Para quem não nos acompanha no Twitter (@produzindo), na semana passada eu estive representando o Produzindo.net na Campus Party. Essa foi a nossa primeira participação no evento, e você pode ver a minha impressão no texto que publiquei na semana passada.

Uma das palestras/debates que eu mais queria assistir é a do caso de sucesso do pessoal do site Jovem Nerd. Motivo? Bem, além de adorar o trabalho deles no Nerdcast, eles trabalham com internet, meio ao qual eu estou intimamente inserido. Vale a pena conhecer um pouco da trajetória deles e absorvar a experiência que os levou ao sucesso, algo em torno de 800.000 visitantes únicos por mês e uma renda que sustenta duas famílias. Coincidência? Não, muito trabalho duro.

O que é ou quem é o Jovem Nerd?

Jovem Nerd, além de ser a alcunha usada por Alexandre Ottoni, um dos fundadores, é o nome de um site de cultura nerd que está no ar desde 2002.

“Cultura nerd? O que é isso?”

O termo “nerd” já deixou de ser pejorativo há muito tempo. Hoje, pessoas se auto-denominam nerds e se orgulham disso. Os nerds atuais são pessoas que gostam de ler livros e quadrinhos, gostam de aprender assuntos dos mais variados tipos e também de desafios – o que os motivam a estudar cada vez mais sobre um determinado assunto.

Com a idéia extremamente original de “mostrar a visão nerd sobre o mundo”, o site Jovem Nerd possui informações de cinema, artes, livros, quadrinhos, tecnologia e muito mais. Mas não foi apenas o site que foi responsável pelo seu sucesso, mas também o Nerdcast.

O Nerdcast é um podcast que sai religiosamente uma vez por semana desde abril de 2006 e, de uma forma muito descontraída, apresentam o Jovem Nerd (apelido usado por Alexandre Ottoni) e Azaghal (apelido usado por Deive Pazos) conversando com seus amigos, conhecidos, especialistas e celebridades sobre um novo assunto toda semana. O programa ficou tão bom que a sua audiência cresce assustadoramente desde o seu lançamento.

Por trás da diversão e do sucesso

Engana-se quem pensa que atualizar o site e fazer o nerdcast toda semana é apenas um hobby. O Jovem Nerd e Azaghal encaram essas atividades como um trabalho sério e dedicam-se em período integral. Na palestra em que falaram sobre o estudo de caso do seu sucesso na Campus Party 2010, comentaram sobre alguns dos seus maiores sucessos na empreitada de profissionalizar o seu site e podcast.

Se você tem ou quer ter um negócio na internet, convido você a assistir os dois vídeos da palestra, pois são muito enriquecedores.

One Response