Quando tive a idéia de criar um artigo sobre modelos de currículos, pensei em criar um único artigo com vários modelos e com as explicações e dicas para cada um. Só que eu realmente não tinha noção da dimensão que esse assunto tomaria. Foi então que decidi quebrar o assunto em uma série de alguns artigos que começarei hoje.

Primeiramente vou falar sobre currículos para pessoas que estão em busca do seu primeiro emprego com carteira assinada. Isso não significa que o artigo só irá servir para pessoas que buscam seu primeiro emprego. Se você já foi empregado antes mas foi por pouco tempo e a sua experiência não é grande, esse artigo também serve para você. Vamos lá?

Experiência não é tudo

Fazer um currículo não é uma tarefa difícil. Difícil é fazer com que o seu currículo seja atraente para os selecionadores das vagas que você vai concorrer. Eles buscam pessoas que já tenham alguma experiência. Mas como conseguir o seu primeiro emprego se para isso já é preciso ter alguma experiência?

Se você nunca trabalhou, ainda assim seu currículo pode ser atraente para muitas empresas (mesmo para as que já pedem alguma experiência). O que muitas pessoas não sabem é que a experiência acadêmica e as qualificações técnicas contam muito na hora de selecionar um “novato”.

Se, mesmo sem nunca ter trabalhado antes, você conhecer algumas ferramentas (tal como Excel, DreamWeaver, etc) ou já precisou fazer, por exemplo, um modelo de negócio para um trabalho da faculdade, você tem experiência. Quando as empresas buscam novatos, elas querem que ele já tenha um conhecimento mínimo sobre o assunto para que assim, possa aprender mais rápido o que falta ser aprendido.

“Novatos? Pensei que as empresas só buscassem pessoas experientes!”

Nem sempre… Quando a empresa está com pouco dinheiro em caixa e precisa aumentar a sua mão-de-obra, opta por contratar pessoas menos qualificadas pagando menos. A maioria das vezes são estagiários.

Invista em si mesmo

Não fique parado. Se você busca adquirir experiência, busque antes adquirir conhecimento. Aproveite o tempo livre para fazer cursos e  freqüentar palestras. Leia livros técnicos, tutoriais na internet, etc. Enfim, tudo o que você puder buscar para aumentar a sua gama de conhecimentos/qualificações. Tudo isso você irá colocar no seu currículo e com certeza fará diferença na hora de concorrer com outros candidatos que tem seus currículos vazios, preenchidos apenas com a sua formação acadêmica.

Saiba quem procurar

Ter bons contatos é uma ótima forma de aumentar as suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado. Quanto melhor colocada a pessoa que você tiver contato, maior a sua chance.

Você já ouviu falar em networking? Recomendo a leitura desse artigo que eu escrevi a algumas semanas atrás.

Para finalizar, a minha dica é: não fique parado. Meu avô sempre dizia: com paciência e força de vontade, tudo é possível. Até hoje não tive nada que me provasse o contrário.

Antes de fazer o download, quer mais dicas sobre currículos?

Se você quiser receber mais informações sobre currículos na facilidade de acesso do seu email, não deixe de se cadastrar na nossa newsletter para receber em primeira mão, no conforto da sua caixa de entrada, os nossos textos. Basta preencher seu nome e email logo abaixo, e clicar no botão “Assinar”.

Modelo

Se você veio aqui apenas atrás do modelo de currículo, clique no link abaixo e faça o download. Mas recomendo a leitura do artigo até o final pois não adianta nada você ter um modelo se não souber como utilizá-lo.

Já existem muitos modelos prontos por aí. Meu objetivo hoje não é reinventar a roda e por isso vou disponibilizar aqui uma modificação do melhor que eu encontrei. Ele foi feito pelo Augusto Campos, autor do blog Efetividade.net, e alterado por mim para se adequar mais à realidade dos nossos leitores.

  • Formato Word – Download de modelo de currículo em formato DOC (Word), exportado, para edição.

Quer mais dicas de preenchimento?

Temos um outro texto nesse blog que dá outras valiosas dicas de preenchimento para pessoas que nunca trabalharam e querem valorizar mais o seu currículo. Clique aqui e acesse o texto.

Atualização

Tem MUITOS comentários pedindo que eu envie modelos de currículo, mas parece que essas pessoas que pedem não leram o texto, pois o modelo de currículo está disponibilizado para download nesse texto. Assim sendo, os comentários que estão pedindo que eu envie os modelos serão removidos.

150 Responses

  1. Eliana

    Olá!
    Tenho 17 anos, terminei o ensino médio no fim do ano passado e agora procuro um emprego. Nunca trabalhei em nada.
    Fiz um curso de inglês mas não completei, devo colocar no currículo ou não? Só tenho uma noção bem básica!

    • Maicon Dias

      ELIANA:

      NÃO se deve colocar cursos incompletos… isso eu aprendi
      em uma palestra que teve em minha cidade sobre como procurar o primeiro emprego. Aprendi muito lá e uma coisa que falaram foi isso, cursos incompletos NÃO se deve colocar.

      Boa sorte no seu futuro emprego.

    • Bernardo Pina

      Concordo em partes com o que o Maicon disse. De fato não devemos colocar cursos incompletos no currículo. Mas se esses cursos que você fez e não terminou te agregaram conhecimento, você pode colocar esse conhecimento na parte de qualidades pessoais e/ou profissionais.

      Por mais que você não coloque que tem curso de inglês (porque não tem, já que parou), é importante colocar que você tem uma noção básica de inglês.

    • Thais de Melo Nascimento

      se você tiver um certificado de curso bási co sim caso contrari é melhor não colocar.espero ajudar beijos

  2. felipe eduardo alles

    Achei muito bom seu artigo. Estou cursando o 2º ano do Ensino Médio e cursando técnico em redes e manutenção de computadores(hardware). No mais, tenho 18 anos e estou para entrar no mercado de trabalho no ano que vem, ou até mesmo este ano caso apareça uma vaga que precise apenas de um meio turno. Concluindo então, seu artigo é o que eu procurava para me situar melhor na elaboração de um curriculo, sem falar no modelo que também é ótimo. Obrigado!

  3. lucy

    desculpe, li seu artigo, achei interesante, porem vc disponibiliza um curriculo que não é para primeiro emprego.

  4. Bianca

    Bernardo, adorei seu artigo!
    porem preciso de um curriculum que se enquadre comigo, estou a procura do meu 2 emprego, terminei o curso ontem e já tenho como focar nesta profissão porem nao tenho o curriculum necessario. trabalhei pouco tempo em um centro de educação em serviços gerais e fui registrada, meu segundo emprego é para cobradora e gostaria muito de umas dicas suas,se possivel no meu e-mail. grata desde já

    • Bernardo Pina

      Bianca, nesse texto fornecemos um modelo de currículo para que todos possam pegá-lo e alterá-lo.

  5. katherine

    tenho 17 anos, fiz varios cursos como:informatica, ass: administrativo,montagem e manutenção de micro computador entre outos. gostaria muito de arrumar um 1° emprego,
    a tarde faço um projeto social de Rio das Ostras o jovem cidadão.

  6. Thayane

    ‘Quero muito sua ajudar’ Eu tenho 18 anos e estou a procura do meu 1° emprego, mais eu nao tenho nenhum curso; So estou cursando o ingles mais é basico ainda o nivel que eu encontro. Entao como eu faço meu curriculum pra quem nao tem curso? O que eu devo botar? Por favor de responda com urgencia’

    • Bernardo Pina

      Thayane, hoje eu publiquei um novo texto com várias dicas de preenchimento de currículos para pessoas que nunca trabalharam antes. Acredito que será de grande ajuda para você.

      Clique aqui e acesse o novo texto.

  7. Carine

    bom, achei o texto interessante…
    porem, acho que não é todo mundo que quer o primeiro emprego que tem tantos cursos ou tantas coisas como está no currículo.
    por exemplo, estou criando o meu, tenho curso de inglês, petróleo e gás.. mas só
    ainda curso o 2° ano do ensino médio.
    não tenho estágios anteriores, nem intercâmbio, nada disso
    acho mais complicado
    tinha que ter um modelo mais simples, pra quem ainda não tem tantos cursos e etc
    estou um pouco confusa de como faço o meu, já que não tenho NENHUMA experiência e nem muitos cursos.
    :D

    • Bernardo Pina

      Carine, realmente o currículo que estava antes havia exemplos de experiência já. Eu fiz uma modificação no modelo e acredito que esteja mais condizente.

      Fora isso, publiquei hoje um novo texto com dicas de preenchimento para pessoas que não possuem nenhuma experiência profissional, bem como dá dicas de cursos grátis para você fazer. Clique aqui e confira!

  8. Claudemir Almeida

    já terminei o Ensino médio,fiz 3 curso de informatica marketing…secretário e adiministração e o curso bśico e estou estudando inglês. Queria arumar um emprego mas como ñ tenho conhuma esperiencia proficional.
    Se pudesse mi posse uma dica para fazer um primeiro curículo…
    obrigado…

    • Bernardo Pina

      Lancei hoje um novo texto que fornece dicas de preenchimento de currículos para pessoas que nunca trabalharam antes. Acredito que será de grande ajuda para você.

      Clique aqui e acesse o texto.

  9. erika

    olha eu nao sei bm como fazer nao tenho experiencia nenhuma .
    sou estudante do 4 periodo de odontologia

    tenho ingles intermediario concluido

    e nocoes basicas de espanhol
    informatica basica em windows

    proucuro emprego ate para me ajudar em relaçao ao custo do curso que é caro!!!
    me ajude obrigada

    • Bernardo Pina

      Erika, lancei hoje um novo texto que fornece dicas de preenchimento de currículos para pessoas que nunca trabalharam antes. Acredito que será de grande ajuda para você.

      Clique aqui e acesse o texto.

  10. jaciane colaço

    Olá!!!
    sou Jaciane tenho 18 anos estou concluindo o esnsino médio,tenho curso de informática básica e rápida,devo colocar curriculo ou não?nunca trabalhei em grandes empresas,me ajude!!!

    • Bernardo Pina

      Jaciane, acredito que você deve colocar sim. Eu lancei hoje um novo texto que fornece dicas de preenchimento de currículos para pessoas que nunca trabalharam antes. Acredito que será de grande ajuda para você.

      Clique aqui e acesse o texto.

  11. Dayane

    tenho experiencia em vendas, mas não tenho carteira assinada;eu apenas trabalhava;devo botar no curriculo como experiencia.

    • Bernardo Pina

      Pode sim. Nesse caso seria interessante colocar o telefone da empresa e um contato de referência para que o seu novo empregador possa ligar e confirmar que você trabalhou por lá.

  12. luana de almeida morais

    Queria saber como fazer meu primeiro curriculo pois tenho 17 anos cursando ensino medio e só tenho um bom curso de informatica ,nao tenho nenhuma experiencia com empregos.
    Qual a dica que voçe me daria para fazer meu currilo?

  13. Jonathan

    Olá
    gostaria de saber como montar o meu curriculum
    eu vi o modelo , mas não chego nem perto do que esta escrito
    eu faço 17 anos em junho , e só tenho um curso básico de inglês
    de resto , eu sei ‘ mexer ‘no word , power point , e um conhecimento minimo de excel
    apenas isso
    obrigado , agradeço e muito quem me ajudar
    estou precisando muito de um trabalho agora

  14. Tamiris

    Boa tarde…a todos.
    pra começar..muito bom bernardo seu artigo.
    bom, estou cursando faculdade primeiro semestre, nao tenho experiencia e estou a busca de um estagio pra essas ferias de julho /2010, pra começar nem sabia montar um curriculo, o artigo ajuda bastante (entre outros sites), mas eu nunca fui muito de fazer cursos extras ainda mas na area que estou fazendo HOTELARIA, entao o que posso coloar ao inves de cursos extras? e o que coloco na experiencia? que nao tenho?!
    obrigada!

    • Bernardo Pina

      Olá, Tamiris. Há algum tempo nós publicamos um outro texto (que inclusive está referenciado ao final desse texto) que dá dicas de preenchimento de currículos para novatos no mercado de trabalho. Acredito que o texto lhe ajudará bastante.

      Clique aqui para acessá-lo

  15. Camila

    Olá, Bernardo. Tenho 18 anos e surgiu uma oportunidade de estágio em uma empresa que trabalha com redes de computadores. Não tenho conhecimento sobre a área, vou começar ciências da computação no segundo semestre e tenho inglês intermediário. Ano passado fui para a segunda fase nas olimpíadas de física e matemática. Seria interessante colocar isso no curriculum ou isso não ajudará em nada?

    • Bernardo Pina

      Acredito que seja útil sim colocar essa informação no seu currículo. Mostra que você é uma pessoa empenhada nos estudos, o que pode significar que você tem potencial para ser uma pessoa empenhada também no trabalho.

  16. nayara luiza

    ola sou nayara tenho 17 anos estou cursando a 8serie nunca trabalhei ja fiz varios cursos mas nao terminei nenhum

  17. Currículos para pessoas ainda sem experiência | Produzindo.net

    […] Esqueci de mencionar no texto um outro artigo que temos aqui no blog que oferece o download gratuito de um modelo de currículo para o primeiro emprego. Juntando esses dois textos, acredito que você terá insumos suficientes para produzir por conta própria o seu currículo. Clique aqui para ler o texto “Modelo de currículo para o seu primeiro emprego“. […]

  18. milena vanessa

    tenho 16 anos , estou na oitava serie consigo trabalho de
    carteira assinada ?

  19. dani cristina

    Eu tenho 15 anos estou atrás de um emprego,pra mim conseguir um trabalh eu tenho q fazer um curriculo pessoal,espero q eu tenha sorte e consiga este emprego,eu tambem estou fazendo cursos, mas ainda ñ terminei será q se eu colocar no curriculo vai dar algum problema?

  20. Pryscila

    dani cristina : concerteza eu fiz um curso na diapar o carreira jovem que ensina como agir em uma entrevista e meu professor falou que no historico academico a pessoa pode colocar tanto cursos que já fez como cursos que faz.

  21. Camilla

    Booo artigo,bem simples e direto.
    Manda mais dicas,presisamos.

  22. Arnaldo Pinheiro

    Oi! Muito Obrigado pelo seu artigo! Eu estava meio desorientado sobre como fazer um currículo! Mas agora já estou mais calmo! Muito obrigado e até mais!

  23. Daiane da slva brito

    oi
    também não tenho muita noção de como fazer um curriculo!
    estou fazendo dois cursos um de informatica basica e outro de gestão impresarial,devo colocar no curriculo?