por Gabriel Correa Santos
O cliente se torna cada vez mais exigente. Entregar um produto que satisfaça o cliente não garante que ele retorne à sua empresa no momento de uma nova necessidade, pois a satisfação já é esperada pelo cliente que adquire determinado produto. Ela não supera expectativas e não o encanta.
Esse momento de mudanças em que estamos vivendo, com tantas opções para os clientes, torna a fidelização um alvo distante de nossa realidade. Perpetuar sua atuação no mercado de maneira sustentável e contínua exige da empresa moderna mais do que qualidade no produto. Exige excelência tanto no atendimento, como também no processo de pós-venda.
A fidelização pede por atenção e respeito, pede por relacionamento. O relacionamento, por sua vez, está diretamente ligado a conhecer: o que você sabe sobre seu cliente? Está ligado também a amizade e parceria. Não apenas envio de cobranças e ligações por atrasos no pagamento.
Seja “diferente”
Tenha a consciência de que existem milhares de empresas em seu ramo. Para você se tornar especial, apresente-se de maneira única e relevante. Sirva bem a todo e qualquer cliente e tenha as pessoas certas ao seu lado para receber o cliente de maneira respeitosa e agradável.
Já é hora de aprender que seu negócio não se resume à divulgação e venda. É hora de cativar e encantar seus clientes através de diferenciais no atendimento, pós-venda, prazo, prêmios e inovações. E antes de tudo, conscientize todos os envolvidos, para que a empresa caminhe numa só direção.
[…] This post was mentioned on Twitter by Produzindo, Marina Oliveira. Marina Oliveira said: RT @produzindo: http://www.produzindo.net/fidelizacao-nao-depende-apenas-de-preco-e-qualidade-do-produto/ […]
Produto de qualidade e preco baixo nao sao diferenciais há muito tempo. Cliente exige muito mais das empresas.
Excelente, parabéns…vivo isso na pele em meu dia a dia.
Sds, Francisco