Cuidar e respeitar nosso corpo é fundamental ao desenvolver nossas atividades durante nossos dias, mas é difícil achar alguém que realmente faça isso. É fato que já há muito tempo todos nós precisamos usar computador para alguma coisa e quanto mais o usamos, mais nos acostumamos e mais relaxamos com o seu uso. Eu mesmo já me peguei praticamente deitado na cadeira do computador inúmeras vezes. Minha coluna que o diga…

ergonomia-02

Se não tomarmos cuidado com a nossa postura, aos poucos o nosso corpo vai sentindo os efeitos de permanecer numa posição ao qual não foi feito para ficar. Veja alguns dos danos mais comuns:

  1. LER (Lesão por Esforço Repetitivo)
    Esse tipo de lesão é causado por movimentos repetitivos ou posturas forçadas. Tenho um colega estagiário (sempre eles, coitados…) que teve que selar mais de 10 mil cartas em alguns dias. A atividade nunca chegou a ser completada porque o seu ombro foi seriamente prejudicado com uma tendinite aguda no seu ombro direito.
  2. Peso extra
    Ficar sentado na frente do computador por muito tempo e mais relaxados (diga-se quase deitados) nos induz a continuar sentados. Assim, muitas pessoas começam a se tornar sedentárias e a ganhar peso pela falta de exercício físico.
  3. Dor nas costas e ombros
    Sentar na cadeira de forma errada gera dores musculares nas costas e no ombro. Essas partes do nosso corpo não foram feitas para ficarem em certas posições que as vezes insistimos em permanecer quando estamos na frente de um computador.
  4. Problemas na vista
    Com os monitores de tela plana esses problemas têm diminuído, mas não sumiram. Semana retrasada tive uma dor forte nos dois olhos. Chegando ao oftalmologista, ele me informou que minha córnea estava ressecada devido ao tempo que passo com os olhos abertos na frente do computador. Recomendação médica: passar colírio, piscar mais e ficar menos tempo no computador.
  5. Circulação prejudicada
    Existe um problema circulatório chamado Trombose Venosa Profunda causado por um tipo de coagulação do sangue que dificulta (as vezes impede) a circulação do sangue. Ocorre geralmente nas pernas e é causada pela falta de estímulo de circulação nessas áreas (traduzindo, falta de exercício).
  6. Dor no pescoço
    Quando o monitor do nosso computador fica bem a baixo da nossa visão, temos que olhar para baixo, certo? Errado. Não deve-se em hipótese alguma permanecer assim. Dores musculares no seu pescoço vão aparecer e se tornar insuportáveis se você não tomar as medidas preventivas necessárias: colocar o monitor à altura dos olhos.

Depois de anos de estudos, os especialistas chegaram à uma posição que consideram ideal para se ficar na frente do computador. Veja abaixo as principais recomendações:

  1. Ajuste o encosto da cadeira de forma a deixar a sua coluna reta ao invés de deixá-la na diagonal;
  2. Ajuste a altura do seu monitor para ficar em linha reta com os seus olhos. Dessa forma você evita ficar dobrando o pescoço desnecessáriamente;
  3. Deixe o monitor reto e não na diagonal (inclinado);
  4. A distância entre o monitor e você deverá ser de, pelo menos, o tamanho do seu braço;
  5. Não coloque os pés muito junto da cadeira para não forçar as articulações do joelho e músculos das pernas. Deixe seus pés sempre um pouco a frente;
  6. Se a cadeira for alta para você, arranje um apoiador para os seus pés;
  7. Ajuste seu assento de forma a fazer com que seus braços fiquem em um ângulo de 90º com o seu antebraço;

Lembre sempre que seu corpo é seu maior bem. Cuide-se!

(créditos da foto para desertsnail:flickr)

About The Author

Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

  • http://blog.igorescobar.com Igor Escobar

    Olá Bernando!
    Divulguei o seu texto no meu blog. Espero que não se importe. Todos os créditos foram devidamente dados, tudo bem?

    Grande Abraço e parabéns!

    • http://www.bernardopina.net/ Bernardo Pina

      Com os devidos créditos, sem problema. =)

      Abraço!

  • Junior Lannes

    Olá Bernardo,
    Estava navegando e percebí que eu estava quase deitado na cadeira. Já me corrigí e agora quero parabenizá-lo pelo site. Está muito interessante, cheio de assuntos importantes e corriqueiros que nem sempre somos conhecedores do conteúdo. Saiba que teu site já está nos meus preferidos. Obrigado pela contribuição e grande abraço!

    Várzea Grande, 27 de Agosto de 2009