Estou no meu ultimo ano de faculdade, ano de provas finais, de leitura de livros, finalização de projetos acadêmicos e principalmente da defesa do temido TCC (trabalho de conclusão de curso). Além disso tudo, tenho ainda um pouco do lado glamoroso: comissão de formatura, festas, bailes, aula da saudade, culto ecumênico, fotos…

Enfm… Depois de 03 anos estudando com outras pessoas, o ultimo ano da faculdade é assim: bonito/feio, esperado/temido. É uma mistura de sentimentos que não dá para explicar, ou muito menos conceituar. A maneira de você realmente saber o que é isso, é realmente vivenciando. A questão não é tanto as provas ou monografias, mas a pressão e ansiedade sobre como vai ser depois disso tudo. Uma pergunta não sai da minha cabeça: E agora? O que fazer para obter o retorno deste investimento? Na minha jovem cabeça, acredito que a maior possível frustração é não seguir carreira naquilo ao qual dedicou tantos anos de estudo. Se bem que conheço profissionais que optaram por outros caminhos e acabaram se dando bem…

Do meu primeiro dia de faculdade até os de hoje, vejo um amadurecimento muito grande em mim. Não só por questão de conhecimento, que, aliás, adquiri muito, mas também como pessoa. Melhorei muitos pontos e pude conquistar algumas coisas que, apesar de parecerem pequenas, para mim representam grandes vitórias. E são exatamente essas que nos motivam a querer mais não é mesmo? Antes da faculdade eu era apenas um estudante que tinha acabado de sair do ensino médio e hoje já posso falar que:

  • Sou um co-autor de livro da minha área de estudo (Administração) juntamente com outros grandes profissionais.
  • Sou escritor em um blog eleito em 2010 como o melhor de sua categoria (Comunicação e Negócios).
  • Tive a oportunidade de trabalhar maior indústria da minha cidade, com 2000 funcionários, e com outras unidades em Pernambuco e Goiás, além de estar ligado a um setor bastante em alta hoje no mercado (Setor Sucro-enérgetico). E o melhor de tudo, trabalhando na minha área. (PS: Consegui essa vaga, graças a um professor de Contabilidade. Por isso, digo, tente se esforçar, ser o melhor aluno, pois isso lhe trará bons resultados para a vida).
  • Fui aprovado, no concurso Publico do Instituto Federal de Goiás – IFG, na área administrativa. (Sendo o segundo concurso a qual tento aprovação)

Fico feliz, quando vejo que conquistei algumas coisas e ao mesmo tempo fico apreensivo para saber como será depois que acabar este ano. Estou pensando em uma pós graduação, talvez até tentar pular direto para o mestrado, ou então dar uma pausa nos estudos acadêmicos e me dedicar a um curso de Inglês… Sinceramente não sei, mas neste exato momento, sei que quero aproveitar cada minuto deste tempo, e assim como diz o famoso Slogan do Mc Donald, no final deste ano, dizer: Amo muito tudo isso.

About The Author

Cursando faculdade de Administração de Empresas pela FACER, atua na área administrativa e docência dentro do Terceiro Setor. Tem experiência com divulgação, publicidade, marketing Digital, docência e gestão no terceiro Setor. Também é autor do blog Liberdade Testada e Vale Empreender.

  • http://michaelis.uol.com.br/ Dedé Santana

    Não se pode ser “Glamoroso” escrevendo errado.

  • Andréia Freitas

    Oi Rômulo, estou cursando o 3º ano de ADM, e este ano teremos que desenvolver, criar um novo produto…e eu gostaria de receber uma dica sua. Sei que esse novo produto dever ser acessivel, e que seja viável de criar um protótipo. Desde de já agradeço.