Conforme vamos entrando mais a fundo no meio profissional, é muito comum sermos chamados para eventos que tem definições específicas sobre os tipos de trajes de seus convidados. Só que são tantos os nomes que muita gente acaba se confundindo. Você sabe, por exemplo, qual é a diferença entre esporte e esporte fino? Qual a diferença entre passeio e passeio completo, ou ainda o que é traje de gala?

Não sou consultor de moda, mas entendo um pouco sobre como vestir-se bem. Fiz uma seleção das vestimentas mais solicitadas no âmbito social explicando um pouco mais sobre cada uma e sugerindo alguns tipos de roupas para adequar-se ao estilo. Veja abaixo:

  1. Esporte
    Esse é o traje mais simples e mais informal, o traje que nós usamos no nosso dia-a-dia. É muito usado para eventos diurnos e ao ar livre.
    Atenção: Simples e informal não significa que seja qualquer roupa. É sempre essencial vestir-se bem.

    • Homens
      Calças jeans ou de brim com uma camisa de tecido ou camisa polo de malha. Dispensa gravatas e paletó, mas recomenda-se o uso de um blazer em dias frios. Para os pés, um “sapatênis” cai muito bem.
    • Mulheres
      Calças lisas ou estampadas, vestidos leves e floridos (inclusive os de alças), terninhos, bermudas, blusas. As bolsas devem ser de tamanho médio a grande e de material menos social possível. Use o mínimo de brilhos, jóias, bijouterias e afins. Pouca ou nenhuma maquiagem.
  2. Esporte fino / Passeio
    É o estilo mais intermediário, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído. Deve-se tomar mais cuidado pois existe uma certa formalidade presente.

    • Homens
      Aqui, recomenda-se o uso de calças sociais ou de brim em conjunto com uma camisa de tecido e um blazer. Se estiver frio, uma camisa de malha com gola rolê cai muito bem. Para os pés, um sapato com bico mais arredondado.
    • Mulheres
      Se o evento vai até as 18h, túnicas, pantalonas, tailleur com calça ou saia. Para a noite, o recomendável é o tão famoso “pretinho básico”. Os vestidos só vão até os joelhos (longuete), com tecidos mais nobres. Brilhos devem ser usados com moderação. Bolsas e sapatos devem ser médios.
  3. Passeio completo / Social
    É um estilo mais sério, usado em ocasiões de importância tal como reuniões, encontros de negócios, jantares, apresentações, etc.

    • Homens
      Para os homens é muito fácil. Terno e gravata. Nos ternos, é comum usar-se os lisos ou de dois padrões. Gravatas e sapatos escuros.
    • Mulheres
      Aqui, reinam os vestidos (longos a noite e longuetes de dia) e tailleurs. Decotes, fendas e transparencias (todos devidamente moderados) começam a aparecer mais. Os tecidos são nobres, as jóias ganham mais espaço. Os cabelos e a maquiagem tem que estar mais trabalhados.
  4. Gala / Black Tie / Traje a rigor
    São os trajes utilizados em bailes e eventos com muito glamour.

    • Homens
      Sem muita conversa, aqui usa-se o Smoking. O ideal é se usar a cor preta. Dê uma atenção especial ao seu caimento pois aqui, cada detalhe é muito importante. A gravata é borboleta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.
    • Mulheres
      Vestidos longos, normalmente com bainha abaixo do tornozelo (talvez até uma discreta cauda). Decotes, aberturas, transparências e brilhos podem ser usados. Saltos altos, meias finas (de seda), carteira pequenas ou de metal. Jóias, estolas e echarpes aqui tem seu lugar. A minissaia está proibida. Os cabelos podem estar soltos, mas o ideal é prender. A maquiagem é fundamental e deve estar perfeita.

Quer mais dicas para não fazer feio?

Se você quiser mais dicas para não fazer feio em situações pessoais e profissionais, assine agora mesmo o nosso newsletter e receba no conforto do seu email, em primeira mão, novidades sobre esse e outros assuntos que vão lhe ajudar a não fazer feio em qualquer situação. Basta preencher o seu nome, seu email e clicar no botão “Assinar” logo abaixo.

-

 

É sempre bom sabermos como nos vestir em qualquer situação. Se deixei escapar algum detalhe, deixe um comentário.

Atualização: A maioria dos comentários que estava surgindo era sobre dúvidas quanto a como se vestir e essa dúvida já foi sanada através do texto. Portanto, a partir de hoje, 05/02/2008, os comentários deste post estão fechados. Leia atentamente o texto que você saberá se a roupa que você deseja usar para alguma ocasião, é adequada para tal ocasião. =)

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

23 Responses

  1. Daniel Hypeman

    Opa, acabei de aterrissar aqui via Google. Era exatamente o que estava procurando. Parabéns pelo conteúdo.

  2. Adriano

    Valeu pela dica, pensava que Esporte fino / Passeio era bermuda com chinelão. rsrs

    Abraços

  3. Sonyelli

    Qual seria o tamanho ideal ou indicado para os vestidos no traje “Passeio completo / Social”?
    já que no esporte fino se fala no longuete e no traje de gala se fala no longo.

  4. Bernardo Pina

    Sonyelli, ficou meio em aberto isso no texto, né? Vou corrigir… Para “Passeio Completo” e “Social”, o vestido feminino deve ser longo se for à noite e longuete se for de dia.

  5. Pedro

    É errado dizer “esporte fino” !!

    Fonte

    “Traje passeio é o que no Brasil, erradamente, algumas pessoas insistem em chamar de ‘esporte fino’. Isto não existe. Pra que inventar? Não existe ‘esporte grosso’… “

  6. Bernardo Pina

    Pedro, “esporte fino” é um termo que ficou popularizado aqui no Brasil. Se é errado ou não, deixo isso a cargo dos profissionais da área. A idéia do artigo é mostrar ao leitor, como se vestir apropriadamente em ocasiões que pedem determinadas vestimentas. =)

    Mas foi uma ótima colocação essa sua, vou pesquisar sobre isso.

  7. Caroline

    Olá! Gostaria de saber se é adequado usar um vestido um pouquinho acima do joelho para uma ocasião que ocorrerá as 10h da manhã e no convite exige-se o traje passeio completo?

  8. Dayana Bittencourt

    Eu irei em uma aniversário de 15 anos, com o traje esporte fino. O horario é 22:00hs, será que eu devo ir de regata vermelha, calça jeans capri, e um sapato fechado sem salto.? Também devo nao abusar das bijuterias..? Devo colocar somente um colar, e algumas pulseiras vermelhas..?

  9. Alessandra

    Tenhu um aniversário di 15 anos para ir nessa sexta, as 21:00 hrs… e eu naum sei q roupa devo usar… gostaria q me desse dicas… eu tenhu apenas 15 anos… me de uma dica di acordo.

  10. Zenilza

    Achei ótimas as dicas,claras concisas, porém senti falta do traje “balada chique” dizem que é a última moda, mas nao consegui ainda alguem que me descreve como vc como é esse estilo.Poderia fazer isso por favor, tenho uma convite que pede este tipo de roupa.

  11. Bernardo Pina

    Dayana: Para trajes esporte fino, é mais recomendável um vestido longuete (por ser esporte fino) com cores mais discretas (devido ao horário). Para acompanhar o longuete, uma sandália. Sobre os acessórios, nada muito ousado. Use colares e anéis discretos. Se tiverem pedras, não escolha acessórios com pedras em cores diferentes no mesmo item.

    Zenilda: Eu sinceramente nunca tinha ouvido falar nesse novo termo. Mas com uma rápida pesquisa na internet, o que consegui descobrir é que o traje “balada chique” é um traje que é casual e ao mesmo tempo é elegante. Pense da seguinte forma: te convidam para ir na boate mais badalada e mais cara de São Paulo. Como você iria vestida? Uma boate requer um traje casual, mas nesse caso em específico não pode ser qualquer traje. ;)

  12. gnjhvcsd

    pow gente…mew ajuda aew…posso usar blusao,jeans e um tenis?? =( eh para amanha

  13. Bernardo Pina

    gnjhvcsd, não recomendável… se for sport fino e você quiser estar mais “descolado”, vá com uma calça de brim, sapato e uma camisa social.

  14. Priscila Fogaça lopes

    Ola tenho uma festa pra ir…vai começar as 7 da noite e nela vai ter uma premiação,logo apos um show do capital inicial…o traje é esporte fino mais no convite ta escrito mto luxo e glamour…bom nessa semana vi um vestido vermelho e outro preto ambos sao compridos..o preto tem pedrarias o vermelho pe de cetim…oq vc recomenda..por favor me ajude…grata!!

  15. Bernardo Pina

    Priscila, como o convite indica esporte fino, as pedrarias são desaconselhadas. Prefira o vestido vermelho e, se possível, longuete.

  16. Lourrane

    Gente eu tenho uma festa de 15 anos pra ir dia 26/01 e no conviteta escrito esportefino..
    entao durante os comentrios acima para mulher tem ki ser vestido longuete? a festa começa as 21:00 hrs…entao calça jeans com salto nada a ver neh?

    valeu

    desde ja agradeço…

  17. bete

    ADOREI AS DICAS, TRABALHO COM MODA E AS DÚVIDAS SEMPRE APARECEM. É MUITO BOM PODER OLHAR PRO CLIENTE E FALAR: ‘COM ESTE TRAJE COM CERTEZA IRÁ ARRASAR’, SEM MEDO DE ESTAR DANDO UM FORA.

  18. Eliane

    Oi, tenho que ir a uma festa de 15 anos dia 25/01, tenho um vestido longuete, preto básico, sem detalhe algum, a não ser um decote nas costas, tecido de caimento muito bom, gostaria de saber se posso usar bijuterias mais sofisticadas p compensar o “basicão” do vestido.
    Obrigada

  19. carla

    me convidaram p/ ir numa festa de 15 anos e no convite ta pedindo traje esporte fino, ai tava pensando ir com um vestido preto longo alguns detalhes de miçanga sera q tem algum problema ?

  20. Vanessa

    Tenho um baile de gala para ir, mas não sei que sapato devo usar. Por ser em fevereiro intuo que deveria ser sandália, mas preferia muito ir de scarpin. Tem problema?