Qualquer profissional, desde o baixo até o alto escalão, em qualquer empresa competitiva do mercado atual, tem muito trabalho pra fazer. Isso é fato. São várias funções e responsabilidades que normalmente se acumulam. E muitas vezes o profissional simplesmente não consegue dar conta de tudo ao mesmo tempo.

Sei como você se sente, pois já passei por essa situação. Por isso, trago hoje algumas dicas práticas e espero que elas o ajudem tanto quanto me ajudaram. Com certeza você já deve ter ouvido muitas delas por aí.

Segue, então, a primeira, que não se aplica apenas às dicas que vou passar agora, mas também a tudo o que aprender, sobre qualquer assunto:

Você precisa colocar em prática os conhecimentos que adquirir. Não precisa fazer isso de imediato, mas gradativamente.

Entenda essa dica como a número zero: colocar em prática o que aprender.

Ótimo, agora que você entendeu, aí vão as dicas para quando você tem muitas coisas para fazer:

  • Priorizar. Priorizar é o segredo dos segredos: faça primeiro o que for mais importante. O problema é que para isso, você precisa definir escalas de prioridades. Um exemplo é escolher o que for dar mais resultado, em menos tempo. Agora eu vou dizer uma coisa que a maioria das pessoas não fala, quando o assunto é priorizar. Para saber o que é mais importante, você precisa saber aonde quer chegar, quem quer ser. Isso significa definir os seus sonhos, objetivos e metas. Entenda de uma vez por todas: se você não sabe aonde quer chegar, não vai saber o que é mais importante para chegar lá. Escrevi um artigo sobre como definir suas metas e objetivos que foi publicado aqui no blog, vale conferir e entender como definir os seus.
  • Saber dizer NÃO. Esse é o principal motivo pelo qual a maioria das pessoas acaba com muitas coisas por fazer (e normalmente não conseguem fazer nada direito). Saber dizer não é uma arte difícil, mas pode ser aprendida por qualquer um.
  • Ter foco. Faça uma coisa por vez e faça bem feito. Você já priorizou, sabe o que tem que fazer primeiro. Agora se concentre apenas nessa tarefa e em nenhuma outra mais. A segunda atividade não interessa agora, só vai interessar depois que você terminou a primeira. O Daniel James escreveu um artigo muito bom sobre o método Pomodore de para concentrar em uma atividade. Acesse e leia.

Uma dica prática sobre como eu organizo minhas tarefas diárias: uso um caderno escolar, desses de 200 folhas, coloco no topo a data e listo todas as tarefas que tenho para realizar naquele dia. Esse método é interessante porque posso colocar tarefas agendadas para os dias seguintes também. De manhã, antes de qualquer coisa, priorizo as tarefas que tenho para realizar na manhã daquele dia. Geralmente são de cinco a oito tarefas grandes e outras menores, rápidas. No começo da tarde realizo a mesma operação.

Outra dica interessante é lembrar-se de reservar tempo para imprevistos. Você pode se atrasar com algum telefonema ou levar mais tempo com algum cliente do que havia planejado. Tudo isso e muitas outras coisas podem ainda acontecer. Fique atento!

Acredito que, com o que você encontrou nesse texto, poderá despachar as suas tarefas. Entenda que isso não vai diminuir o trabalho que você tem para fazer, a diferença é que você vai sistematizar o seu trabalho e conseguir produzir muito mais do que antes, em menos tempo. E lembre-se da dica número zero: coloque em prática o que aprendeu.

About The Author

Vendedor assumido! Estudante de Gestão Comercial e liderança, áreas em que será um eterno aprendiz. Atua como consultor independente nas áreas comercial e de vendas, auxiliando empresas e grupos de vendedores a atingir suas metas e objetivos.

2 Responses

  1. Caio Ferreira

    Artigo muito bacana e super completo. Aborda os temas mais importantes sobre produtividade e organização pessoal.

    Gostei muito das dicas!