Cada smartphone, de cada sistema operacional disponível no mercado, tem um sistema próprio de gerenciamento dos dados PIM. Antes de tudo, é bom que se esclareça: não existe um sistema perfeito. Quando for escolher seu aparelho, não pense apenas em modismos ou preços; considere qual sistema é o mais adequado às suas necessidades, seu estilo de trabalho, seus hábitos.

A seguir, um resumo de cada um deles, com suas vantagens e desvantagens.

iOS (iPhone e iPod touch)

Bonito, interface agradável, simples de usar: o iPhone conquistou o mundo porque conseguiu trazer a tecnologia móvel aos leigos, que antes enxergavam os smartphones como um bicho-papão. Se você usa Windows, tenha em mente que será necessário ter o iTunes para sincronizar seu PIM. Para muitos, o iTunes não é lá muito simpático: pesado e meio confuso. Quem usa o MS Outlook poderá sincronizar nativamente seu calendário e os contatos, mas as tarefas e as notas darão um pouco mais de trabalho, com aplicativos de terceiros fazendo a ponte, mas com resultados irregulares.

Há diversos aplicativos para tarefas. Recomendo o 2Do, para quem usa Outlook. Já o ToodleDo é a dica para quem gosta de um sistema online, acessível através de qualquer computador, através do ToodleDo.com. E, para os usuários de Mac, a dica fica por conta do Things ou Omnifocus — este último perfeito para os fãs da metodologia GTD, embora o mais complexo de todos. Para quem deseja um calendário mais poderoso, minha recomendação é o Week Cal. Apesar do nome, que não lhe faz justiça, é muito mais que um visualizador semanal: agrega diversas ferramentas extras sem perder o visual da agenda nativa do iPhone. Em suma, é aquilo que o calendário original do aparelho deveria ser.

Se você centraliza sua vida nos serviços Google ou Yahoo, pode sincronizar automaticamente, de forma online, seus emails, calendários e contatos com o iPhone. Usuários corporativos, que administram suas informações em servidores Exchange, ou Lotus Notes, também poderão configurá-los e usá-los no iPhone tranquilamente. Em breve, farei um post só para quem quer usar o iPod touch como um organizador pessoal — lembrando que ele roda quase tudo o que roda no iPhone, sendo um excelente (e barato) dispositivo móvel para produtividade.

Android

Desenvolvido pelo Google, tudo orbita nele. Ao ligar seu aparelho pela primeira vez, você é obrigado a entrar com sua conta do Gmail, e dali tudo é configurado de uma vez só: emails, contatos, calendário, Talk (o equivalente deles ao MSN). Ou seja, a plataforma é a ideal para quem já está acostumadíssimo a ter todas as suas coisas online. Portanto, é bom também deixar avisado: um plano de dados generoso é mais que recomendado. Você pode usar seu calendário quando não há conexão disponível. Mas terá que se lembrar de conectá-lo, via celular ou wifi, para que a atualização na sua conta seja feita.

Como o Android nasceu no novo conceito de nuvem e redes sociais, a agenda de contatos funciona nesse mesmo espírito. Dentro dela você tem uma mistureba com seus amigos do Twitter e do Facebook, sendo que nesse último caso, o perfil da pessoa estará sempre “linkado” junto com os dados habituais de telefone, endereço, etc.

É possível fazer sincronismo offline com o PC, mas será necessário usar softwares de terceiros. O melhor e mais completo de todos é o Missing Sync, pago, mas alguns fabricantes disponibilizam suas próprias soluções, como o Samsung Kies (imagem abaixo).

Samsung Kies

Symbian

É um sistema bastante difundido, graças à grande popularidade da Nokia no Brasil. É possível fazer sincronismo online com o aplicativo Mail For Exchange, gratuito e disponível nativamente nos celulares mais novos. Além de servidores Exchange, o aplicativo também suporta sincronismo com seus dados em serviços Google.

Quanto ao sincronismo offline, é feito a partir do Nokia PC Suíte, que instala tanta coisa no PC do usuário que muitos acabam se perdendo no meio de uma avalanche de ícones. As possibilidades de sincronismo variam, desde sua agenda até fotos, vídeo e músicas. Contudo, seu gerenciamento PIM é fraco. Apesar da ponte do celular ser feita com o Outlook, muitas configurações mais avançadas ficam perdidas no meio do caminho. Se o seu uso de calendário, contatos, tarefas e notas é bem espartano – por exemplo, você registra o compromisso com data, hora e um alarme — ele funciona bem. Já se você gosta de categorizar tudo, usar hierarquia de cores e ter diferentes modos de visualização, terá que recorrer a aplicativos de terceiros.

Blackberry

Para quem saiu do Palm OS buscando um sistema mais moderno, só que ainda assim mantivesse algo parecido com o HotSync para sincronizá-lo com o Outlook, o Blackberry é a solução. Basta instalar o Blackberry Desktop, da própria RIM (gratuito) e tudo será sincronizado: calendário, contatos, notas e tarefas. Como extra, vem um sincronizador de arquivos multimídia. É possível customizar a sincronização, tal e qual se fazia com o HotSync. Quem sua Mac também tem uma versão deste conduíte, que funciona da mesma forma.

Campeoníssimo em presença nas empresas, também funciona com servidores Exchange e Lotus Notes.

Windows Phone

O Windows Phone 7 foi completamente reestilizado, mas como ainda não chegou oficialmente ao Brasil (o que deve acontecer em breve) falaremos por enquanto da versão 6.5, que é disponibilizada atualmente em nossas lojas e operadoras.

O Windows Phone é a escolha ideal de quem tem sua vida centrada no Windows, mais especificamente no pacote Office, com Outlook, Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Além do sincronismo completo (calendário, contatos, tarefas e notas), também é possível escolher documentos do Office que se deseje sincronizar. Nos Windows Vista e 7 não há necessidade de se instalar nada. Literalmente, é só tirar o smartphone da caixa e plugar no PC. Mais simples, impossível.

Mas para quem preferir sincronismo online, é possível usar o Exchange da sua empresa ou um serviço mais pessoal, como o MyPhone, da própria Microsoft, e gratuito.

Windows Device Center

Softwares consagrados que turbinam sua agenda:

Pocket Informant

Esse aplicativo móvel é um dos favoritos dos heavy users. Usei-o por anos em meu Windows Mobile, e hoje, ele também tem versões para Blackberry, iPhone e Android — sendo que, nesses 2 últimos, ele é ainda recente. Portanto, falta ainda muita coisa que há tempos habitam as plataformas mais antigas. A grande vantagem é que se tem completo controle sobre sua agenda. Dá para vincular compromissos ou tarefas à agenda de contatos, obter histórico dos seus eventos com cada contato (como compromissos, ligações, SMS, etc) e até verificar estatísticas de uso. Saiba mais.

Missing Sync

Possuo quase todas as versões desse software, e recomendo fortemente. É um desembolso de U$ 39 que vale cada centavo. Infelizmente, não há versão de demonstração, mas o desenvolvedor é sério e me atendeu bem todas as vezes que necessitei de suporte. O “plus” do Missing Sync está em sincronizar tudo aquilo que nenhum outro conduíte nativo faz. E aqui entra tudo mesmo: além do quarteto básico, entram música, vídeos, SMS, histórico de chamadas, arquivos e muito mais. Há versões para todas as plataformas móveis, tanto para quem usa PC como Mac. Indispensável para quem quer, muito além de sincronizar a agenda, ter um backup completo do aparelho no PC. Saiba mais.

No próximo post, falaremos das inúmeras maneiras de organizar digitalmente suas informações.

About The Author

Dentista homecare e consultora em mobilidade, a “garota sem fio” Bia Kunze também é podcaster e comentarista da rádio CBN, além de dar palestras sobre mobilidade para empresas.

7 Responses

  1. Top 5 – Posts Mais Interessantes da Semana (21 de Maio de 2011) « Vale na Net

    […] Organizando sua agenda: a escolha do dispositivo móvel. Cada smartphone, de cada sistema operacional disponível no mercado, tem um sistema próprio de gerenciamento dos dados PIM. Antes de tudo, é bom que se esclareça: não existe um sistema perfeito. Quando for escolher seu aparelho, não pense apenas em modismos ou preços; considere qual sistema é o mais adequado às suas necessidades, seu estilo de trabalho, seus hábitos. Do blog Produzindo.net em Português. […]

  2. Consultormedico

    Olá,
    Muuuito legal, mas…
    Como sair do papel para o celular.
    Chego ao final do dia com um montão de pedacinhos de papel em todos os bolsos, um tipo de bilhete de mim para mim. Como resolver?

    • Bia Kunze

      Eu também recebo recados em papéizinhos. Fotografo tudo com a câmera do celular e jogo fora, senão acabo perdendo mesmo.

  3. Filipe S. Silveira

    Oi Bia. Nos dispositivos da Nokia com Symbian a melhor solução de sincronia é o Ovi Suite, com ele se torna tudo mais simples ao contrario do que era no PC Suite. Porém ele ainda tem algumas falhas com alguns celulares. Com o meu Nokia E63 (Velho de Guerra) ele vive dando problemas com a Sincronia de SMS. Já com os meus N85 e com 5230 não tive problemas com a produtividade e com contatos e e-mail utilizando o Microsoft Outlook 2010.

  4. MARTA CIBELI

    Adoro tecnologia! Tenho Ipad, Iphone, Blackberrty Torch. Mas, para agenda, ainda considero a plataforma do Palm 680 a melhor! Especialmente porque me permite editar/cortar/colar a agenda direto no computador e no equipamento.
    Só que preciso passar as minhas centenas de contato para
    um cartão, a fim de tê-la caso o equipamento apresente problema, e também acessível em qualquer lugar e não somente no computador de sincronismo de back-up. alguém me ajuda???

  5. Tanara

    Olá, eu estou iniciando no iPad, minha intenção é usa-ló para facilitar a minha vida e conseguir ter um software que pudesse me ajudar nos milhões de coisas que tenho para fazer todos os dias. Já trabalho com o Google calendar que sincroniza bem com meu blackberry e inclusive com o calendário do iPad, mesmo com as varias agendas que eu criei. Pois bem, atras de uma ferramenta mais poderosa de produtividade, testei varias coisas, e Me encantei pelo things. Mas aí cai em um problema, nao consigo sincronizar com meu Google calendar e preciso disso. Como fazer? Pensei em sincroniza-ló com o calendário do iPad para que esse então sincronize com o Google, mas nao consegui. Alguma dica interessante pra mim? Obrigada.