Antes de mais nada, você sabe o que é um Pen Drive? Se você é alienado o suficiente para não saber, veja abaixo a definição segundo o Wikipedia:

Pen Drive, é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória. Tem uma fisionomia semelhante à um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB que permite a sua conexão a uma porta USB de um computador.

Quantas vezes você estava fora do seu computador e sentiu a necessidade de usar um programa que está instalado somente lá? Por exemplo, um programa de e-mails ou de vídeos…

Tirando todas as facilidades de transporte que um Pen Drive pode oferecer, tem uma coisa que podemos fazer com ele que quase ninguém sabe que é possível. Você já ouviu falar no Portable Apps?

Trata-se de um “programa gerenciador de programas”. Você instala o Portable Apps na sua unidade de armazenamento (Pen Drive, flash disk, ipod, etc…) e, grossamente falando, ele funciona como um micro sistema operacional onde você pode instalar e desinstalar programas dos mais variados tipos.

A idéia é fazer que você tenha acesso a quaisquer programas e informações (em qualquer lugar) quando você pluga o seu drive na USB.

 

Portable Apps

Possibilidades

  • Leve consigo seu browser com todos os seus favoritos;
  • Leve consigo seu calendário com todos os seus compromissos;
  • Leve consigo seu cliente de e-mail com todos os seus contatos e configurações;
  • Leve consigo seu programa de chat com todos os seus amigos;
  • Leve consigo um conjunto de aplicativos de leitura e edição de documentos e apresentações;
  • Leve consigo seu antivírus e outras utilidades.

Conveniência

  • Tenha em mãos os seus favoritos para recomendar para um amigo;
  • Tenha em mãos a sua apresentação E o software necessário para rodá-la durante uma reunião importante;
  • Tenha em mãos programas úteis para quando você for visitar amigos e família que estão tendo problemas com os seus computadores.

Mas como nem tudo são flores, veja também algumas desvantagens.

Contras

  • Só roda em plataforma Windows;
  • Você fica limitado aos programas disponíveis no site pois são todos adaptados para funcionar neste formato.

Enfim, são inúmeras as possibilidades. Se você conhece algum outro programa semelhante que funcione para outras plataformas (ex: mac e linux), deixe um comentário e compartilhe conosco!

Atualização: Esqueci de dizer que fora o Portable Apps, existe um padrão comercial que se chama U3 e tem o mesmo propósito/finalidade. É usado por grandes marcas tal como Kingston e Sandisk.

About The Author

Empresário (Diretor de Operações da Data Power Team) e consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: “aprender para ensinar”.

Related Posts

3 Responses

  1. Gustavo Montes - Programador Freelancer

    O Portable Apps é uma mão na roda… eu tenho praticamente tudo que preciso num pendrive de 4 GB que uso só pra isso… nele tenho um linux e um windows e mais uma série de programas. Pena que nem todos os programas podem ser instalados assim… ainda que o número só esteja crescendo…

  2. Bernardo Pina

    Pra você ter idéia, esses dias vi para download em algum lugar, o Photoshop CS3 e Fireworks CS3 para Portable Apps. Tinha em torno de 150mb cada…

    O número de aplicativos aumenta cada dia mais e nós só temos a ganhar!