Com a quantidade de desafios que nos são impostos no nosso dia-a-dia, fica cada vez mais difícil encontrar motivação para realizar todas as atividades que temos que fazer. Mais difícil ainda é motivar uma equipe inteira, aonde cada pessoa tem uma personalidade muito própria e aonde cada um tem os seus próprios problemas pessoais para resolver. Como fazer então?

É para responder a essas e outras perguntas que chegou às livrarias o livro Motivação 3.0.

Informações gerais

Título: Motivação 3.0
Autor: Daniel H. Pink
Número de páginas: 240
Editora: Campus
ISBN: 9788535235586
Faixa de preço: R$39 a R$59

Clique aqui para comprar esse livro

 

Motivação 1.0 e Motivação 2.0

A sociedade possui um conjunto de instruções e protocolos quase invisíveis, um sistema operacional (sim, tal como os computadores). O primeiro sistema da raça humana e nosso principal motivador, é o instinto de sobrevivência. Aqui denominado como Motivação 1.0, é o que nos mantém vivos. O próximo, chamado de Motivação 2.0, é baseado em recompensas e punições externas, algo que funcionou muito bem durante boa parte do século XX. No entanto, no início do século XXI esse sistema tem se mostrado incompatível com a forma de organizar, de pensar e de fazer.

Porque o sistema atual não funciona mais

Segundo estudos, o sistema baseado em punições e recompensas – o famoso “se, então” – acaba por tirar a motivação intrínseca das pessoas em realizar as atividades que tem sob suas responsabilidade. O resultado é a diminuição do desempenho e da criatividade, e muitas vezes a inibição de um bom comportamento. Pode haver ainda comportamentos anti-éticos, a criação de vícios e o desenvolvimento de raciocínio a curto-prazo. Será que vale a pena continuar insistindo nessa idéia?

E chega a Motivação 3.0

Percebendo que o sistema antigo havia falhas e que poderia gerar vários efeitos não desejáveis, o livro chega a conclusão de que é necessário aumentar a satisfação das pessoas em realizar as suas atividades. Dessa forma, elas próprias passam a querer realizar as suas atividades como realização pessoal, e a principal recompensa é a própria realização dessas atividades. Mas como muitos de vocês sabem, falar é fácil, mas fazer isso não é. Então, afinal, como conseguir? O livro apresenta várias respostas e dá várias idéias para conseguir aumentar o prazer das pessoas a realizar suas atividades, e, aliado com o novo conceito de motivação, foi o que tornou a leitura desse livro extremamente útil para mim.

Avaliação final

O livro propõe uma nova visão da motivação não só nas empresas, mas também para a educação dos nossos filhos. Comenta comenta ainda sobre algumas teorias científicas a respeito da motivação e compara com o que é praticado pelas empresas defendendo que três elementos deveriam ser mais estimulados para se alcançar a motivação 3.o: autonomia, excelencia e propósito.

Com certeza uma ótima leitura se você tem como objetivo motivar as pessoas ao seu redor.

PROMOÇÃO!

Nós aqui do Produzindo.net adoramos ler. Mais do que isso, adoramos incentivar os nossos leitores a ler mais livros. Hoje, a ELSEVIER nos disponibilizou três exemplares desse livro para distribuirmos para vocês, e tudo o que você precisa fazer é nos seguit no Twitter (@produzindo) e dar RT na mensagem abaixo (sem as aspas):

“RT @produzindo: O Produzindo.net está sorteando 3 exemplares do livro Motivação 3.0. Acesse e participe! http://migre.me/KCEc”

Não deixe de concorrer. O sorteio acontecerá na próxima segunda-feira, dia 07/06/2010.

Atualização 07/06/2010: Os vencedores foram:

  1. @_leonardoduarte
  2. @gizelle_chan
  3. @fernandayamato

Parabéns aos vencedores!

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

2 Responses

  1. Fernanda Yamato

    Fui uma das sorteadas!! Uhuu…

    Vou ler assim que o livro chegar em casa!! =)
    Obrigada gente!