Recentemente entrei no mundo das viagens a trabalho, e confesso que foi uma mudança brusca que envolve meus hábitos e forma de com que tenho que lidar com o trabalho. Uma das coisas que mais pegou nas primeiras viagens foi os itens q levar em cada viagem. Afinal, o que levar? Conheço gente que leva mais de trinta quilos de roupa para uma viagem de 5 dias, da mesma forma que conheço gente que leva uma mochila com bem menos de 10 quilos. 

Afinal, qual é o segredo? Qual é a melhor opção? Como fazer?

Bem, isso tudo varia muito de pessoa para pessoa, mas quero fazer uma abordagem geral aqui, uma espécie de guia customizável para você ter ponto de partida ao arrumar a sua mala para uma viagem a trabalho. Vamos lá?

 

Primeiro de tudo: Quantos dias você vai passar fora?

Não existe segredo. O que existe é planejamento e adaptação. A primeira coisa que você deve fazer é procurar saber exatamente a quantidade de dias que você irá passar fora, pois assim você poderá montar jogos de roupas e acessórios de forma a não precisar repetir as mesmas roupas nos dias em que estará viajando.

Eu normalmente passo 4 ou 5 dias fora, o que me rende uma mala com uns 10/12 quilos.

Mala pequena, média ou grande?

Você já pensou nisso? Qual é o tamanho de mala ideal para uma viagem? Você te que levar em consideração o tamanho da mala que você vai levar consigo. Há quem não se importe com o tamanho da bagagem, mas há quem se importe.

Para resolver o meu dilema, um amigo me fez as seguintes perguntas:

  • Você se importa em despachar bagagem?
  • Você prefere levar apenas bagagem de mão?

Pode parecer óbvio, mas as vezes deixamos esse detalhe escapar. Despachar as suas bagagens acaba sendo cômodo, pois você não fica carregando sua mala pelo aeroporto e não tem que arranjar espaço no compartimento de bagagem do avião, mas precisa esperar a bagagem chegar na esteira de restituição de bagagens (o que, dependendo do caso, pode demorar de 5 a 30 minutos). Você tem esse tempo quando chegar ao seu destino?

Se você geralmente está apressado, considere seriamente em comprar uma mala menor e levar apenas a bagagem de mão.

De acordo com a ANAC, a bagagem de mão não pode ultrapassar 115 cm, na soma de suas dimensões (comprimento, largura e altura) nem ter peso superior a 5 Kg. Você pode encontrar mais informações sobre isso neste link. O legal é que você não precisa se preocupar em esperar a restituição da bagagem, mas tem o incômodo da limitação de espaço da mala e de ter que ficar carregando sua mala por aí.

O que levar: roupas

Bem, conversei com várias pessoas e cada um acaba desenvolvendo uma metologia própria. Eu parti do seguinte princípio: levar a menor quantidade de peças possíveis de forma que eu não repita jogos de roupa. Vale lembrar que eu trabalho com tecnologia, uma área em que raramente se usa terno e gravata. Dito isso, para alcançar essa meta, eu faço o seguinte:

  • Separo uma camisa para cada dia que passarei fora, todas com cores bem destoantes entre si. Por exemplo, uma camisa preta, uma camisa branca listrada, uma camisa vinho e uma camisa azul clara.
  • Em viagens curtas, separo duas calças diferentes. Geralmente tenho trabalhado com jeans, então uma jeans claro e outra, jeans escuro.
  • Quando eu vou participar de alguma reunião importante, levo um ou dois ternos;
  • Uma roupa de baixo para cada dia, mais uma ou duas extras;
  • Uma meia para cada dia de viagem;
  • Um sapato e um tênis (para usar na sexta-feira casual);
  • Uma conjunto de camisa + bermuda, ou um pijama, para ficar mais a vontade no hotel;

Eu me adaptei bem à essa rotina porque com 4 camisas e duas calças, posso ter 8 combinações diferentes. Mas nada impede de você levar mais ou menos peças, tudo varia do quanto de bagagem você está disposto a levar.

O que levar: outros

Além das roupas, algumas coisas são de extrema importância. Veja outros itens que estão sempre viajando comigo:

  • Banheiro
    • Shampoo e condicionador. Gosto de levar os meus, mas você pode usar o do hotel. Existem ainda aqueles kits, vendidos em farmácias, com condicionador e shampoo em tamanho miniatura.
    • Desodorante;
    • Escova e pasta de dente;
    • Perfume;
  • Carregador de celular;
  • Livro para ler no avião e nas horas vagas;

Se você for fazer uma viagem mais longa, pode deixar para comprar os utensílios de banheiro quando chegar ao local de destino, e assim economizar um pouco de espaço na bagagem. ;)

Observações importantes

  • Se você for levar cortador de unha, lixa ou tesoura, você será obrigado a despachá-los na bagagem ou jogá-los fora, porque esses itens são proibidos de embarcar em bagagem de mão;
  • Se você não tiver bolsas específicas para organizar sua bagagem, utilize sacolas para guardar roupas sujas e/ou molhadas (tal como toalhas e calções de banho, por exemplo);
  • Para embarques internacionais, mesmo para países do Mercosul, levar sempre a sua carteira de identidade ou passaporte. Carteira de motorista é válida como documento oficial apenas em território nacional;
  • Em viagens internacionais, é proibido levar líquidos na bagagem de mão. Sendo assim, se for levar perfumes, cremes e/ou quaisquer outros líquidos, coloque sempre na bagagem que será despachada.

Acredito que cobri alguns dos itens mais importantes. Claro que o que levar varia muito de pessoa para pessoa e das necessidades de cada um, mas quis transmitir o básico como um guia geral do que se levar. Se você achar que faltou alguma coisa, deixe um comentário e compartilhe conosco.

2 Responses

  1. Annabela

    Gostei. Sanou algumas dúvidas que parecem obvias mas na hora H acabo por esquecer.

    Bjs

  2. Guilherme Azevedo

    Sempre levo um cabide simples para pendurar camisas no banheiro. Os cabides dos hotéis não tem cabo para pendurar no banheiro.
    Faço isso pois quando tomo banho, estico a roupa no cabide e ela fica bem passada.
    Alguns hotéis oferecem ferro de passar no quarto, mas é raro.