por Gabriel Beterli (Blog Opções Binárias)

Até alguns anos atrás o comércio com as opções binárias – conhecidas no setor como opções digitais – estava aberto apenas para investidores institucionais e operadoras, mas a situação mudou e agora os investidores privados tem a possibilidade de desfrutar desse instrumento simples e ao mesmo tempo muito popular.  As opções binárias são interessantes especialmente para os principiantes do setor, pois o trabalho desse grupo de investidores é muito intuitivo.Entretando, se observarmos cuidadosamente, é possível notar isso não se limita ao conhecimento mínimo. Iniciar é fácil, mas identificar o tempo exato do andamento não é simples como parece e para quem está começando e é por isso que recomenda-se não dedicar-se a operações muito arriscadas num primeiro momento.

Opções binárias: o que é exatamente?

Até há pouco tempo, as opções binárias eram consideradas um investimento, digamos, extravagante. O volume da demanda e a tendência, entretanto, indica que as opções tornaram-se um tipo de investimento cada vez mais amado pelos investidores, que mostram cada vez mais confiança nesse tipo de operação. As operações com êxito podem resultar em lucros muito elevados, mas a principal causa da crescente popularidade das opções binárias é a simplicidade. O negociador deve decidir entre duas únicas possibilidades: o andamento da operação estará subindo ou descendo? Depois disso, investe-se na opção correspondente e espera-se para descobrir se a operação teve sucesso ou não. Não poderia ser mais simples. Essa é a razão pela qual os principiantes confiam plenamente nesse instrumento. E mesmo os investidores mais experientes estão muito satisfeitos com esse tipo de investimento e com estratégias específicas, pois estão sendo capazes de realizar ótimos lucros. No caso de que o investidor descubra a porcentagem exata de alta ou baixa até o vencimento do prazo da opção, é possível ganhar até 85% do valor investido.

Outro aspecto das opções binárias que acaba atraindo muitos investidores é a incrível velocidade com a qual é possível concluir algumas operações. Os produtos mais limitados no tempo podem ter um vencimento de, por exemplo, 60 segundos. Ademais, pode-se selecionar produtos com uma duração maior com datas de vencimento de até um mês.

Na base de uma opção binária tem sempre um ativo financeiro. O investidor pode optar por vários pares de moeda, matérias primas, ações ou índices. Logo, ele aposta no curso crescente ou descendente do ativo e em seguida, a operação é concluída com um lucro ou uma perda.  

Stock-Market

Grande variedade de ativos financeiros

No comércio com as opções binarias, muitos ativos financeiros são combinados mas não são geridos diretamente pelo sistema, visto que são alvo de uma aposta para descobrir o andamento da operação (aumentando ou diminuindo). As moedas e as matérias primas estão entre as categorias mais populares. O investidor pode operar com dois pares de moeda disponíveis e indicar a probabilidade da direção do andamento da operação.

As matéria primas constituem um desafio especialmente para os investidores, visto que precisa-se de uma boa dose de estratégia para operar com as mesmas. Nos últimos anos, o preço das matérias primas mostrou uma certa sensibilidade a estímulos externos. Um exemplo? A crise da zona do euro. O mercado dos metais valiosos teve um grande crescimento, enquanto a maior parte dos investidores abandonou as operações de produtos com risco. Além do comercio com o ouro e a prata, pode-se investir também no petróleo e em outras matérias primas. As ações e os índices são mais indicados para os principiantes: nesse caso, recomenda-se os futures como Dow Jones ou Dax, ou investir diretamente nas ações das grandes empresas.

O comércio com opções binárias

As opções binárias são na realidade uma tendência ainda muito recente do mercado. Para os investidores pessoa física, em especial, esta forma de especulação financeira é recente e mesmo assim a sua popularidade tem crescido de forma surpreendente.  Os investidores experientes e principiantes são atraídos pela simplicidade das operações realizadas no sistema. Ademais, as opções binárias pertencem ao grupo das operações de investimento que apresentam as mais altas possibilidades de lucro, o que chegar alcançar até 85% por cento por operação individual.

Para investidores pessoa física,  a maneira mais simples para entrar no mercado é procurar uma operadora para opções binárias. Não é preciso ter um capital inicial muito elevado para operar: alguns operadores aceitam um deposito mínimo inicial de apenas 100 dólares.

Nesse tipo de comércio, é necessário investir no andamento do valor do ativo incluso e esperar o vencimento da opção. Como já dissemos antes, o vencimento pode acontecer em alguns minutos, mas, às vezes, ocorre depois de um mês.  Quando a opção está vencida, será imediatamente visível  se o investidor está no estado “in the money” ou “out of the money”. Esses dois conceitos indicam as duas possibilidades com as quais pode-se concluir a operação: ganhar ou perder o dinheiro investido e o quanto o valor do ativo subiu ou desceu não é importante. Se o investidor apostou na baixa, mas o andamento mostra um aumento, a operação não teve êxito.  Há teorias no mercado que afirmam que os novos investidores deveriam construir a própria preparação para poder desfrutar as operações de forma adequada.

O tempo exato do vencimento da opção estabelecido pelo market maker e investidor vai determinar se o preço do ativo incluído é superior ou inferior ao preço de partida e assim se a operação teve sucesso ou não. Além disso, deve-se definir o Strike Price, que é o valor a ser superado para que opção permaneça no estado “in the money”. A aposta no aumento de um ativo é representada pelas opções Put, se o andamento solicitado estiver em baixa, mas se a opção é representada pelas opções Call, o andamento está subindo. Uma outra possibilidade seriam as opções Touch, que representam a eventualidade do valor do ativo incluído atingir um determinado limiar. Outra opção importante é Not Touch que prevê se o ativo não atinja um determinado limiar.

Vantagens e desvantagens das opções binárias

Se consideramos a popularidade desse instrumento financeiro, é evidente que oferece inúmeras vantagens em respeito a outras formas de investimento, mas ao examinar com prudência o comércio com as opções binárias, pode-se ver claramente que nem tudo pode ser uma vantagem para o investidor.  

Dentre as vantagens, evidencia-se a simplicidade desse sistema, que é fácil de compreender e de usar como nenhum outro tipo de investimento no mercado. Ou o investidor tem sucesso ou perde: não existem possibilidades intermédias. Também os ganhos elevados previstas em caso de sucesso nao passam desapercebidas. Por isso, as opções binarias são uma oportunidade de lucro, especialmente para quem está iniciando no mercado.

Os profissionais, entretanto, gostam de diversificar as estratégias de comércio nas opções binárias. Opções especiais como Range ou Touch, ou as estratégias como  Straddle atinentes às normais opções binárias oferecem diferentes oportunidades para quem conhece o mercado financeiro. Juntamente com as mesmas, pode-se investir na grande variedade de bens disponíveis, desde as moedas às matérias primas.

Contudo, a vantagem caminha com a desvantagem. Não deixe-se iludir pela popularidade das opções binárias, especialmente se o investidor é principiante:  as opções oferecem lucros atraentes, mas no caso de um andamento explosivo de um ativo incluído, o lucro será muito limitado, visto que a única possível é aquela declarada no momento da compra da opção, não é importante se flutuação do valor é pequena ou grande.

Para muitos investidores, mesmo no curto prazo, as opções são uma vantagem. Ainda não é possível operar com as opções binárias de mais de um mês. Muitos investidores queriam ter a possibilidade de aumentar o tempo de vencimento para prazos mais longos.

Conclusão

Como todas as formas de investimentos existentes no mercado, também as opções binárias requerem disciplina, constância , competência e um pouco de sorte. É uma grande oportunidades para os principiantes no setor para aprender a conhecer o mercado e lucrar um pouco, prestando atenção para confiar de mais nas próprias capacidades, depreciando o mercado financeiro.

Por outro lado, para os investidores mais experientes no mercado financeiro, não existe uma forma de investimento mais interessante do que as opções binárias. E visto que as opções são um produto simples, a sua popularidade destina-se a crescer ainda mais nos próximos anos. E já que o mercado financeiro internacional não é tão promissor como nos últimos anos, cresce a incerteza entre os investidores e prevê-se que esse tipo de investimento atrairá ainda mais investidores. Tudo devido ao baixo valor do capital inicial a ser investido e crescimento constante gradual com o qual se acumula experiência, fazendo com que seja uma alternativa atraente em relação às outras formas de investimento.