Jefferson: “Gostaria que você me sugerisse uma forma de abrir um negócio pela internet sem estar relacionado ao marketing multinível. E outras dicas de negócios.”

Fiquei especialmente feliz em ler a sua pergunta, Jefferson. Esse é um assunto que ronda a cabeça de muitas pessoas que já estão na rede mas ainda não fazem dinheiro (ou fazem pouco). É o caso de muitos blogueiros por aí.

A internet é cada vez mais utilizada em todo o mundo e o seu potencial de crescimento é absurdo. Quanto mais usuários a rede tiver, mais clientes em potencial você tem. Por isso acho que apostar nesse tipo de negócio pode te trazer grandes frutos.

Existem milhares de formas de se ganhar dinheiro através da internet. Para começar, o que digo é o seguinte: não é fácil.

Dinheiro não cai do céu para ninguém. É necessário trabalho duro para se conseguir firmar como um negócio e ganhar dinheiro com isso, principalmente na internet onde a concorrência é bem acirrada. Se você sabe disso e quer seguir em frente, gostaria de comentar algumas coisas que podem te nortear na escolha de qual negócio abrir. Vamos lá.

Mercados mais promissores

Observar quais são os mercados mais promissores pode te ajudar a escolher qual será o foco do seu negócio. Na minha opinião, existem dois setores que podem dar muito dinheiro se forem bem explorados.

  1. Portais de nicho
    Essa é uma área ainda muito inexplorada. Não é todo nicho que possui um grande portal onde se ache conteúdo de qualidade. Um exemplo disso? Xadrez. Pergunte para qualquer xadrista brasileiro onde eles buscam conteúdo sobre xadrez. Existem sites brasileiros que tem muita coisa boa para iniciantes mas quando falamos em nível intermediário/avançado, o jeito é recorrer a sites estrangeiros.
  2. Serviços
    A área de serviços tem um potencial de crescimento muito grande. Mas não adianta só oferecer o serviço de qualquer jeito e cobrar por ele. Hoje o grande advento da internet são os serviços grátis. O “Q” da questão é oferecer um serviço grátis e cobrar por funcionalidades extras do seu serviço.
    Exemplo? Você conhece o jogo Meteorus? É um jogo gratuito onde você controla um planeta no espaço, se evolui e trava guerras por recursos e milícias. A sacada genial foi cobrar por alguns serviços tal como mudança de setor, criar quadrantes (como se fossem galáxias agregadoras de planetas) privados para as alianças, receber e-mails em caso de ataques, etc. São opções que não são essenciais, mas que com certeza ajudam muito o jogador.

O que você gosta e o que você não gosta?

Não adianta você abrir um negócio em um setor que é promissor, mas que não lhe agrada. Se você não tiver paciência para dedicar seu tempo e dinheiro em uma atividade, é bem possível que esse negócio esteja fadado ao fracasso.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, se você abrir um negócio em uma área que lhe dê prazer de trabalhar, a possibilidade de você conseguir se dar bem é bem maior pois você se dedicará mais sem muito esforço.

O blog “Empreenda Já” fez um ótimo artigo que fala exatamente sobre isso. Vale a pena dar uma lida.

E aí?

Se eu estivesse no seu lugar e fosse abrir logo um negócio na internet, eu procuraria investir em serviços grátis com outros serviços adicionais pagos. É o que costuma dar mais certo se você consegue uma base boa de clientes.

Quaisquer outras dúvidas, críticas e sugestões, entrem em contato comigo através do formulário de contato.

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

7 Responses

  1. Felipe Hummel

    Opa cara, algum tempo atrás fiz uma série de posts no meu blog que pode complementa o assunto do seu post:

    Clique aqui para ver o artigo.

    Abraço!

  2. Gabriel Galvão

    Grande Pina!

    O que todos querem é encontrar uma fórmula mágica não apenas com a internet, mas principalmente pelo fato de não quererem pegar no pesado!

    Se você achar essa fórmula, manda pra mim!

    Grande abraço e obrigado pelo comentário!

  3. Juliano Bahia

    Gostei muito da sua citação do jogo meteorus como exemplo do setor de serviços, apesar que na minha opinião, o staff de lá ganhe mais dor de cabeça que dinheiro com ele, rsrsssss
    De qualquer forma a citação do ser artigo tá lá no http://noobmeteorus.zip.net/ com a recomendação pra ler o post!

  4. Tmr

    Agora sim fica o link,

    http://www.thinkbux.com/register.php?r=freakk

    Claro que o lucro é lento, mas é pago se for feitos em site de confiança, tal como este.
    Eu no meu caso já recebi 20$ aproximadamente, demorei 3 meses é certo mas não custou nada.. :)

    Cumps

    • Bernardo Pina

      Não sei se você pegou o espírito do artigo, mas em relação à esse site que você mostrou, vejo como um caso de sucesso o dono do site e não os usuários que ficam clicando nos links incessantemente. Digo isso porque, para você atingir uma boa quantia de dinheiro, você precisa ficar horas e horas diante do computador apenas fazendo cliques nos banners dos anunciantes. E se tem uma coisa que eu aprendi é que o nosso tempo é muito mais valioso do que o que eles oferecem…

      Em suma… À você e a todos os leitores, recomendo esse site como um caso de sucesso olhando apenas da perspectiva do dono do site. Ele sim está fazendo muito dinheiro com esse “negócio”.