Quando tive a idéia de criar um artigo sobre modelos de currículos, pensei em criar um único artigo com vários modelos e com as explicações e dicas para cada um. Só que eu realmente não tinha noção da dimensão que esse assunto tomaria. Foi então que decidi quebrar o assunto em uma série de alguns artigos que começarei hoje.

Primeiramente vou falar sobre currículos para pessoas que estão em busca do seu primeiro emprego com carteira assinada. Isso não significa que o artigo só irá servir para pessoas que buscam seu primeiro emprego. Se você já foi empregado antes mas foi por pouco tempo e a sua experiência não é grande, esse artigo também serve para você. Vamos lá?

Experiência não é tudo

Fazer um currículo não é uma tarefa difícil. Difícil é fazer com que o seu currículo seja atraente para os selecionadores das vagas que você vai concorrer. Eles buscam pessoas que já tenham alguma experiência. Mas como conseguir o seu primeiro emprego se para isso já é preciso ter alguma experiência?

Se você nunca trabalhou, ainda assim seu currículo pode ser atraente para muitas empresas (mesmo para as que já pedem alguma experiência). O que muitas pessoas não sabem é que a experiência acadêmica e as qualificações técnicas contam muito na hora de selecionar um “novato”.

Se, mesmo sem nunca ter trabalhado antes, você conhecer algumas ferramentas (tal como Excel, DreamWeaver, etc) ou já precisou fazer, por exemplo, um modelo de negócio para um trabalho da faculdade, você tem experiência. Quando as empresas buscam novatos, elas querem que ele já tenha um conhecimento mínimo sobre o assunto para que assim, possa aprender mais rápido o que falta ser aprendido.

“Novatos? Pensei que as empresas só buscassem pessoas experientes!”

Nem sempre… Quando a empresa está com pouco dinheiro em caixa e precisa aumentar a sua mão-de-obra, opta por contratar pessoas menos qualificadas pagando menos. A maioria das vezes são estagiários.

Invista em si mesmo

Não fique parado. Se você busca adquirir experiência, busque antes adquirir conhecimento. Aproveite o tempo livre para fazer cursos e  freqüentar palestras. Leia livros técnicos, tutoriais na internet, etc. Enfim, tudo o que você puder buscar para aumentar a sua gama de conhecimentos/qualificações. Tudo isso você irá colocar no seu currículo e com certeza fará diferença na hora de concorrer com outros candidatos que tem seus currículos vazios, preenchidos apenas com a sua formação acadêmica.

Saiba quem procurar

Ter bons contatos é uma ótima forma de aumentar as suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado. Quanto melhor colocada a pessoa que você tiver contato, maior a sua chance.

Você já ouviu falar em networking? Recomendo a leitura desse artigo que eu escrevi a algumas semanas atrás.

Para finalizar, a minha dica é: não fique parado. Meu avô sempre dizia: com paciência e força de vontade, tudo é possível. Até hoje não tive nada que me provasse o contrário.

Antes de fazer o download, quer mais dicas sobre currículos?

Se você quiser receber mais informações sobre currículos na facilidade de acesso do seu email, não deixe de se cadastrar na nossa newsletter para receber em primeira mão, no conforto da sua caixa de entrada, os nossos textos. Basta preencher seu nome e email logo abaixo, e clicar no botão “Assinar”.

Modelo

Se você veio aqui apenas atrás do modelo de currículo, clique no link abaixo e faça o download. Mas recomendo a leitura do artigo até o final pois não adianta nada você ter um modelo se não souber como utilizá-lo.

Já existem muitos modelos prontos por aí. Meu objetivo hoje não é reinventar a roda e por isso vou disponibilizar aqui uma modificação do melhor que eu encontrei. Ele foi feito pelo Augusto Campos, autor do blog Efetividade.net, e alterado por mim para se adequar mais à realidade dos nossos leitores.

  • Formato Word – Download de modelo de currículo em formato DOC (Word), exportado, para edição.

Quer mais dicas de preenchimento?

Temos um outro texto nesse blog que dá outras valiosas dicas de preenchimento para pessoas que nunca trabalharam e querem valorizar mais o seu currículo. Clique aqui e acesse o texto.

Atualização

Tem MUITOS comentários pedindo que eu envie modelos de currículo, mas parece que essas pessoas que pedem não leram o texto, pois o modelo de currículo está disponibilizado para download nesse texto. Assim sendo, os comentários que estão pedindo que eu envie os modelos serão removidos.

150 Responses

  1. smile

    olha tenho 17 anos e estou cursando o ensino medio como devo colocar no curiculum que estou a preucura do primeiro emprego?

    • Bernardo Pina

      Você não deve deixar explícito no seu currículo que é o seu primeiro emprego. O selecionador irá deduzir isso quando vir que você não tem experiência profissional.

  2. Brunoo

    Olá,
    Estou começando a cursar um Técnico… como faço para colocar isto no meu curriculo?

  3. Mayco França

    como é q eu faço para “encher linguiça” pra ele não ficar vazio na ora q eu for colocar experiência profissional

    • Bernardo Pina

      Não encha linguiça. =P

      Coloque apenas o que você sabe. Ao final do texto, tem um link para outro artigo aqui do blog que dá dicas de preenchimento para o currículo.

  4. Filipe Alberto

    Como devo colocar no curriculum na parte “Experiencia Proficional” se ainda num tive nenhum? O que devo Pôr?

  5. Aryadne

    eu não tenho cursos profissionalizantes, tenho 16 anos e ainda estou no 2º ano do ensino médio.
    Como eu devo preencher o meu currículo?

    • Bernardo Pina

      Pegue o modelo desse texto e entre no link que possui no final desse texto. É um link para outro artigo aqui do blog que dá dicas de preenchimento para o currículo.

  6. Jeniffer

    olaa *–*
    textoo muito boom me orientou bastante,parabéns pela iniciativa!
    Boom tenho 16 anos e estou procurando um emprego,estou cursando ingles basico a 6 meses,e trabalhei em uma empresa de marmore e granito sem carteira assinada por 4 meses.Não tenho nenhuma outra qualificação,como faço para deixar meu curriculum mais atraente?
    obrigada pela atenção ;*

    • Bernardo Pina

      Ao final do texto, tem um link para outro artigo aqui do blog que dá dicas de preenchimento para o currículo. Dê uma olhada lá, que tenho certeza que irá te ajudar.

      Abraço!

  7. Thamyres

    Bom dia.

    Parabens por essa iniciativa.Eu quero saber como devo escrever um curriculo se eu não tenho experiencia,mas ja terminei o ensino medio e no momento curso tecno de administração e pre-militar.Tenho mas uma duvida,eu ja cursei por 3 periodos a lingua estranheira (ingles),mas não pude pegar o meu diploma pois não fui até o final devo relatar algo sobre isso ou não por não ter terminado?

    Ja agradeço pela ajuda desse artigo.

    • Bernardo Pina

      Na parte de escolaridade/graduação, você deve colocar que está curdsando o curso técnico. Nas suas qualificações, você pode informar e que já cursou 3 semestres de inglês, sem problemas.

  8. tamara

    bom eu quero fazer o curriculum p/meu 1°emprego de carteira assinadA.

    BOM QUERO ME CANDIDATAR PARA UMA DETERMINADA ÁREA SE EU TRABALHEI EM OUTRA TOTALMENTE DIFERENTE DEVO ESCREVER?

    EX:TRABALHO EM SALÃO DE BELEZA

    E QUERO TRABALHAR EM TELEMARKETING

    É NECESSÁRIO?!

    • Bernardo Pina

      Não é necessário deixar isso claro, Tamara. Mas você pode colocar os seus motivos na parte de objetivos profissionais.

  9. Carlos Dmitri

    Estou a procura do meu primeiro emprego, gostaria de saber o que devo colocar no campo de “Experiências”? E como coloco no currículum que tenho conhecimentos de Word, Excel AutoCad etc… mesmo sem ter um “curso” que comprove?

    • Bernardo Pina

      Carlos, o modelo que disponibilizamos nesse texto existe justamente para te mostrar como são preenchidas essas seções. Na última parte do texto, referenciamos um outro texto com dicas de preenchimento. Dê uma lida mais completa nos dois e suas dúvidsas serão respondidas.

      Abraço!

  10. Débora

    estou tentando fazer um curriculo para o meu primeiro emprego, e gostaria de saber como faço pra ele ficar mais atrativo já que eu nunca fiz nenhum tipo de curso, apenas conclui o ensino fundamental e estou cursando o ensino médio? É necessário colocar o nome do colégio onde curso o ensino médio? E informar que é o primeiro emprego, é necessário?

    • Bernardo Pina

      É sim necessário colocar o nome das instituições de ensino que cursou ou está cursando, porém não há necessidade de falar explícitamente que é o primeiro emprego.

  11. Sabrina

    Eu tenho 16 anos , estou à procura do meu primeiro emprego ,porém não sei por onde começar .
    Assim como a maioria dos jovens da minha faixa etária já fiz muitos cursos , mas não consegui nenhum trabalho até hoje . Ano que vêm pretendo fazer administração de empresas , gostaria de saber qual trabalho se enquadraria melhor nesse ramo .
    Desde já agradeço a atenção .
    Obrigada

    • Bernardo Pina

      Seria interessante você procurar algum trabalho aonde precise lidar com burocracias e papéis. Principalmente algum trabalho aonde você precise tomar decisões rápidas. =)

      Mas algum trabalho do tipo, sem estar cursando faculdade, pode ser difícil de encontrar.

  12. Bruna Alves

    Adorei suas dicas no momento o meu “problema” é este mesmo primeiro emprego,sem expêriencia.Seu artigo contribuiu muito para mim.Obrigada. ;)

  13. Lucieudo Vieira

    já trabalhei mas não foi de carteira assinada!
    tem algum problema.?