Um dos grandes objetivos dos jovens que estão na faculdade, é tentar encontrar idéias inovadoras para solucionar velhos problemas de nosso país. Afinal de contas, a faculdade deve ter como um dos seus principais objetivos, estimular o acadêmico a pensar na situação de sua nação e elaborar soluções para seus variados conflitos que podem ser desde a fome até a crise na educação.

Recentemente em minha faculdade, recebi a proposta de participar de um prêmio na área da agricultura e meio ambiente, cujo objetivo é criar algo de inovador e prático em algum dos temas relacionados. No meu caso, o tema escolhido foi gestão e biologia, e a minha meta é desenvolver algo capaz de gerar produtos mais sustentáveis e ao mesmo tempo preservar e aumentar nossa qualidade ambiental. Veja que esse não é um tema, digamos, fácil de se encontrar solução, ainda mais para alguém que ainda está na faculdade, ou seja, não tem todo o conhecimento disponível para fazer a pesquisa do tal assunto, mas por que então decidi participar desse prêmio?

1º: Pelo desafio

Nós jovens, universitários ou não, devemos sempre nos mover a base de desafios, são eles que nos fazem testar nossa capacidade seja nos estudos ou no trabalho. O melhor de tudo é que quando superamos desafios, percebemos que somos capazes e estamos prontos para vencer obstáculos maiores. Por isso lhe digo, busque algum desafio para vencer, no meu caso o meu primeiro grande desafio é fazer um projeto bem feito e meu segundo é ficar entre os 3 primeiros trabalhos a nível nacional. É fácil? Nem um pouco se comparar com outros universitários mais capacitados, mas o fato de eu ter consciência disso é que estou me esforçando cada vez mais.

2º: Pela chance de aprender mais com outras pessoas

Saiba que para conseguir alcançar seus objetivos, você precisará da ajuda de pessoas que estejam dispostas a te estender a mão, e acredite: essas pessoas existem. No meu caso estou obtendo ajuda de um ótimo professor da minha faculdade, além de já ter a minha disposição o apoio do Bernardo Pina aqui do Produzindo.net para alguma dúvida ou problema que vier encontrar durante o desenvolvimento de meu projeto. Veja que estou cercado de pessoas capacitadas e mesmo que não ganhe, pelo menos estou conseguindo algo maior, que é absorver conhecimento de gente com mais conhecimento do que eu tenho.

3º: Pela oportunidade de encontrar uma solução para um problema do meu país

Tá certo que esse terceiro objetivo parece meio idealista, utópico ou romântico, mas é isso mesmo. Moro aqui no Brasil, um pais maravilhoso, e mesmo jovem, tenho a consciência de retribuir um pouco do que ele já fez por mim. Além disso, não deverei ficar paraso só porque não tem mais pessoas dispostas a encontrar soluções para o problema do aquecimento global ou da destruição do meio ambiente, não é mesmo? Cada um tem que fazer sua parte.

Considero esses os 3 pontos primordiais que estão me levando a participar desse prêmio, e você? O que lhe motiva a continuar trabalhando ou estudando? A paixão por vencer desafios, a chance de aprender mais ou a busca por solucionar velhos problemas de seu pais?

About The Author

Cursando faculdade de Administração de Empresas pela FACER, atua na área administrativa e docência dentro do Terceiro Setor. Tem experiência com divulgação, publicidade, marketing Digital, docência e gestão no terceiro Setor. Também é autor do blog Liberdade Testada e Vale Empreender.

Related Posts

2 Responses

  1. João Leite

    Parabéns pelo post, neste caso você tratou do assunto mais voltado para universitários, mas trazendo para o lado profissional ou empreendedor segue os mesmos padrões.

    Temos sempre que buscar uma motivação para tudo o que fazemos na vida, senão ela perde o sentido.

    Grande abraço e ótimo blog