Porque é tão difícil fazer com que os líderes/gerentes entendam que incentivar seus funcionários é uma coisa boa?

Trabalho numa empresa com mais de 200 funcionários na minha região e mais de 1000 em outros estados. Ontem participei de uma “reunião” de integração entre as equipes? Local? Boliche do ParkShopping em Brasília. Foi um ótimo momento de descontração onde tivemos a oportunidade de conhecer outras pessoas de outras equipes que não temos contato diretamente. Mas o melhor de tudo é o descanso mental.  Hoje, com certeza, todos os funcionários que participaram da integração estão bem mais dispostos a trabalhar numa empresa que pensa no funcionário.

Gerente: pense no seu funcionário, ele é seu maior bem.

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

8 Responses

  1. Daniel Docki

    cara…eu sou diretor de uma empresa da familia…
    as vezes eu quero sabe fazer o que, bem coisa de doido, hehehe

    pegar um som, e ligar e a todo volume no inicio do expediente…e colocar uma musica bem elétrica e fazer todos os colaboradores dançarem igual a louco, aauhaUHAA

    mas tenho vergonha…imagina um diretor fazendo isso, o que vc pensaria???

  2. Bernardo Pina

    Bom, eu pensaria que esse cara manda muito bem! rs… Esse tipo de atitude pode ajudar muito na sua produção, mas pode gerar alguns problemas até os funcionários se acostumarem e verem os benefícios de uma atitude dessas.

    Impacto psicológico as vezes é muito bom para deixa-los sabendo que você cuida da sua empresa.

  3. Aurélio Segundo

    essa eh uma boa ideia! mas olha no meu caso..
    administro uma academia de ginastica (de pequeno porte)! nem todos os funcionarios trabalham no mesmo horario! como faço pra insentiva-los? como faço

    • Bernardo Pina

      É possível marcar uma confraternização fora do horário de expediente, tal como foi o boliche que eu mencionei.

  4. gizele

    Olá, meu noivo é proprietário de uma empresa de fibras de vidro, porém ele está tendo dificuldades com os funcionários que são indisciplinados, chegam atrasados, faltam, erram os produtos, não conseguem terminar uma encomenda no prazo, o que poderia ser feito pra melhorar isso?

    • Bernardo Pina

      Talvez fosse o caso de investir em treinamento para os funcionários. Muitas vezes eles podem ter sido contratados sem saber fazer eficientemente o serviço que lhes é cobrado e nesse caso é responsabilidade do empregador ensiná-los.

  5. Neusa

    Olá! Trabalho numa firma familiar, onde meu marido é um 3 dos sócios. Eles tem talentos e juntaram forças,porém não estão conseguindo administrar os funcionários que não rendem como antes, faltam ou não cumprem c/ suas funções corretamente. Pensei em ter uma conversa c/ cada um p/ ver se consigo absorver o que ocorre c/ cada um p/ chegar num consenso geral.Você acha válido e pode me dar algumas dicas,pois sou leiga, mas tenho muita vontade de ajudar.Obrigada!

    • Bernardo Pina

      Essa conversa pode sim levar você a saber o que está acontecendo, mas ela é uma faca de dois gumes. Tenha em mente que a insatisfação geral pode ser por conta de um baixo salário e que a solução, tendo em vista as finanças da empresa, pode ser inviável de se implementar.

      Mas é sim uma ótima forma de tentar se descobrir o que está acontecendo.