Na semana passada, publicamos um texto mostrando algumas gafes que podem ser cometidas em uma entrevista de emprego. Separamos uma lista com mais alguns erros que você não deve cometer para que a sua entrevista prossiga bem e você aumente consideravelmente as chances de ser empregado.

entrevista

Não perguntar nada durante a entrevista

Você lembra quando falamos no artigo da semana passada que você não deve mostrar desinteresse? Pois bem, não fazer perguntas numa entrevista pode ser encarado por alguns selecionadores como uma falta de interesse sua em saber como a empresa funciona, sobre como o trabalho acontece, sobre as exigências da empresa, etc.

Muitas pessoas, inclusive, não passam logo de cara mais informações sobre a empresa justamente para ver se o candidato irá perguntar alguma coisa. Em entrevistas que eu mesmo participei (e posteriormente conduzi), esta foi uma boa técnica para observar qual é a reação do candidato quando lhe são passadas poucas informações.

Parecer arrogante

Veja bem, você pode ser o melhor profissional da área em que atua, o mais completo e com mais conhecimento. Se você demonstrar arrogância, você pode ser excluído da seleção. Muita gente não gosta desse tipo de gente.

Assim, fale das suas qualificações, comente sobre as conquistas que obteve na sua carreira, mas tudo num tom mais informativo, sem tentar demonstrar ser superior aos outros candidatos porque isso pode ser mal interpretado pelo selecionador, levando-o a achar que você está querendo demonstrar ser superior a ele. Assim, não corra o risco de perder um emprego a toa e haja mais naturalmente, de forma mais tranquila.

Demonstrar desequilíbrio emocional

Por mais estranho que pareça, eu já conduzi entrevistas em que o candidato à vaga começou a desabafar seus desafetos comigo. Veja bem, acredito que aquela pessoa estava precisando disso, mas… será que é numa entrevista que ela deveria realmente fazer isso?

Quando você for fazer uma entrevista, busque estar num estado de espírito mais tranquilo, relaxado e consciente do que você precisa fazer na entrevista. Se for o caso em que alguma coisa aconteceu na sua vida que te desequilibrou por qualquer motivo, dê preferência a tentar remarcar a entrevista do que ir do jeito que você está.

Foco excessivo no salário

Por mais ancioso que você esteja para descobrir quanto a empresa está pagando pela vaga ao qual está concorrendo, procure sempre tocar neste assunto apenas ao final da entrevista, depois de você ter conversado sobre a empresa, sobre o cargo, sobre as responsabilidades do cargo, sobre você e sua vida profissional, etc.

Trazer esse assunto à tona muito cedo pode dar a impressão que o salário é a única coisa que importa para o candidato, e isso pode causar uma má impressão logo de cara.

Mastigar chiclete ou balinhas

Esse é o tipo de coisa que, sinceramente, não deveria nem ser preciso falar, né? Mas como é mais comum do que parece, fica a dica: não coma balinhas nem mastigue chicletes numa entrevista. Se você estava fazendo isso, antes de entrar na empresa, jogue fora. Caso contrário, as reações do entrevistador podem variar de achar que você está com descaso até falta de respeito.

Não corra o risco.

Cumprimento estranho

Gente, um cumprimento profissional é algo bem padrão. Ambos estendem as mãos, as apertam levemente em sinal de respeito, e cada um parte para um lado. Nada de cumprimentos elaborados que você tinha na sua infância com o seu primo, nem high fives, nem soquinhos, nem nada do tipo.

Gestos sem controle

É sabido que a gesticulação traz benefícios para quem está apresentando suas idéias a um público determinado. O problema é que quando você está numa entrevista, você está num ambiente pequeno, num local com movimentação restrita e gesticular muito é desnecessário e até esquisito.

Assim, mantenha o controle sobre os gestos que fizer quando estiver falando e gesticule apenas o suficiente, quando necessário.

-

Bem, essas foram os problemas que separamos para compartilhar com vocês dos erros que não se deve cometer em entrevistas de emprego. Como a mente humana tem uma criatividade sem limites, tenho certeza que não são os únicos. Assim, se você tiver conhecimento de mais algum e quiser compartilhar conosco, deixe um comentário logo abaixo e nos fale do que se trata.

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*