Atenção: Posteriormente à criação desse artigo, criei um outro artigo mais completo e mais detalhado sobre Sociedade Anônima. Se desejar, clique aqui para acessá-lo.

Você já se perguntou o que é aquele S/A, SA ou S.A. na logomarca de alguma empresa? Sabe o que é uma sociedade anônima? Quais os tipos que existem? Tenho um conhecido que tem muita vontade de abrir o próprio negócio e ontem me fez essa pergunta.

Vamos lá!

Uma sociedade anônima é uma natureza jurídica regulamentada pela lei nº. 6.404/1976. É apenas um dentre vários tipos de constituição de empresas.

A sua principal característica é que o seu capital é dividido em ações. Essas ações podem ser compradas e vendidas sem a necessidade de escrituras públicas ou ato notorial.

Existem dois tipos de sociedades anônimas:

  1. Sociedade Anônima de Capital Aberto
    Aqui a idéia é gerar capital liberando a venda de ações para o público em geral. Dependendo do tipo de ação negociada, é uma forma de levantar capital sem grandes impactos para a empresa.
  2. Sociedade Anônima de Capital Fechado
    Aqui o capital também é dividido em ações. A diferença é que essas ações serão somente distribuídas internamente. São essas pessoas que irão levantar capital para a empresa.

Existe muito mais o que ser dito sobre as sociedades anônimas, mas o básico está aí. Complementos, críticas e sugestões são bem-vindas. =)

Aos poucos vou colocando as outras naturezas jurídicas das empresas e explicando um pouco mais de cada uma para vocês, ok?

Atualizações:

17/08/2008 – Devido às reclamações de algumas pessoas sobre a falta de mais conteúdo, criei um novo artigo com mais detalhes sobre esse tipo de empresa. Clique aqui para acessá-lo.

18/02/2009 – Muitas pessoas tem me perguntado à respeito de processos e aspectos legais das Sociedades Limitadas e Anônimas. Adianto à vocês que infelizmente não vou saber responder todas as perguntas porque não sou contador nem advogado, mas tentarei ajudar na medida do possível. Portanto não fique chateado se eu apenas lhe recomendar você procurar um advogado ou contador na resposta, ok? =)

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

14 Responses

  1. Daniel Docki

    Eu sumi Bernardo, hehehe
    Viu, legal esse texto, mas isso funciona somente para empresas de grande porte não? eu digo da Sociedade Anônima de Capital Aberto…

    Gostaria de saber como funciona a compra e venda de ações? (acho que isso seria assunto para outro post) :P

  2. Eduardo

    Você poderia ir além na explicação das “Sociedades Anônimas” e não ficar nessa: “Existe muito mais o que ser dito sobre as sociedades anônimas, mas o básico está aí. Complementos, críticas e sugestões são bem-vindas. =)”. Mas, gostei da síntese. Ass.: Alguém que precisa apresentar um trabalho escolar explicando o que é e quais as características desse tipo de sociedade. Manda uma mensagem!

    • Juliane

      Olá Eduardo!
      Tenho q fazer o TCC, da minha escola, e meu grupo escolheu este tema!!

      Gostaria q vc pudesse nos ajudar com idéias, e elaboração de textos.

      Por favor, assim q verificar essa mensagem responda- me urgentemente!!

      Att,
      Juliane.

  3. Anderson

    Uma boa explicação. Pessoas que não tem uma mínima noção sobre o mercado de ações, etc. procura explicações como essa. Simples, direta e em uma linguagem acessível.

  4. Mármia

    Gostei da explicação referente sociedade anônima, é uma leitura limpa, clara…isso é fundamental para o leitor.

    Agradeço.

  5. Gustavo

    Como fazer uma sociedade limitada virar sociedade anônima?

  6. Elen

    Gostaria de saber o que preciso fazer para Registrar minha empresa na junta comercial, queria saber todos os passos que tenho que seguir e se posso fazer isso sozinha!
    tenho uma empresa de informática…

    • Bernardo Pina

      Não é fácil registrar uma empresa sozinha. Você tem que ter ciência de vários fatores de escolha para decidir entre as várias opções até conseguir abrir a empresa. E outra coisa… Se você abrir uma empresa erroneamente, como diz meu contador: “É muito fácil abrir uma empresa e estupidamente difícil fechar (falir) uma.”

      Portanto eu estou com o Daniel Docki. Minha recomendação é que você procure um contador para que ele possa lhe esclarecer e automatizar o processo.

      Mas se mesmo assim você quiser ir a fundo nisso você mesma, dê uma olhada nesse documento. Ele é um guia para abrir a sua empresa e foi feito pela “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”.

  7. vinicius da silva

    eu nao entendo nada disso.

  8. Amanda

    Muito interessante a síntese sobre as sociedades anônimas, entretanto possuo uma dúvida e ficaria muito grata se pudesses respondê-la é a seguinte: “qual a relação existente entre as sociedades anônimas e as sociedades de economia mista?”
    Obrigada.

  9. elizane

    o acionista controlador da sociedade anonima é necessariamente titular da maior parcela do capital social?