Estou com saudade de escrever artigos um pouco mais técnicos. Estive conversando ontem com um colega analista de organização e métodos e comentávamos que muitos analistas ainda se confundem com esses dois termos tão parecidos de nome e tão diferentes na prática.

Organização e Métodos (ou simplesmente O&M) é uma área de especialização na administração que tem seu foco na eficiência das atividades. A sua principal preocupação diz respeito ao sentido lógico de cada operação e de cada sistema. Um analista de O&M sempre faz uso do questionamento do porquê e para quê as coisas são feitas.

Quando desenvolvemos um processo ou uma rotina de trabalho, temos que passar por um processo chamado Implementação, processo esse que contém uma rotina de Implantação.

Implantação

A implantação é a disponibilização do processo ou rotina de trabalho para o usuário final. Pode se dar de três formas:

  • Substitutiva
    Essa modalidade visa desativar o processo antigo substituindo-o completamente pelo processo novo. É muito prática mas deve ser utilizada com extrema cautela. Deve ser aplicada em conjunto com manuais e/ou treinamentos.
  • Paralela Parcial
    Aqui realizamos a execução de uma unidade específica do processo paralelamente com a execução completa do processo antigo.
  • Paralela Total
    Aqui executamos o processo novo completamente e em paralelo com a execução completa do processo antigo.

Implementação

O processo de implementação tem como objetivo único colocar o novo processo em funcionamento e em uso. O que confunde muita gente é que uma das partes do processo de implementação, é a implantação.

Para se implementar com sucesso um novo processo, precisamos implantá-lo e depois criar cultura do uso desse novo processo. Não adianta nada termos trabalhado dias a fio em um projeto para que depois ninguém o use. É necessário convencer os usuários que é melhor para eles usar o novo processo.

Treinamentos, manuais, folhetos, palestras, etc. Temos que fazer tudo o que pudermos para ensinar o uso e o porquê do uso desse novo processo. Esse é o objetivo!

Ai ai… esses temas são apaixonantes, não são?

Quer receber mais informações sobre esse assunto?

Se você quiser receber mais informações sobre organização e métodos, e teorias organizacionais, não deixe de assinar o nosso newsletter preenchendo logo abaixo o seu nome, email e clicando em “Assinar”.

 

-

Em breve, muitas novidades! Aguardem!

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

2 Responses

  1. WANDERSON

    Prezados,
    Temos muito interesse em um trabalho direcionado para administração e publicidade/propaganda.
    Somos uma dupla e procuramos por conceitos primordias e culturais se tratando de processos,análises,implantações e implentações de inovações.

    Atenciosamente,
    Wanderson de Lima Oliveira,
    Suzane Brandão Sousa Ursulino.

  2. Rud

    Parabéns pela matéria. Utilizei para mandar um simples e-mail, mas trata-se de um detalhe que poucos se preocupam, o que mostra o quanto tem gente medíocre “enganando” no mercado…gente que escreve “vc”, “á bordo” em um e-mail profissional…pessoal, não é vergonha perguntar. Ignorância é diferente de burrice. Vamos estudar um pouco e mudar esse mundo…hehe..Um abraço, e obrigado!