A dica de hoje é simples: cumpra seus prazos no tempo. Seu cliente se sente desrespeitado, se sente ignorado e não importante se você não cumprir os prazos que você estabeleceu. Ou, até mesmo, se você demorar muito para atender ele em sua loja. Tenha certeza de que ele se sentirá assim!

Por trabalhar na área comercial, em várias empresas, já presenciei inúmeras cenas de DESRESPEITO ao cliente. E o cliente quando se sente assim não volta mais! Além disso, espalha pra todos os conhecidos que foi mal atendido.

Um cliente mal atendido fala, em média, para 8 a 10 pessoas do seu relacionamento que foi mal atendido. Um cliente atendido satisfatoriamente não conta nada pra ninguém e um cliente atendido de forma excepcional conta para, no máximo, 2 pessoas que foi bem atendido. Você está vendo a diferença!

É assim que se faz a propaganda boca-a-boca, tanto positivo quanto negativo. E toda a sua reputação pode ir pelos ares se você atender alguns poucos clientes de forma ruim, deixando a desejar. Tudo o que você precisou de anos para construir será desmanchado em poucos dias.

Já vi isso acontecer e provavelmente até mesmo você já viu isso também.

Faça o melhor que pode sempre. Hoje, amanhã e depois. Se você é funcionário (gostaria de poder chamar todos de revolucionários e não funcionários) destaque-se pelo exemplo e persistência, garanto que seu superior vai gostar disso. Se você é o empregador ou líder é mais importante que você dê o exemplo! Permita que seus funcionários possam se destacar e crescer. Não seja um jumento e deixe eles se desenvolverem. Desenvolva-se também você. O mundo precisa disso, de pessoas que agem, pessoas que fazem a diferença.

Então, sendo você um funcionário ou um líder, dê o exemplo!

Nunca, em hipótese alguma, deixe seu cliente esperando ou o ignore. Mantenha contato, mantenha-o informado sobre os acontecimentos que interessam a ele. Faça com que ele se envolva.

Isso fará seu cliente se sentir importante e fará com que ele conte para duas pessoas que você e a sua empresa são confiáveis, que vocês têm um atendimento destacado. Que você e sua equipe fazem por merecer cada cliente que faz negócios com vocês.

Se você lida diretamente com seus clientes ou se você lida apenas com pessoas internamente, coloque um sorriso no seu rosto (sincero, por favor, nada de sorrisos amarelos) e faça cada pessoa que interage com você um pouco mais feliz, um pouco melhor.

E assim, vamos construir um mundo melhor pra todos. Não acha? Eu acredito nisso e acredito em Seres Humanos que fazem a diferença. Lidere, siga ou saia do caminho. Por um mundo melhor! É pra isso que eu to aqui! E você? 

  • http://uilquemessias.com.br Uilque Messias

    Texto inspirador.
    Comecei o dia melhor, rsrs.

    Parabéns pelo post Elton e continue assim.

    Att,
    Uilque Messias