No Brasil, 1 a cada 4 minutos do tempo dos usuários online são gastos em redes sociais. Talvez pareça pouco tempo, mas você sabe quanto custa 1 minuto na TV? E quem sabe na internet você é mais pontual com o seu público de interesse. Um exemplo de comunicação direcionada (e gratuita) é o Twitter, uma rede social em ascensão.

O que é o Twitter?

twitter-01Quem possui Messenger, com certeza já escreveu alguma frase naquele espaço complementar onde diz <digitar uma mensagem pessoal>. Foi pensando nisso que foi criado o Twitter, uma popular rede social que consiste em uma plataforma de microblogs, onde você posta mensagens de até 140 caracteres (que corresponde a menos da metade desse parágrafo).

Para começar, deve ser criado um perfil, que é a sua página/microblog. Nela serão exibidas as suas mensagens, junto com uma coluna na direita dizendo um pouco sobre você e quem são os seus contatos na rede social. Logo após, você se associa a outros perfis parceiros, se tornando um seguidor deles – e assim vai receber as mensagens postadas pelos outros usuários. Da mesma maneira, quando um perfil se associa a você, ele também passa a receber o que você posta. É possível ainda mandar mensagens privadas (aonde somente o destinatário irá ler) e/ou direcionadas a algumas pessoas (publicadas para todos os que te seguem).

Complicado? Nem tanto. Útil? Depende de como você usa.

Entenda o Twitter

O Twitter é um exemplo de segmentação de público. Hoje em dia, o mundo da comunicação passa por uma transformação bárbara. Antigamente, a TV era a grande mídia de massa, podendo atingir quaisquer objetivos de divulgação. Para a empresa, um minuto na Rede Globo era a sua redenção.

Porém, hoje se sabe que a comunicação deve ser dirigida. Não adianta divulgar a venda de ursos de pelúcia em um regimento do quartel. E tudo isso é reflexo da internet: uma mídia gratuita que não adentra a cabeça das pessoas, mas sim vai de encontro ao que procuram. Se você quer divulgar um Pet Shop, coloque um banner em um blog sobre animais.

O blog é uma ferramenta web que se destaca pela sua instantaneidade, ou seja, você posta com praticidade e pode fazê-lo no instante em que ocorre um fato. Porém, nem todos vão saber o que você postou se você não divulgar. O modelo do Twitter associa os dois aspectos: tempo real (facilitado pela limitação de 140 caracteres) e divulgação para us públicos de interesse.

Talvez pareça um pouco difícil de visualizar o potencial desta ferramenta. O jornalista gaúcho Eduardo Nunes exemplifica isso muito bem com um post em seu blog.

Atualmente, várias pessoas públicas e empresas já contam com seu Twitter. Quer estar atento às notícias diárias? Faça o seu perfil no Twitter seguir o perfil da Folha de São Paulo (http://twitter.com/folhadesp), pois sempre que sai alguma novidade no site, eles postam algo uma chamada no seu microblog – com link para o site, onde há maiores detalhes. Seu grupo preferido é o Jota Quest? Entre em http://twitter.com/jotaquest, seja um seguidor e receba todas as novidades da banda.

Siga os perfis das pessoas e empresas que mais lhe interessam e tenha acesso rápido à notícias de leitura rápida. Na correria em que vivemos, rapidez é atributo essencial para as nossas atividades diárias.

Sabia usar o Twitter de forma eficaz

Quando você está vendo uma novela, a TV está ligada pela novela, e não pelos horários comerciais. Logo, nada mais justo que você ficar aborrecido quando entra o intervalo no momento mais emocionante do folhetim televisivo. Isso se chama Marketing de Interrupção, que é quando há uma quebra do que o expectador vê para que a empresa ofereça seus produtos.

Em contrapartida, surge atualmente o Marketing de Permissão, que consiste no uso de estratégias de comunicação somente com o aval do expectador – como é o Twitter. Você acompanha as mensagens daquele perfil se for do seu interesse, ou seja, todos os que te seguem estão tecnicamente interessados no que você tem a oferecer, otimizando assim suas ações de divulgação. E se ainda assim você não quiser ler uma mensagem de alguém, basta pular a leitura e passar para a próxima.

A banda escocesa Franz Ferdinand é um case de sucesso no Twitter. Em parceria com a empresa Converse (marca responsável pelo popular calçado All Star), o conjunto musical realizou uma turnê pela Europa. Durante os shows, um profissional colocava posts no Twitter oficial da banda. Estes fãs reproduziam para os seus contatos o que estava acontecendo com a banda, o que aumentou vertiginosamente o número de seguidores do conjunto e, mais do que isso, de fãs.

Em linhas rápidas, o Twitter é quase como uma newsletter de público segmentado e de leitura rápida. Se você tem um blog, poste uma mensagem quando atualizá-lo (como faz o Produzindo.net no seu microblog). Sua empresa promove eventos? Poste uma chamada sobre a realização do evento. Quer acompanhar de perto o político que você votou? Siga-o!

Em algum lugar na internet, alguém precisa do produto que a sua empresa oferece. Que tal colocá-la no Twitter para ver quem segue você?

About The Author

Graduando em Relações Públicas pela UFRGS, trabalhou por dois anos na assessoria de comunicação da CAIXARS, com foco em relacionamento com a imprensa e comunicação interna. Hoje atua como produtor de conteúdo da EZUK Mkt Internet (Porto Alegre) e desenvolve trabalhos externos na área de desenvolvimento de conteúdo, estratégias de marketing digital e planejamento de comunicação. Além disso, é editor do blog Tiro-Livre.

  • Talita James

    Caracas! Adorei o texto!

    Eu fui uma das pessoas que se rendeu ao Twitter achando a maior idiotice. Hoje “sigo” perfis informativos e´de algumas empresas que divulgam promoções e tudo mais.

    Muito melhor do que ter que entrar em 457.238 sites pra ter as informações.

    Tenho que dar o meu braço a torcer e dizer que o Twitter não é tão inútil quanto eu imaginava!

    Só por curiosidade, vi que o blog tinha sido atualizado porque isso foi divulgado no Twitter! Hehehe!

  • http://mosaicodapsicologia.blogspot.com Silvia

    Muito útil seu post,vc foi o único que explicou de forma clara, e isso me ajudou muito a usar o Twitter.

  • Jesica Gaspar

    Ouvi falar sobre o twitter várias vezes principalmente quando assisto a televisão. Mas os dizeres são os mesmos: “… Acesse nossa página twitter”. Tudo bem, mas o que é twitter? Por isso perguntei para várias pessoas o que seria, fiquei um tempo sem internet, ninguém soube responder alguns disseram que era cocorrente da you tube que eu poderia colocar vídeos. A única resposta correta porém obvia foi “…é um site de relacionamento…”
    Por esse e outros motivos agradeço a explicação …
    Muito, muito obrigado.

  • Pingback: As 7 ferramentas essenciais para usar o Twitter em Marketing | Produzindo.net

  • fran

    oi prof adoro suas aulas……..