Todos nós já chegamos a algum ponto da nossa vida em que nos pegamos com uma pilha de coisas para organizar e/ou a fazer, e não sabíamos nem por onde começar para resolver tudo. Certo?
Para nos ajudar a botar ordem na nossa vida, David Allen elaborou uma metodologia de organização que já ajudou centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, o GTD (Getting Things Done). Como somos todos fãs dessa metodologia aqui, no Produzindo.net, decidimos criar uma série de textos que irão mostrar o que é o GTD e ele como funciona, fase por fase.
Espero que você goste e que o GTD possa lhe ser tão útil como é para nós.
GTD: Metodologia Básica
GTD (GETTING THINGS DONE): PARTE 1 – INTRODUÇÃO
Neste primeiro texto da série, apresentamos todo o conceito da metodologia, explicando o que ela é, qual o seu objetivo e quais as fases que compõem o GTD. Também preparamos um fluxograma como um guia de referência rápida .
GTD (GETTING THINGS DONE): PARTE 2 – A FASE DA COLETA
Neste segundo texto da série, explicamos mais a fundo o que é a fase da coleta do GTD, uma fase de suma importância dentro da metodologia, pois precisa ser executada constantemente. Além dessa explicação, também colocamos algumas dicas que irão te ajudar bastante na hora de realizar as atividades pertinentes a essa fase.
GTD (GETTING THINGS DONE): PARTE 3 – A FASE DO PROCESSAMENTO
Esta é uma das fases mais importantes do GTD. É aqui que você vai analisar e entender cada um dos itens que foram separados na fase da coleta. Entenda neste texto como você fará isso e o que você vai fazer com cada um dos itens.
GTD (GETTING THINGS DONE): PARTE 4 – A FASE DA ORGANIZAÇÃO
Passada a hora da coleta de pendências e itens, e da hora de identificar e classificá-los, chegou a hora de começar a colocar a casa em ordem. É na fase do processamento que você aplica as definições que fez até agora para cada um dos itens que separou.
GTD (GETTING THINGS DONE): PARTE 5 – A FASE DA REVISÃO
Nesta penúltima fase do GTD, é hora de você parar um pouco para analisar qual é a situação atual das suas pendências e projetos, a hora de revisar tudo o que foi feito, o que está sendo feito e o que ainda precisa ser feito. É aqui que você consegue se adequar à mudanças que possam vir a ter acontecido em tudo o que você está organizando.
GTD (GETTING THINGS DONE): PARTE 6 – A FASE DA EXECUÇÃO
Esta é a última fase do GTD. É aqui que você executa as atividades que você juntou, identificou e organizou. Você verá que executá-las será mais fácil e prático, mas não se engane: ainda há algumas coisas que você tem que aprender, e as compartilhamos com você neste artigo.
Textos complementares
GTD – SUGESTÕES DE ITENS QUE PODEM IR DIRETO PARA A PILHA DE DESCARTE
Conforme os textos desta série foram saindo, notamos uma certa dificuldade nos nossos leitores em algumas partes da execução das fases do GTD. Uma das maiores dificuldades que pudemos notar foi o que definir como descarte, pois muitas pessoas estavam considerando até mesmo lixo como item necessário. Assim, separamos algumas dicas e uma lista com itens sugeridos para descarte.
GTD – QUAIS SÃO AS MINHAS CAIXAS DE ENTRADA?
Recebi algumas perguntas de alguns leitores nas redes sociais querendo saber como eu organizo as minhas caixas de entrada. Bem, resolvi então preparar um texto para mostrar exatamente como eu faço para armazenar os itens que eu obtenho na fase da coleta.