Ouvi essa pergunta de um amigo esses dias e achei interessante compartilhar com todos a resposta que eu dei, bem como as dúvidas que surgiram na cabeça dele durante a explicação.

Marketing viral é uma modalidade de marketing que faz com que a propaganda se auto propague no seu meio. Seu objetivo é o crescimento exponencial da marca do produto anunciado.

“Como se faz isso?”

Uma boa campanha de marketing viral é muito difícil de ser feita. Ela tem que ser boa ou ruim o suficiente para fazer as pessoas comentarem sobre ela, precisa ter uma música daquelas que não sai da sua cabeça ou ainda ter uma frase/palavra fácil de ser usada em situações do dia-a-dia. Tudo isso faz com que as pessoas lembrem e comentem entre si sobre o que foi visto.

“Ruim o suficiente?”

Sim, ruim o suficiente. Quem nunca viu um anúncio na televisão que era péssimo? Tão ruim a ponto de fazer você comentar muitas vezes com muitas pessoas diferentes sobre o quão ruim era o anúncio? Pois é, deu certo! O objetivo de uma campanha dessas não é fazer você amar o anúncio, mas sim fazer com que o nome do produto caia na boca do povo. Nesse caso, o que mais importa para o dono do produto é a divulgação da marca fazendo com que todos a conheçam para, posteriormente, lançar uma nova campanha que tenha um anúncio mais atrativo.

Agora que você já sabe o que é e como funciona, você tem algum exemplo de marketing viral para compartilhar conosco?

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

3 Responses

  1. Bruno (TaRuGo`)

    Eu que adoro pouco….

    iPhone! Ame ou Odeia é 8 entre 10 assuntos e/ou artigos comentados na internet até pouco tempo atrás!

    A Curiosidade é tanta.. que só o fazem aumentar suas ações.

    Teve aquela da Bhrama com o Zeca Pagodinho tb.. q ele virou a casaca e talz… que todo mundo discutia se era certo ou errado..

    TA CERTO ! cerveja que pague a cerveja que ele consome! huaehuaehuaehuae

  2. Hugo

    Será que aquela propaganda que o estadão noticiou a uns tempos sobre os blogs não foi uma espécie de marketing viral?

  3. Bernardo Pina

    A possibilidade existe, mas acredito que seja pouca. Creio que o estadão não tinha idéia que haveria tamanha repercussão ao comentar a credibilidade dos blogueiros. Talvez a mesa redonda que eles fizeram posteriormente com os blogueiros possa ter sido uma tentativa sem sucesso.