Quantas vezes você já ouviu falar de um conhecido que foi contratado pelo famoso QI (Quem Indica)? Já ouvi muitas críticas à essa prática, algumas bem construtivas, outras ferrenhas e desnecessárias. Eu não acho que essa prática seja errada. Talvez, dependendo de quem a aplique e como a aplique, um pouco injusta mas nunca desnecessária.

networking-01

Devido à essas críticas, passou-se a dar um nome mais bonito e mais voltado ao mundo de negócios: o Networking.

A palavra networking vem de network, que significa rede. Aplicando isso ao mundo dos negócios, temos a nossa rede de contatos. Quanto mais contatos você tem, maior a sua chance de crescer na vida. Porquê?

Conhecimento de mercado

Quanto mais gente você conhece e se relaciona, maior o seu conhecimento sobre o que está acontecendo em diversos setores do mercado. Isso te dá bons insumos para tomar decisões sobre a sua carreira, sobre seu setor de atuação, etc.

Conhecimento da empresa

Da mesma forma que é bom você ter um conhecimento abrangente sobre o seu mercado de atuação, também é bom você ter um conhecimento geral sobre a sua empresa. Conhecer pessoas de fora da sua equipe pode aumentar as suas chances de crescer porque dessa forma você toma ciência de mais vagas e melhor do que isso: as pessoas (muitas vezes os próprios selecionadores) irão tomar ciência da sua existência e das suas capacidades. Isso pode ser decisivo para o seu crescimento pois quem fica quieto na sua, normalmente continua lá até tomar alguma atitude em vista de mudar a situação.

Todos nós já começamos nossa rede de contatos, que são nossos amigos e conhecidos. O que temos que fazer agora é focar em conhecer novas pessoas dentro do nosso ambiente profissional. E existem várias formas de fazer isso. Veja algumas:

  • Happy Hour
    Que momento melhor para conhecer novas pessoas do que num momento de alegria e confraternização? Aproveite os happy hours da sua empresa. Comece pelos da sua equipe e conforme você for conhecendo mais pessoas de outras equipes (e for sendo chamado por essas pessoas para outros happy hours), vá expandindo sua atuação para outras confraternizações.
    ATENÇÃO: Muitas pessoas são consideradas “chatas” por comentar assuntos de trabalho nesses momentos de descontração. Fique atento ao papo da mesa: se o assunto rolar, entre na conversa. Caso contrário, nem toque no assunto.
  • Momento de integração
    Algumas empresas, visando o bem-estar de seus funcionários e a integração entre as equipes, promovem momentos de integração. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e aumentar a sua rede de contatos. Não exite em se apresentar aos seus colegas de outras áreas!
  • Eventos, convenções, etc.
    Essas são ótimas oportunidades não só de conhecer novas pessoas, mas também de trabalhar com elas. Em muitos casos, saímos de nossas funções e viramos “faz-tudo” para que o evento saia impecável. Outras pessoas irão estar na mesma situação e pode acontecer de você trabalhar com elas. Aproveite para fazer um primeiro contato!
  • Reuniões em geral
    Nas reuniões, obtemos informações valiosas sobre o que está acontecendo na empresa. Se mostre presente e, se for o caso, aproveite o Coffe-Break!

Uma coisa muito importante que muitas pessoas esquecem é que o Networking é uma via de mão dupla. Da mesma forma que você quer obter informações de outros setores, seu colega também tem o mesmo objetivo. Então comente os acontecimentos e conquistas recentes que você vivenciou na sua equipe e o incentive a fazer o mesmo.

E lembre-se… “Você é o que você quer ser!”

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

10 Responses

  1. Daniel Docki

    Ótimo texto, para quem trabalha na área de TI, muitos falam que o ideal é abrir um blog e participar de comunidades…claro, já vi muitas empresas contrarem pessoas somente pelo o que ele coloca em seu blog, mas acho que tem que ter muito cuidado com isso, porque como pode dar certo pode dar errado.

    • Bernardo Pina

      Isso é verdade. Todos nós temos que nos resguardar na internet porque qualquer um pode fazer uma pesquisa e achar dados valiosos em termos profissionais.

  2. Carlos Henrique

    O Pedro Henrique, meu parceiro no UniversoGP.com escreveu há pouco tempo sobre Networking em nosso blog e deu dicas interessantes para ampliar a rede de contatos com pessoas que não vivem no mesmo ambiente profissional.
    Agora, vejo as oportunidades que você mencionou para cativar os colegas de trabalho, aumentando nosso Network, nas coisas simples do cotidiano.

    Também sou profissional de TI e em minha cidade costumamos fazer um happy-hour mensal com profissionais de diversas empresas para trocar experiências e contatos. Recomendo que todos busquem a mesma coisa, pois acho isto fundamental para o crescimento da carreira de qualquer um!

  3. Isabelle Pontes

    Adorei saber que existe como se relacionar melhor com as pessoas tanto no ambiente de trabalho como o pessoal e familiar.