no texto. Caso contrário, simplesmente deixe o campo em branco.)

DÚVIDAS FREQUENTES

  1. Você irá me fornecer um tema para que eu produza o texto?
    Resposta: Não, gostamos de deixar os autores livres para escrever sobre os assuntos que dominam ou que se sentem mais confortáveis para escrever sobre.
  2. Posso incluir meu email dentro do texto?
    Resposta: Não.
  3. Qual formato você gostaria de receber o texto?
    Resposta: Ou através do formulário de envio ou em formato .doc.
  4. Posso escolher a imagem que será veiculada junto com o texto?
    Resposta: Sim, mas é necessário que a imagem possua uma boa resolução (mínimo de 600 pixels de largura e mínimo de 600 pixels de altura), e também que a imagem não fira nenhum direito autoral. Entretanto, se você não fornecer nenhuma imagem, não tem problema. Eu mesmo escolherei uma imagem adequada.
  5. Meu texto não se enquadra em nenhuma das categorias do blog. Você poderia dar uma olhada nele?
    Resposta: Nós lemos todos os textos enviados. Contudo, só publicamos os textos que se enquadram nos assuntos abordados no blog.
  6. Posso escolher a data de publicação?
    Resposta: Não, mas você será informado quando seu texto for publicado.
  7. Você mencionou que poderá editar o texto. De quanta edição estamos falando aqui?
    Resposta: Depende de texto para texto. Em geral, são poucas modificações. O que normalmente ocorre é a mudança de alguns termos ou reformulação de algumas frases para melhorar o entendimento da idéia que o autor quis transmitir. Se o texto necessitar de muitas mudanças devido à má qualidade ortográfica, o caminho normal a seguir é a rejeição do texto.
  8. Eu posso aprovar essas edições antes da veiculação?
    Resposta: Sim.
  9. Posso escrever um artigo mais longo do que 1.500 palavras?
    Resposta: Se o conteúdo realmente necessitar, sim. Mas saiba que o texto pode ser quebrado em duas ou mais partes. 
  10. Para onde envio o meu texto?
    Resposta: Envie no formato .doc para contato@produzindo.net